Início » Aplicativos e Software » Google Chrome recebe agrupamento de abas no Android

Google Chrome recebe agrupamento de abas no Android

Chrome 88 para Android dispensa lista com páginas sobrepostas para permitir criação de grupos de abas

Victor Hugo Silva Por

Depois da versão desktop, o Google liberou para todos a opção de criar grupos de abas no Chrome para Android. O recurso, que havia chegado para parte dos usuários em 2019, enfim se tornou oficial no Chrome 88. Com a mudança, é possível tornar a navegação mais organizada ao unir sites de acordo com sua preferência.

Grupos de abas no Google Chrome para Android (Imagem: Reprodução)

Grupos de abas no Google Chrome para Android (Imagem: Reprodução)

O agrupamento de abas faz o navegador dispensar o antigo visual, em que janelas ficavam sobrepostas. Agora, elas aparecem em um formato de grid, que permite ver mais detalhes sobre cada página. Para criar um grupo de abas no Android, basta arrastar uma janela sobre a outra.

Na lista de abas, outra opção é tocar no ícone de três pontinhos no canto superior direito e escolher “Agrupar guias”. Enquanto uma aba estiver selecionada, é possível criar uma nova no mesmo grupo ao tocar sobre o botão de “+” no canto inferior direito. O navegador oferece ainda a opção de clicar e segurar sobre um link e, então, selecionar a opção “Abrir em nova guia no grupo”.

Como desativar grupos de abas no Chrome

O Google oferece a opção de remover o agrupamento de abas no Android. Para isso, basta seguir estes passos:

  1. Acesse chrome://flags/#enable-tab-groups;
  2. Em “Tab Groups”, selecione “Disabled”;
  3. Reinicie o Chrome.

Em seguida, o navegador dispensará o formato de grid e passará a exibir as abas abertas no formato antigo, com as janelas sobrepostas.

A versão desktop do Chrome liberou grupos de abas para todos os usuários em setembro de 2020. Disponível a partir da versão 85, o recurso tem algumas diferenças em relação ao aplicativo para Android. No Windows, Linux, Chrome OS e macOS, além de unir as abas, é possível definir nome e cor para os grupos. Veja como criar grupo de abas no Chrome para desktop.

Com informações: 9to5Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Orley Tadeu de Lima (@orley_sc)

Eu tenho essa função faz uns 2 anos já…
Odeio.
Não sabia que dá pra desabilitar.

Estranho Carioca (@MuitoChato)

E até hoje não colocam a barra em baixo, telefone com 6 polegadas e tenho que ficar subindo o dedo pra digitar na url ou abrir nova aba.

Mickey Sigrist (@Mickey)

E isso não é um problema exclusivo do Chrome. iFood, Uber, AirBNB e vários outras empresas ainda não entenderam que as telas de celular só crescem.