Início » Aplicativos e Software » Windows 10X roda no Lumia 950 XL e em Mac com Apple M1

Windows 10X roda no Lumia 950 XL e em Mac com Apple M1

Windows 10X aparece em fotos e vídeo instalado em Lumia 950 XL, Mac com Apple M1 e dispositivos da linha Surface

Bruno Gall De Blasi Por

Após o vazamento com novos detalhes sobre a interface do Windows 10X, a nova versão do sistema operacional da Microsoft apareceu em execução em um Lumia 950 XL, em um Mac com Apple M1 e mais dois dispositivos da família Surface. Os relatos partem de publicações feitas em redes sociais nos últimos dias.

Windows 10X em execução em um Lumia 950 XL (Imagem: Reprodução/@gus33000/Twitter)

Windows 10X em execução em um Lumia 950 XL (Imagem: Reprodução/@gus33000/Twitter)

A começar pelo Lumia 950 XL, a demonstração surgiu a partir de uma foto submetida ao perfil do Twitter @gus33000 no último dia 16. Na imagem, é possível notar o celular da Microsoft anunciado em outubro de 2015 com o sistema operacional em execução em vez do Windows Phone.

Windows 10X roda em Mac com Apple M1

No dia seguinte, o Windows 10X deu as caras em um Mac com o processador Apple M1, chip que possui a arquitetura ARM. Também pelo Twitter, @imbushuo apresentou uma captura de tela com o sistema operacional virtualizado com auxílio do QEMU no computador da fabricante do iPhone.

Windows 10X em um Mac com Apple M1 (Imagem: Reprodução/imbushuo/Twitter)

Windows 10X em um Mac com Apple M1 (Imagem: Reprodução/imbushuo/Twitter)

O sistema ainda apareceu em dispositivos da linha Surface. É o caso do Surface Go, conforme demonstrado por @danielko, que rodou o software em um Surface Go; as câmeras e o Wi-Fi, porém, não funcionam. Além disso, o Windows 10X surgiu em funcionamento no Surface Pro em um em um vídeo publicado no YouTube:

As aparições em diversos dispositivos ocorrem pouco após o vazamento de detalhes sobre o sistema operacional na semana passada, que demonstrou uma interface semelhante ao Chrome OS. A nova versão do Windows ainda pode trazer standby inteligente.

Com informações: Windows Latest e XDA-Developers

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Who? (@brunossn)

Pronto, já temos o sétimo ou oitavo sistema que a Microsoft lança pensando em portáteis.

Windows CE
Windows Mobile
Windows Mobile 8
Windows Phone 7
Windows Phone 8
Windows Phone 10
Windows 8 (versão tablet)
E agora o 10 x

Pika das Galaxias (@PikaDasGalaxias)

faltou o 8.1

Roger (@Head)

O Surface Go roda em um processador X86 e no Windows 10S, não X, mas pelo que eu vi, sim. O proposito é usar esse sistema em computadores portáteis baratos, então ambas arquiteturas serão suportadas com qualquer chip que a fabricante prefira.

O sistema irá rodar apps que já rodam nas duas como UWP e Web apps (WebView como competidor aos Chromebooks), e Win32 no início desde que sejam portados para ARM64 e estejam na loja (Office, Edge já são) e a antiga WPF está sendo portada pra ARM.

Eles tentaram rodar apps Win32 tradicionais em containers mas com falhas. No lançamento somente os desenvolvedores poderão testar para converter seus apps existentes, possa ser que seja implementado no futuro quando pronto.

Como eles estão separando o código da modernização do sistema (Project Reunion 1.0 em Outubro, anunciado na WinUI Community Call de hoje) e fazendo rodar em várias maquinas, acho que o 10X vai dar certo se eles melhorarem a distribuição de apps. Seria bom deixar instalar apps verificados fora da loja e é preciso melhorar a loja tenebrosa de aplicativos de hoje.

Mas pelo preço e rodando Office, quem vai comprar um Chromebook ao invés disso? principalmente escolas e empresas.