Android 12 poderá compartilhar senha do Wi-FI via Nearby Share

Método de transferência de arquivos do Android, Nearby Share poderá servir para liberar acesso de terceiros a rede Wi-Fi

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nearby Share no Android (Foto: Divulgação / Google)

Nearby Share no Android (Foto: Divulgação / Google)

O Nearby Share, equivalente ao AirDrop no Android, deverá permitir mais do que transferir arquivos. No Android 12, a ferramenta também poderá contar com um recurso que oferece uma maneira de compartilhar a senha do Wi-Fi rapidamente, dispensando a necessidade de anotá-la no papel ou de escanear um QR Code.

Os planos para a melhoria no Nearby Share foram encontrados pelo XDA Developers, no Android Open Source Project. Em postagem nesta quarta-feira (20), um engenheiro do Google indicou planos de mudar a tela do Android voltada para compartilhar Wi-Fi com outros dispositivos.

A tela teria um botão que, quando selecionado, inicia a comunicação com outros celulares próximos e envia a senha para se conectar à rede automaticamente. Com isso, as visitas que chegam em sua casa, por exemplo, poderiam se conectar à internet sem precisar escrever a senha do Wi-Fi.

O Android, que já tem a opção de compartilhar a senha via QR Code, seguiria oferecendo essa alternativa. Para isso, seria preciso apertar e segurar o botão de compartilhar Wi-Fi e, então, abrir a tela com o código.

Os indícios de um novo recurso do Android 12 aparecem no fórum de desenvolvedores da plataforma e, por enquanto, não há confirmação de que ela será liberada aos usuários. Se a nova versão do sistema do Google acompanhar o que foi visto na geração atual, é possível esperar o primeiro preview para fevereiro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados