Início » Aplicativos e Software » Google prepara Microdroid, versão simplificada do Android

Google prepara Microdroid, versão simplificada do Android

Microdroid vai ser uma versão "minimalista" do Android para facilitar execução do sistema em máquinas virtuais

Emerson AlecrimPor

Os esforços do Google para facilitar o desenvolvimento de recursos e aplicativos para o Android devem incluir, em breve, o Microdroid, uma versão deveras simplificada do sistema operacional direcionada a máquinas virtuais. A ideia é permitir que a virtualização ocorra com o mínimo possível de recursos.

Droid (imagem: PxFuel)

Droid (imagem: PxFuel)

Para quê? Um projeto do tipo pode facilitar os trabalhos de desenvolvimento e testes de aplicativos para os mais diversos fins, por exemplo. Se as exigências para a máquina virtual não forem numerosas, esses trabalhos poderão ser executados mais facilmente.

Frequentemente, os desenvolvedores recorrem às versões GSI do Android para tarefas de teste e desenvolvimento. Essas versões correspondem a imagens genéricas do Android, isto é, a implementações sem modificação do código do sistema operacional oriundo do Android Open Source Project (AOSP). Tendo com base o Linux, o Microdroid virá para ser ainda mais simples que o Android GSI.

Também existe a possibilidade de o Google estar trabalhando no Microdroid para habilitar o KVM (sistema de virtualização de código aberto baseado no Linux) em dispositivos Android equipados com processadores ARM64.

Com isso, mecanismos de DRM (proteção de direitos autorais) e criptografia, por exemplo, poderiam ser executados dentro de máquinas virtuais “minimalistas” no mesmo nível do sistema operacional, o que reforçaria a segurança do Android.

Esse recurso pode ter relação com o Type-1 Hypervisor do Snapdragon 888, mecanismo de segurança que permite ao usuário separar um ambiente de trabalho do ambiente pessoal dentro do seu celular. Com isso, não há o risco de um aplicativo para fins pessoais acessar dados de apps profissionais (e vice-versa), por exemplo.

Para controlar as tais máquinas virtuais, o Google estaria adaptando o Crosvm (ferramenta que virtualiza softwares Linux no Chrome OS) para uso no Android.

Ainda não há informação sobre quando o Microdroid será disponibilizado, mas é possível que o projeto seja liberado junto com o Android 12.

Com informações: XDA Developers.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eu (@Keaton)

Será que agora eles conseguem fazer uma praga que rode decentemente num hardware intermediário da época?

Porque aquele emulador do SDK é simplesmente terrível de pesado/lerdo…