A Samsung e a Apple devem apresentar novos relógios com um recurso que pode ajudar quem tem diabetes. Segundo o ETNews neste domingo (24), tanto o suposto Galaxy Watch 4 (ou Galaxy Watch Active 3) quanto o esperado Apple Watch 7 tendem a trazer um sensor para medir o nível de açúcar no sangue no futuro.
- Review Apple Watch Series 6: igual, só que mais bonito
- Review Samsung Galaxy Watch 3: estilo com aposta em saúde
Conforme aponta o site, o sucessor do Galaxy Watch 3 pode ser capaz de mensurar a glicemia sem precisar coletar o sangue do usuário. Isto seria possível graças a um sensor óptico, o que permitiria medições menos invasivas e menos incômodas, próximas à forma como os relógios atuais verificam a saturação de oxigênio (SpO2).
Recentemente, a Samsung realizou estudos em parceria com o MIT sobre um método conhecido como espectroscopia Raman para aferir o nível de glicose no sangue. A técnica é conhecida por utilizar lasers para verificar a composição química de algo. Mas não se sabe se a tecnologia seria empregada no relógio da marca com a função.
Apple Watch 7 deve medir nível de açúcar no sangue
Além da Samsung, outra fabricante também tende a levar a tecnologia para o seu próximo relógio. É o caso da Apple, que pode anunciar o sucessor do Apple Watch 6 com a função neste ano. Porém, a maneira como o recurso seria empregado no smartwatch da marca americana ainda é um mistério.
Ainda de acordo com o site especializado, durante a CES 2021, uma startup japonesa conhecida como Quantum Operations também apresentou um protótipo de um relógio que realiza a função. Na apresentação, o dispositivo conseguiu aferir o nível de açúcar no sangue em 20 segundos.
Espera-se que a Samsung apresente três novos wearables durante um evento previsto para o segundo semestre de 2021. Ainda assim, não se sabe quais dispositivos contarão com a tecnologia para mensurar a glicose e auxiliar os diabéticos.
Com informações: Android Authority, ETNews e SlashGear
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Talvez seja necessário calibrar o smartwatch para poder ser medida. Eu calibrei meu Galaxy Active 2 para poder medir a pressão, o problema é que depois de um mês ele precisa ser calibrado novamente.
Essa calibragem é feita com um medidor de pressão de verdade, depois o smartwatch apenas mede a pressão com base no que foi medido da primeira vez.
Então, foi assim que a Samsung projetou. É uma gambiarra.
Essa pra mim, essa é a pior parte. O que demostra que esse recurso não deveria ter sido liberado.
Tem que se tomar muito cuidado com o marqueting da Samsung, o ACT2 levou vários rmeses pra entregar o que foi prometido no lançamento, paea piorar a compatibilidade da marca se resume a uma piada sem garça pois a marca boicita celulares que seu marqueting diz serem compatíveis não fornecendo o software para pressão arterial ou eletrocardiograma além de negar acesso a qualquer recurso pago na sua loja tizen.
Sim, totalmente uma gambiarra e não tem como saber o quão preciso é.
O eletrocardiograma também não é algo que eu uso com frequência, pois ele não mostra informações úteis pra mim.