Máquina de cartão da Tectoy traz Android, duas telas e NFC

M50, da Tectoy, é uma mistura de celular com maquininha de cartão de crédito; dispositivo foi homologado pela Anatel

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tectoy M50 (imagem: reprodução/Anatel)

Tectoy M50 (imagem: reprodução/Anatel)

Há boas chances de que, em breve, a Tectoy ingresse no concorrido mercado de maquininhas para cartão de crédito ou débito: um celular da marca identificado como M50 passou recentemente por homologação na Anatel. Sim, celular. Estamos falando de um modelo que traz uma ranhura para inserção de cartão na lateral esquerda.

O M50 apareceu apenas algumas semanas depois de um aparelho com proposta similar ter sido descoberto: o Tectoy M30. Além da ranhura para leitura do cartão, ambos trazem uma tela na traseira dedicada às operações de crédito e débito — o componente vai exibir os botões para digitação de senha, por exemplo.

De acordo com o manual do M50 — o documento que revelou a existência do dispositivo —, o aparelho é equipado com 3 GB de RAM, 32 GB para armazenamento interno de dados e bateria de 3.020 mAh. O processador foi identificado apenas como “ARM Cortex A53” e o sistema operacional é o Android 10.

Já a tela consiste em um painel LCD de 5,7 polegadas com um botão logo abaixo que, possivelmente, tem leitor de impressões digitais integrado.

Manual do Tectoy M50 (imagem: reprodução/Anatel)

Manual do Tectoy M50 (imagem: reprodução/Anatel)

Para conectividade, o M50 conta com Wi-Fi, Bluetooth, 4G e porta USB-C, além de NFC para permitir transações com cartão via aproximação (contactless).

As imagens obtidas revelam ainda que o M50 conta com câmera única na traseira acompanhada de flash LED, além de concentrar os botões físicos (liga / desliga e volume) na lateral direita. Por ali também está o slot para o SIM card (não está claro se o dispositivo suporta um ou dois chips).

Como já dito, a ranhura para inserção do cartão fica à esquerda do M50. Essa é a principal diferença em relação ao M30. Neste, o cartão deve ser inserido pela parte inferior.

M50 tem ranhura para cartão na lateral (imagem: reprodução/Anatel)

M50 tem ranhura para cartão na lateral (imagem: reprodução/Anatel)

Na frente, o M50 traz tela de 5,7 polegadas (imagem: reprodução/Anatel)

Na frente, o M50 traz tela de 5,7 polegadas (imagem: reprodução/Anatel)

Quando, como e se a Tectoy irá mesmo lançar o M50 (e o M30) são informações desconhecidas. Vale lembrar, porém, que a empresa já ingressou no mercado de smartphones: ainda que timidamente, o Tectoy On foi lançado no ano passado. O modelo é um celular intermediário com Android 10, tela de 6,22 polegadas e câmera tripla na traseira.

Colaborou: Everton Favretto.

Receba mais sobre Tectoy na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados