Início » Finanças » Criptomoedas serão assunto no Fórum Econômico Mundial

Criptomoedas serão assunto no Fórum Econômico Mundial

Fórum Econômico Mundial realiza duas sessões sobre criptomoedas durante cúpula de Davos, na Suíça

Bruno IgnacioPor

O Fórum Econômico Mundial promove duas sessões sobre criptomoedas em sua atual agenda. Realizada em Davos, na Suíça, a cúpula dará uma importante visibilidade para o mercado criptoeconômico e impactará o futuro regulatório das moedas digitais ao tratar do assunto em nível mundial. Devido à pandemia de COVID-19, esta edição de 2021 também será a primeira a ser transmitida online.

Fórum Econômico Mundial de 2019 (World Economic Forum/Flickr)

Fórum Econômico Mundial de 2019 (World Economic Forum/Flickr)

Quem participará das sessões?

O descritivo prévio de ambos os eventos dizem: “A COVID-19 acelerou a mudança a longo prazo do dinheiro”. Focando nessas modificações do mercado financeiro e da dinâmica econômica mundial, o Fórum busca tratar sobre o futuro que as criptomoedas podem criar. “Enquanto isso, as moedas digitais de bancos centrais estão surgindo, potencialmente transformando a forma como as pessoas usam o dinheiro em todo o mundo”, continua o texto.

As sessões chamadas “Resetting Digital Currencies” acontecem hoje, segunda-feira (25), e na quinta-feira (28). A primeira conta com cinco palestrantes, incluindo o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, e Hikmet Ersek, presidente e CEO da Western Union.

Já na quinta-feira, outros quatro palestrantes falarão. Tharman Shanmugaratnam, ministro sênior do governo de Cingapura, e Zhu Min, presidente do Instituto Nacional de Pesquisa Financeira de Pequim, estão entre os destaques.

Sobre a cúpula de Davos

Promovida pelo Fórum Econômico Mundial, a cúpula de Davos acontece ao longo de cinco dias, de 25 a 29 de janeiro. É o primeiro evento de 2021 e reúne algumas das principais figuras governamentais e regulatórias do mundo.

Nesta edição, as criptomoedas serão destaque dentro da temática de “Economias mais justas”. Outros temas tratados no evento mundial serão: “Tecnologia para o bem”, “Como salvar o planeta” e “Futuros saudáveis”.

Fórum já atua com blockchain e CBDCs

O Fórum Econômico Mundial está se atualizando a respeito das novas tecnologias presentes na economia global. As redes blockchain, criptomoedas e stablecoins são cada vez mais relevantes, o que levou a organização à criação de um grupo exclusivamente dedicado à análise desse mercado.

Uma pesquisa realizada no mês passado pela grupo caracterizou a tecnologia blockchain como um dos principais impulsionadores no “financiamento digital sustentável”. Outro assunto que cada vez mais permeia as discussões do Fórum são as chamadas CBDCs, ou moedas digitais de bancos centrais.

Em um trabalho conjunto de mais de 40 bancos centrais, instituições financeiras e pesquisadores acadêmicos, a organização anunciou o desenvolvimento de um projeto sobre essa categoria de criptomoedas. Desde janeiro de 2020, o grupo busca ajudar governos a avaliar, projetar e potencialmente implantar as CBDCs.

Com informações: Cointelegraph

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando