Início » Aplicativos e Software » Como colocar respostas automáticas no Instagram

Como colocar respostas automáticas no Instagram

Entenda como a ferramenta de perguntas frequentes pode ser usada em respostas automáticas de mensagens diretas do Instagram

Lucas Lima Por

Ainda que o Instagram não tenha um recurso nativo para respostas automáticas, outra ferramenta disponível na plataforma pode ajudar a solucionar dúvidas comuns em mensagens diretas recebidas: as perguntas frequentes. Além dessa opção, aplicativos para Android ou iPhone se propõem a resolver o problema.

Aplicativo do Instagram (Imagem: Claudio Schwarz Purzlbaum/Unsplash)

Aplicativo do Instagram (Imagem: Claudio Schwarz Purzlbaum/Unsplash)

Como colocar uma resposta automática no Instagram

Como eu disse, ainda não há uma ferramenta dedicada a isso, mas, nas contas de criadores de conteúdo ou empresas, outro recurso pode ser útil para a questão: as perguntas frequentes.

Funciona assim: sempre que um usuário iniciar uma nova conversa com esse perfil comercial ou de criador de conteúdo, uma lista de até quatro perguntas pré-definidas pode aparecer como sugestão. Por exemplo:

  • Qual seu e-mail para pautas?
  • Você recebe produtos para reviews?

Ao tocar em uma dessas perguntas, a mensagem é automaticamente enviada para o perfil comercial. Aí que está o truque: e se as próprias perguntas acompanhassem as respostas, dessa forma:

  • Qual seu e-mail para pautas? [email protected]
  • Você recebe produtos para reviews? No momento não recebo produtos.

Há um limite de quatro perguntas frequentes que podem ser exibidas ao iniciar uma conversa e cada uma pode conter até 80 caracteres. Talvez seja necessário resumir a pergunta ou resposta para incluir a mensagem.

Como configurar as perguntas/respostas

  1. Desde que seja um perfil comercial ou de criador de conteúdo, acesse as configurações do Instagram;
  2. Toque em “Empresa” ou “Criador de conteúdo”;
  3. Em seguida, selecione “Perguntas frequentes”;
  4. Ative a opção para “Mostrar perguntas” e toque em “Adicionar pergunta” para configurar a mensagem que aparecerá automaticamente quando um usuário iniciar uma conversa com este perfil.
Perguntas frequentes no Instagram pode ser usado para "respostas automáticas" (Imagem: Reprodução/Instagram)

Perguntas frequentes no Instagram pode ser usado para “respostas automáticas” (Imagem: Reprodução/Instagram)

Aplicativos para automatizar as respostas

Como descrito, o recurso de perguntas frequentes pode ser um macete para responder alguns tópicos automaticamente, mas não chega a ser a solução ideal. Para tanto, alguns aplicativos se propõem a fazer isso. É preciso conectar a conta do Instagram ao app e eles, em maioria, são pagos.

É provável que, no futuro, o próprio Instagram ofereça um recurso nativo para as respostas automáticas a partir de perguntas comuns do usuário que entrou em contato, assim como o Facebook Messenger já traz. Enquanto isso não ocorre, essas são uma das soluções.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando