Início » Brasil » Correios usam QR Code em cartas para agilizar triagem e postagem

Correios usam QR Code em cartas para agilizar triagem e postagem

Estampa 2D, como solução foi chamada pelos Correios, já foi liberada para clientes com contrato e chegará a todos em março

Victor Hugo SilvaPor

Os Correios anunciaram nesta quarta-feira (20) que os envelopes das cartas passarão a contar com QR Code para agilizar o fluxo postal. O código permitirá verificar o status da postagem e o faturamento de cada carta. A solução já foi liberada para clientes com contrato e ficará disponível a todos em março.

Correios adotam QR Code em cartas (Imagem: Divulgação/Correios)

Correios adotam QR Code em cartas (Imagem: Divulgação/Correios)

Batizado de Estampa 2D, o QR Code dos Correios também contará com informações sobre número de contrato e lote de produção. A empresa explica que o código ajudará a identificar cartas em situação irregular, isto é, que contam com selos adulterados ou inconsistências nos dados, por exemplo.

Segundo a estatal, ao mesmo tempo em que agilizará a entrega de correspondências como boletos e faturas, o QR Code vai garantir mais controle e rastreabilidade no fluxo postal de cartas simples. Com ele, será possível verificar os dados em qualquer etapa da entrega.

O QR Code também deverá reduzir o tempo de triagem das cartas após a postagem nas agências. Com a solução, os envelopes com as características recomendadas de peso e tamanho poderão ser separados de forma automatizada. Para os outros envelopes, a empresa terá um novo aplicativo para agilizar a conferência manual.

Correios adotam QR Code em cartas (Imagem: Divulgação/Correios)

Correios adotam QR Code em cartas (Imagem: Divulgação/Correios)

Correios promete atendimento rápido

Ainda de acordo com os Correios, a mudança nos envelopes vai agilizar o atendimento nas agências. Isso porque os clientes com contrato poderão imprimir o QR Code de cada carta com antecedência por meio da plataforma disponível neste link. O serviço permite criar o lote de pré-postagem e imprimir o rótulo que será fixado à carta.

Depois disso, basta apresentar o número da pré-postagem com a identificação do contrato com os Correios em uma agência para finalizar o atendimento. No segundo trimestre, além das cartas simples, a empresa pretende adotar o QR Code em serviços Impresso, voltado para livros e revistas, e Mala Direta.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando