Início » Finanças » Japão libera uso da Enjin, 1ª criptomoeda para jogos no país

Japão libera uso da Enjin, 1ª criptomoeda para jogos no país

Enjin Coin se torna primeira criptomoeda para jogos regulamentada no Japão; plataforma permite criar e capitalizar jogos

Bruno Ignacio Por

A Enjin Coin (ENJ) se tornou a primeira criptomoeda para jogos a ser regulamentada no Japão. Um comunicado à imprensa enviado ao Coindesk nesta última terça-feira (19) informa que o token recebeu oficialmente a aprovação da Associação de Câmbio Virtual do Japão (JVCEA). A moeda digital deverá entrar na lista da bolsa Coincheck do Japão no dia 26 de janeiro, permitindo a compra de ENJ com ienes.

Enjin Japan (imagem: Divulgação/Enjin)

Enjin Japan (imagem: Divulgação/Enjin)

“Com Super Mario, Pokémon e Final Fantasy, o Japão é o lar de jogos pioneiros que ocupam um lugar duradouro na cultura pop”, disse o CEO da Enjin, Maxim Blagov. “Acreditamos que alguns dos melhores games em blockchain do mundo virão da indústria de jogos japonesa.”

“Após 1,5 anos de devida diligência, temos o prazer de anunciar que Enjin Coin foi aprovada pelo JVCEA e será listada na Coincheck Japan, tornando-o o primeiro token de jogos autorizado para uso no Japão”, escreveu a conta oficial da plataforma no Twitter.

Plataforma de criação de jogos e ativos em blockchain

Tratando-se de um conceito ainda muito novo, a Enjin Coin faz parte de um ecossistema virtual que mescla ferramentas de criação de games, modelagem e programação com um mercado virtual hospedado na rede blockchain da Ethereum.

Através de softwares de desenvolvimento integrados, como Unity, Java e Godot, usuários da plataforma podem criar aplicativos, websites, games e itens virtuais individuais. Todas essas criações então são comercializadas através de um sistema de mercado virtual muito parecido com lojas in-game tradicionais.

O que une todas essas funcionalidades é o Enjin Coin, o token não consumível que permite realizar transações na plataforma. Um usuário pode criar itens individuais virtuais, colocá-los no marketplace e vendê-los por ENJ para outros usuários. Uma vez comprados, esses diferentes ativos podem ser aplicados e utilizados por outros usuários em suas próprias criações.

Enjin Marketplace (imagem: Reprodução/Enjin)

Enjin Marketplace (imagem: Reprodução/Enjin)

Moeda digital voltada à reserva de valor

A ENJ não foi criada para se tornar um ativo especulativo. Trata-se de uma maneira de jogadores e desenvolvedores capitalizarem o trabalho de sua criatividade. Assim, o token é voltado à reserva de valor e é armazenado na carteira virtual gratuita da Enjin. De maneira geral, a criptomoeda já é vendida por grandes exchanges internacionais, como a Binance, Gemini e Coinbase. Devido às regulamentações mais rígidas no Japão, a criptomoeda é a primeira a chegar legalmente ao país.

Com informações: Coinbase

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando