Nas últimas semanas, a procura por mensageiros como Telegram e Signal aumentou em função das mudanças na política de privacidade do WhatsApp. Essa situação fez Will Cathcart, presidente global da plataforma, “sair da toca” para dar algumas explicações e cutucar a concorrência. Ele afirma, por exemplo, que o Telegram tem um “problema real de privacidade e segurança”.
- WhatsApp, Signal ou Telegram; preciso mudar de mensageiro?
- Como funciona o Telegram [segurança e privacidade]
A declaração foi dada em entrevista recente à Folha de S.Paulo. Cathcart afirma que o Telegram não possui criptografia ponta a ponta e que o serviço mantém uma cópia das mensagens em servidores. São esses dois aspectos que são vistos pelo executivo como pontos negativos da plataforma.
Já faz algum tempo que o Telegram é criticado por isso. Não por acaso, Pavel Durov, um dos criadores do serviço, veio a público em 2017 para explicar que essa percepção de que o Telegram é menos seguro do que plataformas concorrentes não é realista.
Na verdade, o Telegram tem criptografia ponta a ponta — recurso em que somente o remetente e o destinatário podem ler as mensagens —, mas ativada por padrão apenas nos chamados chats secretos.
Os chats comuns do Telegram é que não contam com esse tipo de proteção. No lugar desse recurso, o serviço implementa uma criptografia de “servidor para cliente”.
A explicação para essa diferença está no fato de os chats comuns serem armazenados na nuvem do Telegram para permitir que o usuário tenha acesso às mensagens a partir de dispositivos diferentes, por exemplo. Chats secretos não vão para a nuvem e só podem ser acessados pelos dispositivos de origem e destino.
Ao comentar o assunto em 2017, Pavel Durov explicou que essa distinção existe para permitir que o Telegram ofereça funcionalidades adicionais, como possibilidade de o usuário recuperar mensagens de chats comuns a partir da nuvem da plataforma, acesso às mensagens a partir de múltiplos dispositivos e conversas em grupos ou canais com milhares de membros.
Signal foi menos criticado
As afirmações de Will Cathcart contra o Telegram vieram em resposta à pergunta sobre o que ele diria para o usuário que estiver indeciso sobre qual serviço de mensagens instantâneas escolher.
Quando questionado sobre o Signal, o executivo disse apenas que o WhatsApp tem funcionalidades adicionais, como chamadas por vídeo, e é muito confiável.
A última afirmação vem em alusão ao fato de o Signal ter ficado offline neste mês. Mas, quanto a isso, é necessário levar em conta que o WhatsApp também já teve seus momentos de pane.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Sabe qual é um problema real de privacidade? Ser propriedade de Mark Zuckerberg.
Pq dizer que o meu tem problema e arrumar, se eu posso pegar emprestado o problema dos outros e dizer que ele tem problema?
Como o amigo aí de cima disse, o problema do WhatsApp é ele ser do Zuckerberg.
Não é problema, é escolha, se você tiver que usar a criptografia, só ativar a chat secreto, eu amo a acessibilidade que o Telegram oferece em multiplataformas, só de não ter que escanear aquele qrcode maldito, já fez tudo por mim!
Mas o backup do Whatsapp para o Drive ou iCloud também vai para um servidor, ninguém me garante que esses arquivos não são acessados.
Não sei se a encriptação ponta-a-ponta impediria um acesso desses.
O backup do iCloud é criptografado, só não é ponta a ponta.
O que resta é alfinetar a concorrência. Porque o produto que eles tem é inferior, limitado e invasivo demais. Whatsapp aqui só pra conversa fiada. Coisa séria é Telegram e dependendo do assunto Chat Secreto. E Signal tá aqui como reserva da reserva.
O cara precisou apelar fake news pra se garantir é sinal de q a coisa tá feia.
Alegou que o Telegram não tem criptografia. Dada a posição dele no WhatsApp, certeza q ele sabe o Telegram possui criptografia e não oferecer criptografia por padrão é apenas um facilitador, não um problema.
A falta de criptografia acaba nos trazendo um imenso benefício que é a questão dos backups e da vasta nuvem. Telegram não fica refém do armazenamento do seu celular ou de Google Drive/iCloud pra fazer seus backups. — Em minha migração de Android pra iOS perdi conversas e arquivos importantíssimos que não teria perdido se na época eu utilizasse o Telegram como meu principal mensageiro.
O negócio é parar de criticar os outros e começar a melhorar o produto.
E eu que fui usuário de Windows Phone e nunca pude recuperar as primeiras conversas no app pois o backup não era compatível com outros sistemas.
Whatsapp está desesperado kkkkkkkkkk TELEGRAM MUITO MAIS MUITO MELHOR