Início » Jogos » Como jogar Dead by Daylight [Guia para iniciantes]

Como jogar Dead by Daylight [Guia para iniciantes]

Dá uma olhada em algumas dicas de como jogar Dead by Daylight, se você é novo no game

Vivi Werneck Por

Dead by Daylight é um multiplayer para até cinco jogadores. Quatro assumem os papéis de sobreviventes e precisam fugir de um assassino, que também é controlado por um jogador. Mais do que um jogo de “gato e rato” há algumas estratégias, em ambos os lados, para trabalhar melhor em equipe (no time dos sobreviventes) ou ser o terror encarnado (para o assassino). Veja dicas de como jogar Dead by Daylight.

dead-by-daylight

Como jogar Dead by Daylight (Imagem: Divulgação/Behaviour Interactive)

O game tem versões para PC (Windows), Google Stadia, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e mobile (Android e iOS). O jogo é multiplataforma entre os consoles e PC.

Como jogar Dead by Daylight: sobreviventes

1. Trabalho em equipe é fundamental

Inicialmente, é fácil se sentir perdido no que fazer para sobreviver e, definitivamente, você não deve só ficar correndo do assassino. Somente fugir e se esconder apenas atrasará o inevitável, nesse caso: ser pego e pendurado no gancho.

Daí é que vem a importância de trabalhar em equipe com os outros sobreviventes. Além de evitar o assassino, seu objetivo é consertar os geradores espalhados pelo mapa. Com a equipe cheia, numa partida padrão, os sobreviventes precisam reparar cinco geradores. Somente assim os dois portões do mapa podem ser abertos para fugirem.

É claro que o assassino sabe disso e ele pode tentar sabotar esses geradores também, ou te pegar no ato, caso se distraia consertando um desses equipamentos. Uma dica inicial de estratégia é definir alguns papéis durante a partida. Isso se você estiver jogando com pessoas com as quais possa conversar durante a gameplay.

Evitem ficar todos juntos num lugar só. Vasculhem o mapa e busquem por lâmpadas piscantes olhando para o alto: elas indicam a localização de um gerador que precisa de reparos. Enquanto três sobreviventes estão trabalhando nos consertos, o quarto jogador pode servir de “distração” e atrair para si a atenção do assassino, levando-o para longe de onde estão trabalhando nos geradores.

Atenção: muito cuidado para não errar os checks de perícia (quick time events), ao consertar um gerador, e explodi-lo. Isso alerta o assassino da sua localização.

2. Escute seu coração

Bem poético, mas é isso mesmo. A maioria dos assassinos possuem um “raio de terror” e quando um deles se aproximar de você é possível ouvir seu coração bater. Quanto mais forte e constante a batida, mais próximo ele estará.

Há assassinos que não possuem raio de terror e podem, simplesmente, brotar do nada! Há algumas perks que te ajudam a identificar de forma mais clara quando um assassino está próximo. Se não se sente tão seguro apenas para confiar em seu coração, pode ser uma boa investir nessas vantagens.

3. Tire seus amigos do gancho

Acredite, você não quer que o assassino concentre toda a atenção dele em sua pessoa. Quanto mais sobreviventes vivos e ativos (ou seja, fora do gancho) existirem, mais trabalho seu adversário terá e mais oportunidades de consertar geradores os sobreviventes terão.

Dito isso, tente (dentro do possível) ajudar amigos que foram colocados no gancho para morrer a saírem de lá. Novamente, o assassino sabe que alguém irá resgatar essa pessoa e pode colocar armadilhas em torno da vítima presa ou mesmo ficar à espreita, esperando alguém se aproximar.

Salve seu amigo, quando tiver a chance, e cure-o também. Ficar sangrando pelo mapa (após ser “enganchado” ou sofrer um ataque) também chama a atenção do assassino por deixar rastros de sangue pelo chão.

Dead-By-Daylight

Como jogar Dead by Daylight (Imagem: Divulgação/Behaviour Interactive)

4. Use pontos de sangue para comprar habilidades

Cada sobrevivente traz um estilo diferente de gameplay. Há personagens mais simples de controlar (geralmente com perks que facilitam a cura ou consertar geradores em silêncio) e mais difíceis, geralmente recomendados para pessoas mais experientes e que costumam assumir o papel de chamar a atenção do assassino.

Conforme ganhar pontos de sangue ao terminar uma partida (conseguindo fugir ou não), vá até sua teia de sangue e compre itens para usar durante o jogo (maletas de cura, de ferramentas, lanterna e outros) e desbloqueie habilidades. Algumas skills são iguais para todos, mas cada personagem possui suas habilidades únicas. Customize-as de acordo com seu estilo, seu nível de experiência ou de acordo com a estratégia do grupo.

5. Não fique no radar do assassino

Já adiantei antes que ficar sangrando não é uma boa, pois seu rastro de sangue deixa pistas para o assassino. Além dessa dica, observe a sua volta e analise as possibilidades de despistar um momento de perseguição usando o ambiente a seu favor. Pule por janelas, esconda-se em armários, derrube portas de madeira para atrasar o avanço do assassino e etc.

Isso pode funcionar dentro de algumas situações: não adianta correr para se esconder num armário com o assassino logo atrás de você. Óbvio que ele vai abrir a porta e te pegar. Evite correr ao pular por janelas, quando não estiver sendo perseguido. Isso faz barulho e alerta o inimigo. Inclusive, se não for necessário, não corra! Qualquer barulho a mais pode deixar rastros.

6. Deu tudo errado! E agora?

Isso pode acontecer (várias vezes), mas ainda há esperanças. Se apenas restar você de sobrevivente, há algumas alternativas para tentar fugir:

  • Se um dos dois portões já estiverem abertos ou você ainda tiver que abri-los, saiba que o assassino estará te esperando próximo a um deles. Boa sorte para escolher o portão oposto ao do killer. Guie-se pelo seu coração e atenção para ataques surpresa;
  • Se ainda houver mais de um gerador para ser feito, esqueça-o e comece a buscar por uma escotilha no chão. Ela fica fechada durante todo o jogo e abre neste tipo de situação. Você pode fugir por ela assim que encontrá-la. Cuidado que o assassino pode achá-la primeiro e fechá-la.

Como jogar Dead by Daylight: assassino

1. Experimente assassinos diferentes

dead by daylight

Como jogar Dead by Daylight (Imagem: Reprodução/Villains Wiki – Fandom)

Um dos erros mais comuns de quem está começando a jogar de assassino é passar muito tempo com apenas um personagem. Usar apenas um assassino vai limitar sua capacidade de conquistar habilidades diferentes, pois cada killer te dá acesso a um número limitado de perks. Por vezes, elas não serão úteis em níveis mais avançados.

Cada assassino tem, no mínimo, uma habilidade bem poderosa que pode ser bem útil em níveis mais altos. A variedade de escolhas também permite que, com o tempo de jogo e experiência, você possa comprar habilidades ensináveis para outros personagens também (isso também vale para os sobreviventes).

2. Escolha bem suas vantagens

Os sobreviventes não têm poder para te ferir e apenas podem fugir. Cada killer, por sua vez, além do ataque normal (dois acertos e o sobrevivente vai ao chão, normalmente) possue habilidades devastadoras por si só.

Mas tudo o que já era apocalíptico pode ficar pior (para os sobreviventes): escolha bem suas perks para que elas extraiam o melhor das habilidades que seu assassino possui. É possível criar maldições para afetar o check de perícia ao consertar geradores, bloquear alguns deles durante um tempo, derrubar alguém com apenas um golpe e etc.

Escolha as perícias que mais combinam com seu estilo e personagem e divirta-se semeando o desespero alheio.

3. Escutar é tão importante quanto ver

Diferentemente da visão dos sobreviventes, o assassino enxerga em primeira pessoa. Isso limita um pouco a noção espacial do que está acontecendo. Preferencialmente, jogue com fones de ouvido, pois ter atenção a alertas sonoros é tão importante quanto avistar um sobrevivente perdido correndo na sua frente.

Alguns jogadores podem ser bem barulhentos, mas outros (mais experientes) podem dar um pouco mais de trabalho de encontrar. Atenção para passos, sons de sofrimento (quando alguém está sangrando ou é atingido por algum poder), geradores explodindo e etc.

4. Observe os sobreviventes no lobby

Uma forma de saber, mais ou menos, o que te espera é observar quais os personagens os jogadores escolheram como seus sobreviventes no lobby do jogo (antes de entrar numa partida).

Se já tiver algum conhecimento de alguns deles pode tentar deduzir o tipo de estratégia do grupo, de acordo com as habilidades únicas de cada um. Não é um tiro sempre certeiro, mas já ajuda.

5. Crie armadilhas e fique à espreita

Uma das coisas mais odiosas (para quem controla um sobrevivente) é jogar contra um assassino “camper”, ou seja, que fica parado, à espreita de desavisados para dar o bote. Essa estratégia funciona, por exemplo, contra equipes menos experientes ao colocar alguém no gancho.

Dependendo do seu personagem, espalhe armadilhas próximas a geradores, ganchos, em saídas de cabanas, entradas de armários ou perto de janelas. Algum sobrevivente desesperado (perdido na vida ou correndo de você) pode pisar em alguma delas.

Destruir geradores e fechar escotilhas também são formas interessantes de retardar o progresso dos sobreviventes, assim como escolher maldições que irão afetar todo o jogo (isso se alguém não descobrir o seu totem de poder e destruí-lo).

dead-by-daylight

Como jogar Dead by Daylight (Imagem: Divulgação/Behaviour Interactive)

6. Saiba quando desistir de uma perseguição

O tempo é seu inimigo, quando está jogando de assassino. Afinal são quatro pessoas contra uma. Em equipes mais experientes, por exemplo, é fácil encontrar um sobrevivente que terá missão de te distrair dos demais (enquanto os outros consertam geradores) “puxando uma perseguição”.

Basicamente, esse jogador já tem um certo conhecimento do mapa e fará com que você corra em círculos atrás dele. Se ele for bom nisso, certamente te levará para longe dos outros sobreviventes.

Ao notar isso, desista dele (por enquanto) e vá para o sentido oposto do que ele estava tentando te levar. É bem capaz de encontrar alguém que estava “de boas” agachado consertando as coisas.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando