Samsung anuncia primeira tela OLED de 90 Hz para notebooks

Samsung prevê o início da produção em massa de primeira tela OLED de 90 Hz para notebooks no primeiro trimestre deste ano

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Book X45
Samsung Book X45 (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A Samsung Display anunciou nesta quarta-feira (20) o início da produção em massa da primeira tela OLED de 90 Hz para notebooks. Segundo a fabricante sul-coreana, os painéis de 14 polegadas para computadores portáteis começarão a ser preparados para as fabricantes ainda no primeiro trimestre de 2021.

O anúncio dá a largada na fabricação do componente que tende a agradar o público gamer, por exemplo. Segundo a empresa, a nova tela para notebooks terá 14 polegadas, tecnologia OLED e taxa de atualização de 90 Hz, que promete tempo de resposta mais ágil que painéis LCD de 120 Hz.

“Em uma aparente contradição, as telas OLED são capazes de fazer a transição de uma tela para a outra muito mais rápida do que as telas LCD com a mesma taxa”, explicam. “A taxa de atualização da tela OLED de 90 Hz é, na verdade, 10 vezes o tempo de resposta da tela mais rápida do mercado atualmente. Na verdade, a tela OLED de 90 Hz oferece alta velocidade no mesmo nível das telas LCD de 120 Hz”.

As demais especificações sobre o monitor, no entanto, não foram reveladas.

De acordo com o CEO da Samsung Display, Joo Sun Choi, a produção terá início no começo de março em “quantidades muito grandes”. A expectativa da fabricante é que “várias empresas globais de TI” apresentem laptops com a nova tela OLED em 2021.

Samsung revela tela com webcam oculta

Ainda em janeiro, a Samsung Display apresentou uma tela OLED que esconde a webcam. O componente teve sua primeira aparição em um teaser revelado no último dia 14 na rede social chinesa Weibo.

As bordas finas ao redor da tela é outro destaque do anúncio. Segundo a companhia, o display ocupa 93% do corpo do computador. A peça ainda é mais fina e mais leve. As especificações do componente e os detalhes sobre a qualidade da câmera, no entanto, ainda são um mistério.

A Samsung ainda pode levar tecnologia similar aos celulares no futuro. Dois anos após mencionar a possibilidade de esconder a câmera frontal atrás da tela de celulares, a marca sul-coreana patenteou um conceito de painel que oculta o sensor de selfies. Um dos possíveis candidatos para trazer a novidade é o Galaxy Z Fold 3.

Com informações: Samsung Display e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados