Twitch bane Trump definitivamente e promete mais mudanças

Canal na Twitch de Donald Trump já havia sido suspenso no início do mês, mas agora o banimento é definitivo

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Canal de Donald Trump não volta mais à Twitch (Imagem: Reprodução/Twitch)

Canal de Donald Trump não volta mais à Twitch (Imagem: Reprodução/Twitch)

A Twitch comunicou ao IGN norte-americano que baniu Donald Trump de sua plataforma definitivamente. O ex-presidente dos EUA já havia sido suspenso em 8 de janeiro, após a invasão ao Congresso em Washington, por parte de seus apoiadores. A plataforma promete mais mudanças na política de uso.

Na ocasião, Donald Trump, ainda enquanto presidente dos EUA, utilizou o Twitter para convocar seus apoiadores a uma manifestação anti-democrática no Congresso. O ato ocorreu e foi violento, resultando em mortes, invasão e depredação do local e foi considerado como um forte ataque à democracia norte-americana por imprensa e sociedade civil.

Isso levou diversas plataformas digitais, onde Trump tinha presença, a banir ou suspender temporariamente a conta do agora ex-presidente. A Twitch foi uma delas, agora complementando com o banimento definitivo.

“As declarações do presidente ainda são interpretadas como uma convocação e tomamos esta medida para remover o potencial de prejudicar nossa comunidade e o público em geral”, diz a nota da Twitch.

Para além da remoção de Trump da plataforma, a Twitch quer promover um ambiente melhor, em geral, com mudanças drásticas.

Twitch no futuro

“A Twitch tem regras claras que proíbem conduta de ódio, assédio ou incitação à violência em nosso serviço. Por isso consideramos eventos externos na hora de tomar decisões”, continua a nota da plataforma.

Assim, para refletir melhor as mudanças, a Twitch informou ainda que vai modificar os termos de uso, levando em conta as considerações do que ocorreu e tem ocorrido no mundo, seja diretamente relacionado com a plataforma ou não.

Algumas destas mudanças na Twitch já foram colocadas em prática. A plataforma baniu o uso de bandeiras confederadas, preconceito de gênero e envio de nudes, entre outros, a partir de 22 de janeiro. Vídeos antigos não serão afetados, porém.

Recentemente a Twitch também removeu o emote PogChamp, após seu autor ter defendido os atos anti-democráticos em Washington.

Com informações: Eurogamer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados