O que é Python? [Guia para iniciantes]

Saiba o que é Python, uma das linguagens de programação mais populares entre estudantes e profissionais da área

Diego Melo
Por
• Atualizado há 11 meses
O que é Python / Christina Morillo / Pexels
Python é uma linguagem de programação muito popular (Imagem: Christina Morillo / Pexels)

Python é uma linguagem de programação de alto nível, ou seja, com sintaxe mais simplificada e próxima da linguagem humana, utilizada nas mais diversas aplicações, como desktop, web, servidores e ciência de dados. Saiba mais sobre ela, sua origem e principais vantagens neste guia para iniciantes.

O que é Python?

O Python foi lançado no início da década de 90 pelo programador e matemático holandês Guido Van Rossum. A linguagem foi projetada para dar ênfase no trabalho do desenvolvedor, facilitando a escrita de um código limpo, simples e legível, tanto em aplicações menores quanto em programas mais complexos.

A linguagem oferece recursos como tipagem dinâmica e forte (tipo de dado do valor deve ser do mesmo tipo da variável), orientação a objetos, multiparadigmas (programação funcional e imperativa), além de recursos poderosos em biblioteca padrão e via módulos e frameworks desenvolvidos pela comunidade. Seu código é aberto e a utilização é gratuita, rodando em praticamente qualquer sistema operacional.

Abaixo, um exemplo de um código em Python que recebe o nome de uma pessoa e o exibe na tela.

nome = input('Qual é o seu nome?')

print ('Olá, %s.' % nome)

Uma curiosidade: muitas pessoas associam a linguagem de programação com a cobra Píton (python, em inglês), mas na verdade o nome foi inspirado no Monty Python, um famoso grupo de comédia britânico da década de 70.

O que é Python / Chris Ried / Unsplash
Exemplo de código Python (Imagem: Chris Ried / Unsplash)

Como funciona?

Devido a sintaxe simples, um código escrito em Python geralmente é menor e mais legível se comparado com outras linguagens, como C++ ou PHP. Há menos exigências “gramaticais”, como parênteses em estruturas de seleção ou ponto-e-vírgula no fim da linha, e o código é estruturado com base em espaços em brancos.

O Python pode ser utilizado no seu próprio computador, executando os programas pelo terminal de comando por alguma das implementações disponíveis, como CPython ou PyPy.

Pela sua versatilidade, também serve como uma linguagem de scripts para aplicações web rodando do lado do servidor, e como ferramenta para desenvolvimento de plugins que expandem as funcionalidades de outros programas. Nas áreas de ciências, Python é bastante utilizado em bibliotecas matemáticas como NumPy e SciPy, e também serve como base de muitos projetos de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Versões e vantagens

O ciclo de desenvolvimento do Python é baseado em versões principais. A atual é a 3.9, mas a Python Software Foundation, organização sem fins lucrativos responsável pela linguagem, continua oferecendo suporte para versões mais antigas, como a 2.7. Para quem está começando, essa é uma informação importante, pois há mudanças significativas entre algumas versões, principalmente entre a 2.x e a 3.x.

A linguagem também é bastante querida pela comunidade de desenvolvedores. Em uma pesquisa realizada pela empresa SlashData em 2020, o Python ficou em segundo lugar no ranking das linguagens de programação mais populares entre os profissionais da área.

Você pode aprender mais sobre Python e seus recursos acessando a documentação oficial.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Python na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados