Início » Aplicativos e Software » Como acessar a nuvem do Telegram [O que tem lá?]

Como acessar a nuvem do Telegram [O que tem lá?]

Veja como acessar a nuvem do Telegram, salvar arquivos e também apagar o cache do aplicativo para ter mais espaço no celular

André Leonardo Por

Depois do anúncio das mudanças na política de compartilhamento de dados do WhatsApp, o Telegram acabou recebendo um número expressivo de novos usuários, se tornando um dos apps mais baixados nas lojas da Apple e da Google. Claro que com isso surgiram muitas dúvidas sobre o aplicativo. Uma dessas dúvidas é: “Como acessar a nuvem do Telegram?”. Isso que veremos aqui.

Telegram no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Telegram no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O que é a nuvem do Telegram?

O Telegram é um aplicativo que usa conceito de cloud computing ou computação em nuvem, esse tipo de tecnologia permite a utilização de serviços e aplicações de computadores através da internet.

Para que isso funcione, os dados são hospedados em servidores remotos ao redor do mundo que podem ser acessados através da internet, ao invés de ter informações centralizadas fisicamente em um local. Por isso, a internet é essencial para acessar os dados salvos em nuvem.

A nuvem do Telegram funciona de forma automática, pois o aplicativo tem todo seu funcionamento baseado em cloud computing, sendo assim, ao criar sua conta no Telegram e trocar mensagens no aplicativo, de certa forma, você já está utilizando a nuvem.

Pelo padrão, os dados informados pelo aplicativo são salvos em servidores remotos da plataforma. Por essa razão, você pode iniciar uma conversa em um aparelho como o celular e continuar no computador sem qualquer problema do ponto onde parou.

O Telegram é seguro?

Segundo o FAQ do Telegram, as informações enviadas nas conversas são fragmentadas e ficam armazenadas em servidores ao redor do mundo, que respondem a legislações diferentes em cada país, o que dificulta a obtenção de dados.

Para que suas informações fiquem seguras, o Telegram usa um protocolo, chamado MTProto, que utiliza criptografia cliente-servidor para chats privados e chats em grupo.

No caso dos chats secretos, o aplicativo utiliza criptografia cliente-cliente, que acontece de ponta a ponta e apenas os envolvidos em uma conversa têm acesso às informações. Além disso, não é possível encaminhar mensagens a partir de um chat secreto.

Como salvar arquivos na nuvem do Telegram

A nuvem do Telegram também pode ser acessada pelo PC, tanto no Telegram Web, a versão para navegadores do aplicativo, como também na versão para computadores, disponível para Windows, Mac e Linux.

Como salvar arquivos na nuvem do Telegram no celular

  1. Basta abrir o Telegram;
  2. Clique no ícone das três barras no canto esquerdo;
  3. Depois clique no campo “Mensagens salvas”;
  4. Clique no ícone do clipe de papel para selecionar o arquivo que deseja enviar.

Como salvar arquivos na nuvem no Telegram Web e PC

  1. Abra o aplicativo do Telegram ou o navegador na página do Telegram Web com a sua conta logada;
  2. O campo de “ Mensagens salvas” estará disponível na primeira tela;
  3. Clique no ícone “Enviar Arquivo” ou “Enviar Mídia”.

Neste espaço você pode salvar qualquer arquivo que desejar, desde que o tamanho não passe de 1.5GB. É possível encaminhar arquivos recebidos em outras mensagens diretamente para esse espaço e ter esse local como uma espécie de central para arquivos salvos.

Quais tipos de arquivos podem ser salvos

É possível salvar diversos formatos de arquivos na nuvem do Telegram. Desde arquivos de áudio, aquele meme engraçado, fotos, contatos, documentos e arquivos de vídeo. O importante é respeitar o limite de upload da plataforma, que é de 1.5GB por arquivo.

Como apagar o cache da nuvem do Telegram

Embora o Telegram salve seus arquivos na nuvem, alguns arquivos ficam salvos na memória do aparelho para facilitar o carregamento e a visualização. Apagar o cache de arquivos que não são acessados com frequência é útil para que os dados não fiquem ocupando espaço no seu aparelho desnecessariamente.

A frequência com que os arquivos são apagados pode ser configurada entre três dias, uma semana, um mês, ou você pode decidir não apagar.

Mesmo que os arquivos sejam apagados do aparelho é possível baixá-los novamente a partir da nuvem.

Para apagar o cache da nuvem faça o seguinte:

  1. Abra o menu de configurações;
  2. Vá em “Dados e Armazenamento”;
  3. Depois em “Uso do Armazenamento”;
  4. Selecione “Limpar cache do Telegram;
  5. Depois selecione o tipo de arquivo que deseja apagar.
Como acessar a nuvem do Telegram

Como acessar a nuvem do Telegram (Imagem: Reprodução / Telegram)

Com informações: Telegram

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando