Início » Jogos » Como jogar Dandara: Trials of Fear Edition [Guia para iniciantes]

Como jogar Dandara: Trials of Fear Edition [Guia para iniciantes]

Confira nossas dicas de como jogar Dandara: Trials of Fear Edition, Metroidvania inovador desenvolvido por um estúdio brasileiro

Ronaldo GogoniPor

Dandara é um Metroidvania com elementos originais, lançado originalmente em 2018 para diversas plataformas. A expansão gratuita Trials of Fear Edition adicionou novos elementos e áreas para serem exploradas. Acompanhe nosso guia e aprenda dicas valiosas de como jogar Dandara: Trials of Fear Edition para ajudar a protagonista a libertar o mundo de Sal da opressão.

Dandara: Trials of Fear Edition (Imagem: Divulgação/Long Hat House)

Dandara: Trials of Fear Edition (Imagem: Divulgação/Long Hat House)

O que é?

Dandara é um jogo de plataforma e Metroidvania desenvolvido no Brasil, pelo estúdio mineiro Long Hat House. O título buscou inspiração na vida da Dandara histórica, esposa de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

No jogo, Dandara é uma guerreira mística que foi incumbida de uma missão, a de libertar o mundo e o povo de Sal de um regime opressor. Para isso, ela conta com suas habilidades de locomoção e combate únicas, diferentes de tudo o que já se viu em jogos do gênero.

Em que plataformas está disponível?

A versão original de Dandara foi originalmente lançada em fevereiro de 2018 para PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Windows, macOS, Linux, iOS e Android. O jogo também está disponível para PS5 e Xbox Series X|S, via retrocompatibilidade.

A expansão Trials of Fear Edition foi lançada em março de 2020 gratuitamente para todas as versões, com mais conteúdo, habilidades e um novo final.

Quais os requisitos para jogar Dandara no computador?

Dandara: Trials of Fear Edition é um jogo bastante leve, e qualquer computador moderno é capaz de rodá-lo. Confira:

ComponenteConfigurações mínimas
WindowsmacOSLinux
ProcessadorClock mínimo de 1,8 GHzClock mínimo de 2,4 GHzClock mínimo de 1,8 GHz
Memória RAM4 GB4 GB4 GB
Placa de vídeoNvidia GeForce GT 220 ou AMD Radeon HD 8400Integrada Intel Iris 1536Nvidia GeForce GT 220 ou AMD Radeon HD 8400
Espaço em disco1 GB1 GB1 GB
Sistema operacionalWindows XPOS X 10.8 Mountain LionUbuntu 12.04 ou similar, ou SteamOS

A desenvolvedora recomenda o uso de um controle para jogar, independente do sistema operacional.

1. Domine os movimentos

Exemplo de como Dandara se move no jogo (Imagem: Divulgação/Long Hat House)

Exemplo de como Dandara se move no jogo (Imagem: Divulgação/Long Hat House)

Em Dandara: Trials of Fear Edition, não é possível andar ou pular normalmente. Ao invés disso, Dandara é capaz de dar longos saltos de uma plataforma a outra e “grudar” nelas, desde que sejam revestidas por uma camada de sal. Toda plataforma que possuir uma superfície branca pode ser acessada.

Com o controle, você move um cursor que deve ser apontado para a plataforma, e se ela estiver ao alcance, apertar o botão de pulo fará Dandara se mover do ponto que ela está para o novo. O botão de tiro básico, que pode ser carregado, dispara três projéteis.

É essencial conhecer os movimentos de Dandara, para se locomover rapidamente e com precisão, de modo a enfrentar os inimigos, alguns bem difíceis.

2. Explore tudo

"Você me parece familiar..." (Imagem: Reprodução/Long Hat House)

“Você me parece familiar…” (Imagem: Reprodução/Long Hat House)

O jogo é um Metroidvania em sua essência, por isso, explorar cada região do vasto mapa e conversar com NPCs (entre figuras conhecidas da cultura brasileira e desenvolvedores da Long Hat House) é obrigatório. No início, as habilidades básicas de Dandara permitirão que você acesse apenas algumas das regiões, mas com o tempo, você conseguirá melhores armas, poderes e vantagens (como switches e plataformas que se ativam após conversar com NPCs), que liberarão novas regiões.

Como todo jogo do gênero, você terá que fazer backtracking, ou seja, voltar a regiões pelas quais já passou tanto para coletar itens que não podia antes, quanto para abrir mais caminhos com suas novas habilidades.

3. Cuidado onde pisa

Dandara: Trials of Fear Edition (Imagem: Divulgação/Long Hat House)

Dandara: Trials of Fear Edition (Imagem: Divulgação/Long Hat House)

Como a movimentação em Dandara: Trials of Fear Edition é bastante ágil, é importante visualizar bem para onde você está se deslocando. Observe a área ao seu redor, o movimento dos inimigos e do cenário, e preste atenção em tudo.

Não é difícil acabar se movendo para um ponto sem retorno à posição anterior por acidente, o que o obrigará a procurar outro caminho, carregar novamente o save ou acabar sendo interceptado por inimigos ou armadilhas. Logo, todo cuidado é pouco.

4. Cuide bem do seu sal

Dandara: Trials of Fear Edition (Imagem: Reprodução/Long Hat House)

Dandara: Trials of Fear Edition (Imagem: Reprodução/Long Hat House)

O sal é a moeda do jogo, que você consegue ao derrotar inimigos. Com ele, você pode comprar upgrades para a energia de Dandara e das armas opcionais, que você encontrará pelo caminho. O detalhe é que se Dandara perder toda a energia, irá perder também todo o sal que estiver carregando, que será deixado no último ponto que você esteve.

Ao reviver, você pode se dirigir até onde o sal caiu e recuperá-lo, mas tenha cuidado: se você for derrotado novamente, todo o sal que ficou para trás será perdido definitivamente.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando