Início » Aplicativos e Software » Posso receber código do Telegram por e-mail?

Posso receber código do Telegram por e-mail?

Código enviado para o e-mail serve para recuperar a conta do Telegram, mas não é o principal canal de verificação em duas etapas

Lucas Lima Por

Seria ótimo se, por padrão, tivesse como receber o código de verificação do Telegram por e-mail, assim como outras plataformas já fazem, mas essa opção, no mensageiro, só serve para recuperação da conta. Então, não, não tem como receber o autenticador pelo endereço eletrônico. Porém, o e-mail entra na jogada ao configurar uma senha de verificação em duas etapas, aumentando a segurança.

Telegram no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Telegram no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Entendendo a verificação do Telegram

De acordo com o Telegram, o “login com um código de SMS é o padrão da indústria de mensageiros”. Então, é assim que alguém faz login no aplicativo ao acessá-lo em outros dispositivos.

Funciona assim: sempre que o primeiro acesso à conta do Telegram por um novo dispositivo é feito, o aplicativo envia um código por SMS (ou pelo app do Telegram) para o telefone cadastrado. Em seguida, o usuário deve digitar esse código no dispositivo que está acessando a conta. Daí, o acesso é liberado.

Por que a verificação por SMS não é segura?

Dedicamos um artigo só para falar sobre a insegurança da autenticação em duas etapas via SMS. Mas, além de poder ser interceptado, outra prática comum em tempos de WhatsApp é o chamado SIM Swap, quando uma pessoa transfere a linha de um chip para outro se passando pelo proprietário do número na operadora. Depois da migração, o mal-intencionado tem acesso a tudo que aquela linha receber (mensagens ou ligações).

Como receber código do Telegram por e-mail

Como alternativa a essa brecha de segurança, o que o Telegram faz é permitir que o usuário configure uma combinação (pode ser só números ou não) para adicionar mais uma camada de segurança na autenticação. Ao digitar o telefone, receber e inserir o código recebido via SMS, ainda haverá mais uma senha (fixa) para permitir o acesso à conta.

Para configurar a verificação em duas etapas:

  1. Toque em “Configurações”;
  2. Selecione “Privacidade e Segurança”;
  3. Acesse “Verificação em Duas Etapas”;
  4. Toque em “Definir Senha Adicional”.
Verificação em duas etapas no Telegram com recuperação via e-mail (Imagem: Reprodução/Telegram)

Verificação em duas etapas no Telegram (Imagem: Reprodução/Telegram)

É aí que o e-mail entra: ao definir a senha o Telegram pergunta se deseja adicionar um e-mail para recuperação. Não recomendo pular esta etapa!

O e-mail definido na configuração da verificação em duas etapas do Telegram será usado para recuperação do código de acesso à conta. Caso o usuário esqueça a combinação anterior, pode pedir para enviar um novo código por e-mail e entrar no aplicativo.

Dessa forma, a combinação anterior é cancelada pelo Telegram, valendo apenas o código do e-mail de uso único. E, mais uma vez, será preciso definir a verificação em duas etapas de novo nas configurações de segurança do mensageiro.

E-mail também precisa estar seguro

Não preciso dizer que o e-mail também deve estar bem protegido. Além de uma senha forte, é importante definir a verificação em duas etapas na conta. Caso contrário, nada valerá o trabalho de proteger bem o Telegram se o e-mail entrega as cartas…

Com informações: Telegram.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando