Início » Finanças » Futura secretária do Tesouro dos EUA muda tom sobre criptomoedas

Futura secretária do Tesouro dos EUA muda tom sobre criptomoedas

Após críticas ao financiamento do terrorismo por criptomoedas, Janet Yellen fala sobre benefícios da tecnologia

Bruno Ignacio Por

A próxima Secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, mudou sua tonalidade a respeito das criptomoedas em nova audiência do comitê de finanças do Senado dos Estados Unidos. “O Bitcoin e outras moedas digitais… oferecem benefícios potenciais para os EUA e nossos aliados”, afirmou.

Janet Yellen (imagem: Federal Reserve/Flickr)

Janet Yellen (imagem: Federal Reserve/Flickr)

Yellen, atual escolha de Joe Biden para a chefia do Departamento do Tesouro, afirmou nesta quinta-feira (21) que as criptomoedas podem melhorar a eficiência do sistema financeiro dos Estados Unidos. A ex-presidente do Federal Reserve (Fed) esclareceu que busca combater atividades ilícitas e incentivar o uso das moedas digitais dentro das regulamentações atuais e futuras.

Conforme o relatório de sua audiência no Senado, ela afirmou: “O Bitcoin e outras criptomoedas estão fornecendo transações financeiras em todo o mundo. Como muitos desenvolvimentos tecnológicos, isso oferece benefícios potenciais para os EUA e nossos aliados. Acho importante considerarmos os benefícios das criptomoedas e de outros ativos digitais, e o potencial que eles têm para melhorar a eficiência do sistema financeiro”.

Financiamento do terrorismo por criptomoedas preocupa

Contudo, Yellen não se mostrou somente otimista sobre as moedas digitais. Na mesma sessão do Senado, a Secretária do Tesouro nomeada também ponderou: “No entanto, ao mesmo tempo sabemos que (as criptomoedas) também podem ser usadas ​​para financiar o terrorismo, facilitar a lavagem de dinheiro e apoiar atividades malignas que ameaçam os interesses da segurança nacional dos EUA e a integridade dos sistemas financeiros”.

Na audiência anterior sobre sua posse, realizada na terça-feira (19), Yellen gerou incertezas no mercado de criptoativos. “Precisamos nos certificar de que nossos métodos para lidar com essas questões, com tecnologias de financiamento do terrorismo, acompanhem suas mudanças. As criptomoedas são uma preocupação em particular”, afirmou.

Mercado se tranquiliza com fala moderada

Como futura chefe do Departamente do Tesouro dos EUA, Yellen será responsável por reavaliar propostas de regulamentação do governo anterior, como a polêmica regra sugerida pela FinCEN (Financial Crimes Enforcement Network) que obrigaria corretoras e carteiras digitais a coletarem informações pessoais de usuários.

Após Joe Biden congelar os trâmites regulatórios no dia de sua posse, muitas incertezas foram lançadas em cima do posicionamento da Secretária nomeada. Ela terá um papel crucial no estabelecimento de futuras normas sobre moedas digitais nos EUA. Agora, seu mais recente discurso se mostrou moderado e amenizou os temores de investidores.

“Acho que precisamos olhar de perto como encorajar seu uso (de criptomoedas) para atividades legítimas enquanto se restringe seu uso para atividades malignas e ilegais.
Pretendo trabalhar em estreita colaboração com o Federal Reserve Board e outros bancos federais e reguladores de valores mobiliários sobre como implementar uma regulamentação eficaz para essas e outras inovações fintech,” conclui.

Com informações: Finance Magnates

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando