Intel Alder Lake-S aparece com 16 núcleos e clock de até 4 GHz

Registros de um processador Intel Alder Lake-S com 16 núcleos e 32 threads foram encontrados no SiSoftware Sandra

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Processador Rocket Lake-S (imagem: divulgação/Intel)

Processador Rocket Lake-S (imagem: divulgação/Intel)

Com o avanço da AMD no mercado e a perda da Apple como cliente, a Intel aposta nos processadores Alder Lake para reagir. Os detalhes sobre esses chips ainda são vagos, mas, aos poucos, informações vão surgindo, ainda que extraoficialmente. A mais recente é um registro no SiSoftware Sandra que indica a existência de um Alder Lake-S com 16 núcleos e 32 threads.

Os chips Alder Lake farão parte da próxima geração de chips Core e chamam atenção pela promessa de uma abordagem híbrida que lembra a tecnologia big.LITTLE presente em processadores com arquitetura ARM.

Basicamente, os modelos Alder Lake combinarão núcleos de alto desempenho com núcleos mais econômicos, por assim dizer, mas que podem lidar com tarefas simples com desenvoltura. Essa abordagem deve ajudar, sobretudo, a diminuir o consumo de energia pelo computador.

A Intel ainda não liberou informações detalhadas sobre a nova geração, mas, nesta semana, um usuário no Twitter identificado como @momomo_us descobriu na base de dados do SiSoftware Sandra (ferramenta para diagnóstico e benchmark) registros sobre um processador Alder Lake-S (voltado a desktops).

Os registros apontam que o chip tem 16 núcleos, 32 threads, frequência base de 1,8 GHz e máxima de 4 GHz, cache L2 de 12,5 MB e cache L3 de 30 MB. O clock está 400 MHz acima do que foi registrado em um vazamento que ocorreu em outubro de 2020 — com exceção do clock, os chips de ambas as situações parecem ter a mesma configuração.

Não ficou claro se os dois vazamentos dizem respeito ao mesmo processador ou a modelos diferentes da mesma família, mas é comum que, na fase de desenvolvimento, um único chip seja avaliado com variados níveis de frequência, o que também explicaria um clock base relativamente baixo (1,8 GHz, relembrando) em um processador tão avançado.

Registros do Alder Lake-S no SiSoftware Sandra (imagem: site/SiSoftware)

Registros do Alder Lake-S no SiSoftware Sandra (imagem: site/SiSoftware)

O Tom’s Hardware observa que, apesar de o chip do vazamento atual ter mais clock, a unidade do primeiro vazamento registrou desempenho 21% maior no teste de multimídia do SiSoftware Sandra. Mas é preciso levarmos em conta que, provavelmente, a ferramenta ainda não está otimizada para avaliar a família Alder Lake.

Toda ferramenta de benchmark precisará de ajustes, principalmente por conta da tal abordagem híbrida. O Alder Lake-S em questão tem oito núcleos Golden Cove (potentes) e oito núcleos Gracemont (econômicos). A forma como eles são acionados pode influenciar nos resultados dos testes.

Vale destacar também que os registros mais recentes apontam que os processadores Alder Lake-S serão compatíveis com memórias DDR5. Provavelmente, os novos chips também serão baseados em um novo soquete (LGA 1700) e terão suporte ao PCI Express 5.0.

As primeiras unidades Alder Lake deverão ser apresentadas pela Intel no segundo semestre de 2021.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados