Início » Celular » Xiaomi apresenta Mi Air Charge para carregar bateria à distância

Xiaomi apresenta Mi Air Charge para carregar bateria à distância

Xiaomi Mi Air Charge é uma tecnologia que permite carregar a bateria do celular à distância com potência de 5 watts

Bruno Gall De Blasi Por

E se você pudesse reestabelecer a bateria do seu celular sem precisar de cabos ou colocá-lo sobre uma base de recarga sem fio? Esta é a nova aposta da Xiaomi: a companhia revelou, nesta quinta-feira (28), a Mi Air Charge, uma tecnologia que permite carregar a bateria do smartphone à distância.

Xiaomi Mi Air Charge (Imagem: Reprodução/Xiaomi/YouTube)

Xiaomi Mi Air Charge (Imagem: Reprodução/Xiaomi/YouTube)

O novo sistema se concentra em um hub com altura próxima a de um sofá, conforme demonstrado pela Xiaomi. Quando em funcionamento, o dispositivo repõe a energia de smartphones nas proximidades sem a necessidade de posicioná-los em um carregador sem fio, como acontece com os telefones atuais com suporte ao recurso.

Em outras palavras: é só chegar perto e esperar a bateria recuperar as suas forças.

Como a tecnologia Xiaomi Mi Air Charge funciona?

Mas como tudo isso é possível? Em seu blog oficial nesta sexta-feira (29), a Xiaomi explicou que a Mi Air Charge utiliza antenas de cinco fases integradas para localizar o telefone e mais uma matriz de controle composta por 144 antenas para transmitir ondas milimétricas com a energia ao smartphone.

O celular também precisa de alguns aparatos para que seja compatível com a novidade. Neste caso, entram em cena as antenas em miniatura, sendo uma para transmitir o posicionamento do smartphone com baixo consumo de energia (Beacon) e mais 14 para recepcionar e converter a onda milimétrica em força para a bateria.

A empresa ainda pensa em ir além dos celulares quando diz que, “em um futuro próximo”, a tecnologia será compatível com wearables, como smartwatches e smartbands. A marca chinesa ainda espera que, “em breve”, dispositivos inteligentes da sala de estar sejam “todos construídos sobre um projeto de fonte de alimentação sem fio, totalmente livre de fios, tornando nossas salas de estar verdadeiramente sem fio”.

De acordo com a companhia, o sistema oferece potência de 5 watts para cada celular, suporta “múltiplos dispositivos”, alcança “um raio de vários metros” e não é afetado por obstáculos físicos. A Xiaomi, porém, não entrou em detalhes sobre a previsão de lançamento da tecnologia Mi Air Charge para os consumidores.

Com informações: Xiaomi (Blog)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato Garcia (@Renato)

Acho muito interessante e promissora essa tecnologia. Claro, assim que um aparelho for lançado não será acessível e será mais um protótipo para mostrar ao mercado de que é possível do que outra coisa. Mas, espero que haja investimento e necessidade por esta tecnologia.

Inicialmente, imagino que não será destinada a residências, como mostra o vídeo, e sim para lugares públicos ou empresas. Tem potencial, mas a médio-longo prazo.

André Gorgen (@Banana_Phone)

O problema da energia sem fio é que muita energia é perdida no processo, a eficiência energética do cabo é muito maior.
Mas é claro que seria excelente se pudéssemos recarregador os dispositivos totalmente sem fio, as baterias poderiam até ser menores.

João Eduardo Medeiros (@joaomedeiros95)

Finalmente!!! Sonho com isso desde a época que lançaram os carregadores wireless.

Jedielson (@Jedielson)

Será que o Marcel Campos agora para de dizer que carregamento sem fio é mentira? Hahaha