Instagram permite restaurar posts, stories e reels apagados

Novo recurso do Instagram ajuda quem apagou algo por engano ou perdeu fotos e vídeos após ter conta invadida

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Instagram permite recuperar fotos e vídeos apagados (Imagem: Divulgação)
Instagram permite recuperar fotos e vídeos apagados (Imagem: Divulgação)

O Instagram começou a liberar no iOS e no Android uma opção de restaurar fotos e vídeos apagados. O novo recurso, que funciona como a Lixeira de Windows e macOS, deve ajudar quem removeu algo por engano ou mudou de ideia após excluir de fotos do feed, stories, reels e outros conteúdos na rede social.

Em seu comunicado para apresentar a opção, o Instagram destacou que ela também será uma proteção extra contra invasão de contas. “Sabemos que hackers às vezes excluem conteúdo quando obtêm acesso a uma conta e, até agora, as pessoas não tinham como recuperar facilmente suas fotos e seus vídeos”, declarou a plataforma.

Agora, caso alguém tenha acesso indevido à sua conta e tente excluir o que você postou, o conteúdo ficará em uma pasta de itens apagados recentemente, onde ele pode ser restaurado ou excluído definitivamente. A rede social, no entanto, vai fazer uma verificação para garantir que qualquer uma dessas ações será realizada pelo dono da conta.

Como recuperar fotos apagadas do Instagram

Para restaurar fotos e vídeos apagados, basta acessar as configurações do app (o ícone de engrenagem que aparece no perfil). O novo recurso, que funcionará como uma Lixeira do Instagram, será exibido na seção “Conta”. Ele está sendo liberado aos poucos e ainda não apareceu em nossos testes.

Os stories apagados podem ser restaurados em um intervalo de até 24 horas. O restante, incluindo fotos e vídeos do feed, vídeos do Reels e do IGTV, ficam à disposição por um período de 30 dias. Na seção, os usuários poderão acompanhar quanto tempo falta para cada conteúdo ser automaticamente excluído.

Após ser apagado definitivamente, o conteúdo fica no Instagram por mais tempo. A rede social afirma que, embora outros usuários não tenham acesso, fotos e vídeos excluídos podem levar até 30 dias para saírem dos servidores. Por conta de backups da plataforma, o processo de exclusão de todas as cópias dos arquivos pode levar 90 dias para ser concluído.

Com informações: SlashGear.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados