Início » Finanças » Como saber quem consultou meu CPF?

Como saber quem consultou meu CPF?

Empresas consultam seu CPF para avaliar o risco de crédito e evitar fraudes, mas é possível saber quantas e quais fizeram isso

Wagner PedroPor

Através do Serasa, você consegue saber quantas e quais empresas consultaram seu CPF. Com isso, é possível ter em mãos um relatório completo contendo o nome (e outras informações) das instituições financeiras que avaliaram seus dados nos últimos 30 dias. Abaixo, vou te mostrar como saber quem consultou seu CPF.

CPF (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

CPF (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Por que uma empresa consultou seu CPF?

Antes de mais nada, é preciso entender o motivo das empresas consultarem o CPF de alguém. Em resumo, as consultas servem para avaliar o risco de crédito e evitar fraudes, já que elas podem detectar casos de clonagem ou estelionato pelo uso de documentos furtados, por exemplo. Mas não se preocupe, todas as consultas são confidenciais e ficam armazenadas no banco de dados do próprio Serasa.

Além disso, também é importante esclarecer que o registro não funciona como um limitador de crédito. Ou seja, a Serasa não tem nenhum poder para decidir se a empresa deve ou não conceder o crédito, já que isso depende da política interna de cada instituição. Na verdade, ela apenas fornece as informações solicitadas.

Como saber quem consultou seu CPF

Para que a Serasa emita o relatório, você precisa ter em mãos toda a documentação necessária:

  • Cópia autenticada do RG, CPF ou CNH;
  • Um “Requerimento”, que nada mais é do que um texto, assinado pelo requisitante, solicitando o relatório das consultas ao seu próprio CPF nos últimos 30 dias.

Feito isso, há duas formas de solicitar o documento:

  • Mandar uma carta para o Serasa Experian: Avenida Doutor Heitor José Reali, nº 360, Distrito Industrial Miguel Abdelnur, São Carlos (SP), CEP: 13571-385;
  • Ir a uma agência Serasa Consumidor: acesse serasa.com.br/atendimento-presencial e escolha a agência mais próxima de sua casa.

Após a solicitação, o relatório é emitido em até 10 dias úteis. Depois disso, uma carta será enviada para seu endereço, de forma gratuita, contendo o nome das empresas que consultaram seu CPF, além de outras informações importantes.

Vale lembrar que o Serasa também tem um serviço “Premium”. Assinando qualquer plano, você consegue monitorar dívidas em seu CPF, consultas feitas em seu nome, seus CNPJs e vazamento de dados online, por exemplo. Caso tenha interesse, acesse serasa.com.br/premium/.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação