Início » Jogos » Como jogar Dandara: Trials of Fear Edition [Guia para iniciantes]

Como jogar Dandara: Trials of Fear Edition [Guia para iniciantes]

Confira nossas dicas de como jogar Dandara: Trials of Fear Edition, Metroidvania inovador desenvolvido por um estúdio brasileiro

Ronaldo Gogoni Por

Dandara é um Metroidvania com elementos originais, lançado originalmente em 2018 para diversas plataformas. A expansão gratuita Trials of Fear Edition adicionou novos elementos e áreas para serem exploradas. Acompanhe nosso guia e aprenda dicas valiosas de como jogar Dandara: Trials of Fear Edition para ajudar a protagonista a libertar o mundo de Sal da opressão.

Dandara: Trials of Fear Edition (Imagem: Divulgação/Long Hat House)

Dandara: Trials of Fear Edition (Imagem: Divulgação/Long Hat House)

O que é?

Dandara é um jogo de plataforma e Metroidvania desenvolvido no Brasil, pelo estúdio mineiro Long Hat House. O título buscou inspiração na vida da Dandara histórica, esposa de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

No jogo, Dandara é uma guerreira mística que foi incumbida de uma missão, a de libertar o mundo e o povo de Sal de um regime opressor. Para isso, ela conta com suas habilidades de locomoção e combate únicas, diferentes de tudo o que já se viu em jogos do gênero.

Em que plataformas está disponível?

A versão original de Dandara foi originalmente lançada em fevereiro de 2018 para PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Windows, macOS, Linux, iOS e Android. O jogo também está disponível para PS5 e Xbox Series X|S, via retrocompatibilidade.

A expansão Trials of Fear Edition foi lançada em março de 2020 gratuitamente para todas as versões, com mais conteúdo, habilidades e um novo final.

Quais os requisitos para jogar Dandara no computador?

Dandara: Trials of Fear Edition é um jogo bastante leve, e qualquer computador moderno é capaz de rodá-lo. Confira:

Componente Configurações mínimas
Windows macOS Linux
Processador Clock mínimo de 1,8 GHz Clock mínimo de 2,4 GHz Clock mínimo de 1,8 GHz
Memória RAM 4 GB 4 GB 4 GB
Placa de vídeo Nvidia GeForce GT 220 ou AMD Radeon HD 8400 Integrada Intel Iris 1536 Nvidia GeForce GT 220 ou AMD Radeon HD 8400
Espaço em disco 1 GB 1 GB 1 GB
Sistema operacional Windows XP OS X 10.8 Mountain Lion Ubuntu 12.04 ou similar, ou SteamOS

A desenvolvedora recomenda o uso de um controle para jogar, independente do sistema operacional.

1. Domine os movimentos

Exemplo de como Dandara se move no jogo (Imagem: Divulgação/Long Hat House)

Exemplo de como Dandara se move no jogo (Imagem: Divulgação/Long Hat House)

Em Dandara: Trials of Fear Edition, não é possível andar ou pular normalmente. Ao invés disso, Dandara é capaz de dar longos saltos de uma plataforma a outra e “grudar” nelas, desde que sejam revestidas por uma camada de sal. Toda plataforma que possuir uma superfície branca pode ser acessada.

Com o controle, você move um cursor que deve ser apontado para a plataforma, e se ela estiver ao alcance, apertar o botão de pulo fará Dandara se mover do ponto que ela está para o novo. O botão de tiro básico, que pode ser carregado, dispara três projéteis.

É essencial conhecer os movimentos de Dandara, para se locomover rapidamente e com precisão, de modo a enfrentar os inimigos, alguns bem difíceis.

2. Explore tudo

"Você me parece familiar..." (Imagem: Reprodução/Long Hat House)

“Você me parece familiar…” (Imagem: Reprodução/Long Hat House)

O jogo é um Metroidvania em sua essência, por isso, explorar cada região do vasto mapa e conversar com NPCs (entre figuras conhecidas da cultura brasileira e desenvolvedores da Long Hat House) é obrigatório. No início, as habilidades básicas de Dandara permitirão que você acesse apenas algumas das regiões, mas com o tempo, você conseguirá melhores armas, poderes e vantagens (como switches e plataformas que se ativam após conversar com NPCs), que liberarão novas regiões.

Como todo jogo do gênero, você terá que fazer backtracking, ou seja, voltar a regiões pelas quais já passou tanto para coletar itens que não podia antes, quanto para abrir mais caminhos com suas novas habilidades.

3. Cuidado onde pisa

Dandara: Trials of Fear Edition (Imagem: Divulgação/Long Hat House)

Dandara: Trials of Fear Edition (Imagem: Divulgação/Long Hat House)

Como a movimentação em Dandara: Trials of Fear Edition é bastante ágil, é importante visualizar bem para onde você está se deslocando. Observe a área ao seu redor, o movimento dos inimigos e do cenário, e preste atenção em tudo.

Não é difícil acabar se movendo para um ponto sem retorno à posição anterior por acidente, o que o obrigará a procurar outro caminho, carregar novamente o save ou acabar sendo interceptado por inimigos ou armadilhas. Logo, todo cuidado é pouco.

4. Cuide bem do seu sal

Dandara: Trials of Fear Edition (Imagem: Reprodução/Long Hat House)

Dandara: Trials of Fear Edition (Imagem: Reprodução/Long Hat House)

O sal é a moeda do jogo, que você consegue ao derrotar inimigos. Com ele, você pode comprar upgrades para a energia de Dandara e das armas opcionais, que você encontrará pelo caminho. O detalhe é que se Dandara perder toda a energia, irá perder também todo o sal que estiver carregando, que será deixado no último ponto que você esteve.

Ao reviver, você pode se dirigir até onde o sal caiu e recuperá-lo, mas tenha cuidado: se você for derrotado novamente, todo o sal que ficou para trás será perdido definitivamente.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando