Início » Gadgets » Máquina de cartão da Tectoy traz Android, duas telas e NFC

Máquina de cartão da Tectoy traz Android, duas telas e NFC

M50, da Tectoy, é uma mistura de celular com maquininha de cartão de crédito; dispositivo foi homologado pela Anatel

Emerson Alecrim Por

Há boas chances de que, em breve, a Tectoy ingresse no concorrido mercado de maquininhas para cartão de crédito ou débito: um celular da marca identificado como M50 passou recentemente por homologação na Anatel. Sim, celular. Estamos falando de um modelo que traz uma ranhura para inserção de cartão na lateral esquerda.

Tectoy M50 (imagem: reprodução/Anatel)

Tectoy M50 (imagem: reprodução/Anatel)

O M50 apareceu apenas algumas semanas depois de um aparelho com proposta similar ter sido descoberto: o Tectoy M30. Além da ranhura para leitura do cartão, ambos trazem uma tela na traseira dedicada às operações de crédito e débito — o componente vai exibir os botões para digitação de senha, por exemplo.

De acordo com o manual do M50 — o documento que revelou a existência do dispositivo —, o aparelho é equipado com 3 GB de RAM, 32 GB para armazenamento interno de dados e bateria de 3.020 mAh. O processador foi identificado apenas como “ARM Cortex A53” e o sistema operacional é o Android 10.

Já a tela consiste em um painel LCD de 5,7 polegadas com um botão logo abaixo que, possivelmente, tem leitor de impressões digitais integrado.

Manual do Tectoy M50 (imagem: reprodução/Anatel)

Manual do Tectoy M50 (imagem: reprodução/Anatel)

Para conectividade, o M50 conta com Wi-Fi, Bluetooth, 4G e porta USB-C, além de NFC para permitir transações com cartão via aproximação (contactless).

As imagens obtidas revelam ainda que o M50 conta com câmera única na traseira acompanhada de flash LED, além de concentrar os botões físicos (liga / desliga e volume) na lateral direita. Por ali também está o slot para o SIM card (não está claro se o dispositivo suporta um ou dois chips).

Como já dito, a ranhura para inserção do cartão fica à esquerda do M50. Essa é a principal diferença em relação ao M30. Neste, o cartão deve ser inserido pela parte inferior.

M50 tem ranhura para cartão na lateral (imagem: reprodução/Anatel)

M50 tem ranhura para cartão na lateral (imagem: reprodução/Anatel)

Na frente, o M50 traz tela de 5,7 polegadas (imagem: reprodução/Anatel)

Na frente, o M50 traz tela de 5,7 polegadas (imagem: reprodução/Anatel)

Quando, como e se a Tectoy irá mesmo lançar o M50 (e o M30) são informações desconhecidas. Vale lembrar, porém, que a empresa já ingressou no mercado de smartphones: ainda que timidamente, o Tectoy On foi lançado no ano passado. O modelo é um celular intermediário com Android 10, tela de 6,22 polegadas e câmera tripla na traseira.

Colaborou: Everton Favretto.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Darllan Marinho (@Darllan_Marinho)

Gostei, sacada boa da Tectoy, para quem é autônomo ou vive de venda porta a porta por exemplo, consegue aliar um smartphone completo com uma maquinha de cartão, sem necessidade de ficar andando com ambos.

Lembro que a Quantum chegou a fazer isso em parceria com a Cielo, mas, era um trambolho, tinha uma peça imensa na traseira, acoplada ao aparelho. Esse é bem discreto. Não duvido que vire tendência e outras marcas, pelo menos nacionais como Multilaser e Positivo, lancem modelos semelhantes.