Aya Neo é um PC portátil que roda Cyberpunk 2077

Aya Neo conta com tela de 7 polegadas, 16 GB de RAM e processador AMD Ryzen 4500U

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aya Neo (imagem: Twitter/Aya Neo)
Aya Neo (imagem: Twitter/Aya Neo)

Quando o assunto é videogame portátil, provavelmente, o Nintendo Switch é o primeiro nome que vem à mente de muita gente. Mas, e se você pudesse ter um PC gamer com dimensões parecidas com as do console da Nintendo? Essa é a proposta do Aya Neo, PC portátil capaz de rodar games como Cyberpunk 2077.

Dispositivos com proposta similar já foram apresentados em eventos como a CES, mas não passaram da fase de conceito. O Aya Neo tem uma chance de vingar: o projeto vai entrar em campanha de crowdfunding no Indiegogo no começo de fevereiro. Por lá, o diminuto portátil custará a partir de U$ 699.

Por esse valor, o Aya Neo contará com processador hexa-core AMD Ryzen 4500U com gráficos integrados Vega 6, 16 GB de memória LPDDR4x de 4.266 MHz e SSD de 512 GB (NVMe). O sistema operacional é o Windows 10.

A tela do portátil, do tipo IPS LCD e sensível a toques, terá 7 polegadas de tamanho, resolução de 1280×800 pixels e brilho de 500 nits. Já a bateria, com 47 Wh, promete autonomia de até seis horas com uma carga completa.

Os idealizadores do projeto prometem ainda Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0, alto-falantes estéreos e três portas USB-C, além, é claro, de joysticks acoplados às laterais do equipamento.

Aya Neo (imagem: Indiegogo/Aya Neo)

Aya Neo (imagem: Indiegogo/Aya Neo)

Esse não é um conjunto de PC topo de linha, mas os desenvolvedores garantem que o Aya Neo será capaz de rodar jogos AAA com alguma desenvoltura, ainda que, provavelmente, sem gráficos no nível máximo em muitos deles.

Para provar, um vídeo de 11 minutos fui publicado nesta semana mostrando o PC gamer portátil em ação com vários títulos. A unidade testada registrou média de 30 a 35 fps em Cyberpunk 2077, só para dar um exemplo.

A campanha de financiamento do Aya Neo terá início em fevereiro, como já dito, e durará um mês. A expectativa é a de que as primeiras unidades sejam enviadas aos apoiadores em abril.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Aya Neo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados