Início » Aplicativos e Software » VLC chega ao iPad prometendo reproduzir vídeos com “quase todos os codecs existentes”. Ele cumpre?

VLC chega ao iPad prometendo reproduzir vídeos com “quase todos os codecs existentes”. Ele cumpre?

Avatar Por

Se você leu o título e se perguntou “o que isso tem de mais?”, eu lhe digo. Até pouco tempo atrás, a Apple nunca havia permitido que fosse executado nativamente em seus dispositivos com iOS um vídeo que não estivesse no formato Quick Time ou MP4 (codificado em H.264 em qualquer um dos casos).

Isso mudou recentemente com a chegada de alguns aplicativos como o Yxplayer e o CineXPlayer, que chegaram à App Store do iPad permitindo a reprodução de outros formatos, como o popular AVI. Eles ainda têm muito o que melhorar (como você pode ler na resenha do CineXplayer), mas já representam uma melhora para quem não gosta de ficar convertendo seus vídeos para poder assistir no iPad.

O VLC é um aplicativo de reprodução de vídeo de grande sucesso em diversas plataformas e agora ele chegou ao iPad com grandes promessas. A principal delas é “reproduzir a maioria dos arquivos multimídia.” A página do VLC na App Store faz uma declaração ousada (pelo histórico de aplicativos similares):

“O VLC tem todos os codecs inclusos. Ele vem com suporte para quase todo codec existente. E mais, ele consegue até mesmo reproduzir arquivos de mídia danificados, […] ele reproduz toda informação de audio e vídeo que ainda está intacta.”

O VLC cumpre o que promete? Em partes. Ele reproduz sim, diversos arquivos. Alguns com perfeição (e legendas embutidas), outros com o audio fluído mas o vídeo indo aos trancos. Isso no caso de AVIs e MP4s, o RMVB, por exemplo, nem foi reproduzido.

Mas a chegada deste app nos traz algumas esperanças a mais. Uma delas reside no fato de o VLC ser um aplicativo de código aberto, então há possibilidade de que uma grande comunidade de desenvolvedores possa ajudar a resolver os desafios de reprodução (talvez de maneira mais rápida do que uma pequena empresa privada pudesse conseguir). A outra coisa a se esperar é o aplicativo para iPhone e iPod Touch, que os desenvolvedores disseram estar a caminho.

Se você já tem um iPad, não precisa esperar. O VLC está disponível na App Store pelo preço preferido de todo mundo: de graça. Baixe neste link.

Com informações: Applidium.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Larissa
Pois eh, ele "diz" que transferiu meus arquivos em rmvb do mac mas quando abro o aplicativo no ipad, ele esta vazio... Vc conhece algum que executa rmvb? To de saco cheio de converter...
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Agora lhe pergunto: Ele reproduz o arquivo nativo do Flash Player?
João Berdeville
"Requirements:Compatible with iPad. Requires iPhone OS 3.2 or later." É, pelo visto, chegando a versão para iPhone/iPod touch, ficarei de fora da festa. Bela essa ignorância da Apple (E em parte dos desenvolvedores do VLC) em largar de mão seus usuários antigos que não podem usar o iOS 4.
Maquei
Eu baixei ,testei um video avi puro 720p da maquina fotografica,rodou aos trancos,mas o mais importante foi rodar xvid com legendas!lisinho! até agora nenhum tinha conseguido isso..chega de encodar para mp4! aleluia!..ainda falta teste com mkv!
João Deiró
E MKV, roda ou não roda???
Turdin
Acho que não... Até onde sei nem tem pra linux, né?
Turdin
VLC realmente é um bom player, será que vão fazer para android também?
wilson
[2]. sem falar que é um formato proprietario
Wesley
Como assim o ícone não é um cone?!?!
Leo
"o RMVB nem foi reproduzido" - Aleluia! Qnts anos será q o RMVB ainda vai existir com compressão e qualidade porcas? Dá pra gerar arquivo do msm tamanho com codecs mais recentes e qualidade muito superior! Mas parece q no Brasil continua sendo mto popular, assim como o IE6.
Bruno Gall
E eu para iPod
@geobaladi
EU uso o OPlayerHD Lite, que tb é gratuito e roda rmvb
RKNeto
Jaja chega o Media Player Classic na App Store. Se chegar, é o fim de tudo isso daí.
JoseRenan
bom!
Pedro Moisés
Eu também pois vou comprar o meu em breve
Exibir mais comentários