Android 12 deve melhorar multitarefa com recurso App Pairs

Android 12 deve introduzir App Pairs para melhorar multitarefa na hora de dividir a tela com dois apps abertos ao mesmo tempo

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tela dividida no Galaxy S10+ com Android 11 (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Tela dividida no Samsung Galaxy S10+ (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google deve incrementar a multitarefa do sistema no Android 12. Segundo o 9to5Google nesta quarta-feira (20), a companhia está preparando um recurso chamado “App Pairs”, que permite emparelhar dois aplicativos para que dividam a tela do celular automaticamente ao serem abertos.

A novidade tende dar uma força à opção de utilizar dois softwares ao mesmo tempo no Android. Segundo o site, a função permitirá o agrupamento de dois aplicativos para que dividam o display. Dessa forma, acredita-se que, ao alternar entre os apps recentes, o usuário consiga retornar diretamente para a dupla, como no conceito a seguir:

Conceito de como deve funcionar o App Pairs do Android 12 (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Conceito de como deve funcionar o App Pairs do Android 12 (Imagem: Reprodução/9to5Google)

O App Pairs se aproxima de outras soluções adotadas por fabricantes de celulares com o sistema operacional móvel do Google. É o caso do App Pair, ferramenta desenvolvida pela Samsung para seus dispositivos. O Microsoft Surface Duo também traz uma função para abrir dois apps agrupados em telas diferentes.

Android 12 poderá compartilhar senha Wi-Fi

As prévias do Android 12 ainda não chegaram. Mas algumas novidades do sucessor da próxima versão do sistema operacional deram as caras recentemente, como a funçnao para compartilhar senha Wi-Fi via Nearby Share, o equivalente ao AirDrop no Android.

O Google ainda deve estrear um recurso de hibernação de apps. Conforme apontam as pistas encontradas no código do sistema, a função permitirá que o usuário poupe o armazenamento do celular ao otimizar um aplicativo caso não esteja em uso.

Espera-se que o primeiro preview do Android 12 chegue em breve ao considerar o calendário da versão anterior, que teve sua prévia lançada em fevereiro de 2020.

Com informações: 9to5Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados