Galaxy Watch 4 e Apple Watch 7 devem trazer recurso para diabéticos

Samsung Galaxy Watch 4 e Apple Watch 7 devem trazer sensor para medir nível de açúcar no sangue e ajudar quem tem diabetes

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy Watch 3 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Samsung Galaxy Watch 3 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Samsung e a Apple devem apresentar novos relógios com um recurso que pode ajudar quem tem diabetes. Segundo o ETNews neste domingo (24), tanto o suposto Galaxy Watch 4 (ou Galaxy Watch Active 3) quanto o esperado Apple Watch Series 7 tendem a trazer um sensor para medir o nível de açúcar no sangue no futuro.

Conforme aponta o site, o sucessor do Galaxy Watch 3 pode ser capaz de mensurar a glicemia sem precisar coletar o sangue do usuário. Isto seria possível graças a um sensor óptico, o que permitiria medições menos invasivas e menos incômodas, próximas à forma como os relógios atuais verificam a saturação de oxigênio (SpO2).

Recentemente, a Samsung realizou estudos em parceria com o MIT sobre um método conhecido como espectroscopia Raman para aferir o nível de glicose no sangue. A técnica é conhecida por utilizar lasers para verificar a composição química de algo. Mas não se sabe se a tecnologia seria empregada no relógio da marca com a função.

Apple Watch Series 7 deve medir nível de açúcar no sangue

Além da Samsung, outra fabricante também tende a levar a tecnologia para o seu próximo relógio. É o caso da Apple, que pode anunciar o sucessor do Apple Watch 6 com a função neste ano. Porém, a maneira como o recurso seria empregado no smartwatch da marca americana ainda é um mistério.

Ainda de acordo com o site especializado, durante a CES 2021, uma startup japonesa conhecida como Quantum Operations também apresentou um protótipo de um relógio que realiza a função. Na apresentação, o dispositivo conseguiu aferir o nível de açúcar no sangue em 20 segundos.

Espera-se que a Samsung apresente três novos wearables durante um evento previsto para o segundo semestre de 2021. Ainda assim, não se sabe quais dispositivos contarão com a tecnologia para mensurar a glicose e auxiliar os diabéticos.

Com informações: Android Authority, ETNews e SlashGear

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados