Início » Finanças » O que são futuros de ações e Ibovespa no mercado financeiro?

O que são futuros de ações e Ibovespa no mercado financeiro?

Lucro com palpites; saiba o que são futuros de ações e Ibovespa, como funciona esse investimento de alto risco

Leandro Kovacs Por

Modelo de investimento sem aquisição de ações. Veja abaixo, o que são futuros de ações e Ibovespa no mercado financeiro, apesar de ser uma forma de investimento de alto risco, o capital inicial pode ser modesto para começar seu investimento.

Contrato Futuro de Ações é uma modalidade de investimento de alto risco (Imagem: Ishant Mishra/Unsplash)

Contrato Futuro de Ações é uma modalidade de investimento de alto risco (Imagem: Ishant Mishra/Unsplash)

O que são futuros de ações

Os Contratos Futuros de Ações possibilitam a negociação da expectativa sobre o preço futuro de uma determinada ação, sem a necessidade de comprá-la e ficar exposto a sua variação. O produto tem o objetivo de suprir a demanda de investidores que buscam oportunidades de novas estratégias de negociação ou possuem menos recursos para comprar a ação de fato.

Basicamente, uma aposta em determinado período se a ação irá ter queda ou valorização, um derivativo que não envolve a aquisição de uma ação, apenas uma promessa. Uma aposta no comportamento de seu valor após o período.

Através do contrato futuro, tanto vendedor como comprador se comprometem com a negociação de determinada quantidade, seja do ativo financeiro ou ativo real (bens tangíveis), em uma data futura.

O preço é predeterminado no momento da compra, se até a data acordada os ativos valorizarem, o comprador obtém lucro. Da mesma forma, é possível que os ativos percam valor, gerando prejuízos para o investidor, é uma operação de alto risco com variação e resultados diários.

O que é um mini contrato futuro

Investir em um contrato futuro não costuma ser tão barato. Resumindo, os contratos que demandam aportes iniciais altos, acabam afastando pequenos investidores.

Com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas físicas e novos investidores a esse tipo de mercado, foi criado o mini contrato futuro, que são fragmentos de um contrato futuro cheio.

A Bolsa de Valores (B3) disponibiliza mini contratos de índice e mini contrato de dólar. Eles seguem os mesmos modelos de funcionamento do contrato futuro padrão. Porém, seu valor representa 20% do contrato cheio.

O que é contrato futuro Ibovespa

Existem muitos tipos de contratos futuros, mas o de moeda (dólar) e índices são os mais procurados. Ibovespa é um índice de variação das negociações na bolsa de valores (B3). O Ibovespa é o índice de ações mais importante do Brasil.

O Contrato Futuro de Ibovespa possibilita que o mercado negocie as expectativas futuras do mercado de ações, sem a necessidade de realizar a compra de toda a cesta de ações que compõem o índice e ficar exposto à variação do indicador.

É arriscado investir nesses contratos?

O contrato futuro é um ativo de renda variável, considerado volátil. Traduzindo, as operações no mercado futuro são consideradas de alto risco, e são recomendadas apenas para perfis mais arrojados e audaciosos.

Mesmo realizando análises, não existem garantias que os preços irão se comportar como previsto inicialmente. Existem inúmeras variáveis que podem gerar impactos no valor do câmbio, commodities e índices: problemas políticos e econômicos, até ambientais e climáticos.

Para investir em um contrato futuro, não é preciso dispor de todo valor financeiro do contrato: é necessário apenas a margem de garantia. Esse é um tipo de ativo frequentemente alavancado ― aumentar a rentabilidade liberando endividamento ― tornando-o mais arriscado.

Uma das grandes vantagens do investimento no contrato futuro é que esse é um ativo bidirecional. Isso significa que o investidor pode apostar tanto na valorização, quanto na queda do derivativo.

O contrato futuro é um ativo que exige um pouco mais de conhecimento sobre o mercado financeiro e boa tolerância aos riscos e oscilações envolvidos. Caso queira entrar nesse jogo, o grande lance é não investir 100% do seu capital em um tipo de contrato apenas.

Com essas informações, pode-se dizer que sabe o que são futuro de ações e Ibovespa no mercado financeiro. É bem resumido, mas dá pra ter uma ideia de como operam essas negociações. Boa sorte!

Com informações: B3, Modalmais

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando