Início » Jogos » Como jogar Persona 5 [Guia para iniciantes]

Como jogar Persona 5 [Guia para iniciantes]

Confira nosso guia de como jogar Persona 5, um dos melhores JRPGs da geração passada, que faz parte da PS+ Collection do PS5

Ronaldo Gogoni Por

Persona 5 é um JRPG lançado para PS4 considerado um dos melhores jogos de seu gênero na geração passada. O título faz parte da PS+ Collection do PS5, traz interações sociais e combates contra demônios. Acompanhe nosso guia e confira as dicas de como jogar Persona 5.

Persona 5 (Imagem: Divulgação/Atlus)

Persona 5 (Imagem: Divulgação/Atlus)

O que é Persona 5?

Persona 5 é um JRPG e o quinto título da série Persona, esta derivada da maxissérie de jogos Megami Tensei. A franquia se foca em personagens que vivem uma vida normal de dia, interagindo socialmente na escola e outras pessoas, enquanto levam uma vida dupla enfrentando demônios e outras criaturas.

Em Persona 5, o protagonista conhecido como Joker é membro de um grupo chamado Phantom Thieves, vigilantes que acessam o metaverso, uma realidade paralela, para combater ciraturas malignas que nascem dos desejos impuros das pessoas. Para isso eles usam entidades aliadas, conhecidas como Personas.

Em que plataformas está disponível?

A versão original de Persona 5 foi lançada em 2017 para PS3 e PS4, e esta última é a disponível na PS+ Collection para donos do PlayStation 5. Já a versão expandida Persona 5 Royal, lançada em 2020, é exclusiva do PS4, mas também é compatível com o PS5 via retrocompatibilidade.

Persona 5 (Imagem: Reprodução/Atlus)

Persona 5 (Imagem: Reprodução/Atlus)

Persona 5 Royal traz novos elementos em relação a Persona 5, como um novo membro dos Phantom Thieves, um novo palácio, novas músicas, mais elementos de narrativa e interações sociais, um terceiro semestre jogável e melhorias gráficas para PS4 Pro e PS5.

Lembre-se que Persona 5 Royal não faz parte da PS+ Collection, apenas o Persona 5 original. No entanto, as dicas valem para ambas versões.

1. Sempre ouça Morgana

Persona 5 (Imagem: Reprodução/Atlus)

Persona 5 (Imagem: Reprodução/Atlus)

Morgana, o gato falante de Persona 5, age como o instrutor dos Phantom Thieves e desde o primeiro momento, sempre terá algo a dizer para o jogador. Embora às vezes ele diga coisas óbvias e no começo ensine os macetes do jogo, é importante ficar atento a tudo o que ele dizer.

Sempre que encontrar dificuldades, fale com Morgana e ele te dará dicas e sugestões. Em muitas vezes você descobrirá que empacou no jogo porque não estava dando ouvidos ao seu conselheiro particular.

2. Limpe seu quarto no início do jogo

Persona 5 (Imagem: Reprodução/Atlus)

Persona 5 (Imagem: Reprodução/Atlus)

Limpar o quarto do Joker concede uma série de benefícios ao jogador. Você só precisa fazer isso uma vez no jogo, mas trate de limpá-lo logo no início, para criar ferramentas para palácios na sua mesa, cuidar de uma planta que dá bônus de status, ter acesso a uma cadeira para fazer exercícios e aumentar a barra de energia, e liberar espaço para uma TV de tubo que pode ser adquirida, permitindo fazer compras também nos domingos.

3. Aproveite as ações que não consomem tempo

Persona 5 (Imagem: Reprodução/Atlus)

Persona 5 (Imagem: Reprodução/Atlus)

Persona 5 é um jogo em que você deve administrar corretamente seu tempo, e algumas atividades consomem mais tempo que outras. Felizmente, há aquelas que podem ser realizadas sem custo, e que são muito vantajosas.

Responder perguntas corretamente nas aulas aumenta sua inteligência (consulte a Thieves Guild para saber o que outros jogadores responderam, ou apele para o Google), e sempre tenha um livro com você para ler no metrô, em que cada um pode dar um boost diferente. Cuidar da planta em seu quarto permite aumentar sua gentileza a cada 16 dias, e você pode aumentar um dos seus status a cada domingo, bebendo suco na lanchonete.

4. Atribua papéis aos membros da party

Persona 5 (Imagem: Reprodução/Atlus)

Cada membro dos Phantom Thieves possui habilidades específicas ligadas a seus Personas, e aproveitá-las é essencial. Equipando neles armas e acessórios certos, você pode atribuir papéis na party para cobrir qualquer situação, com base em seus equipamentos.

Por exemplo, equipar Ann com a Tommy Gun melhora seus atributos com as magias de fogo de seus Personas e causa status Sleep. Já Ryuji pode ser usado como o combatente corpo a corpo principal, quando equipado com um bastão melhor e equipamentos mais resistentes, enquanto os demais agem como suporte.

5. Passe tempo com Ryuji

Ryuji é um dos aliados mais úteis (Imagem: Reprodução/Atlus)

Ryuji é um dos aliados mais úteis (Imagem: Reprodução/Atlus)

Dos seus aliados, Ryuji é um que você deve dar atenção no começo e passar tempo extra com ele. Embora seu tempo seja limitado, você não só descobrirá mais sobre suas motivações, mas poderá aumentar seu índice de relacionamento com ele.

Quando você atingir o nível 3, Ryuji poderá ativar uma habilidade em combate e acompanhar um de seus ataques. Ela é bastante rara de acontecer, mas vale a pena investir tempo para habilitá-la.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando