Início » Jogos » Como jogar Resident Evil Remake [Guia para iniciantes]

Como jogar Resident Evil Remake [Guia para iniciantes]

Confira nosso guia com dicas de como jogar Resident Evil Remake, a versão remasterizada do clássico Survival Horror da Capcom

Ronaldo Gogoni Por

Resident Evil Remake é a versão remasterizada do primeiro jogo da franquia de Survival Horror da Capcom, e faz parte dos jogos gratuitos da Xbox Live Gold em fevereiro de 2021. O título reconta a história clássica da mansão infestada de zumbis e outras criaturas, com gráficos e jogabilidade alinhados com os consoles mais recentes. Confira nossas dicas de como jogar Resident Evil Remake a seguir.

Resident Evil Remake (Imagem: Divulgação/Capcom)

Resident Evil Remake (Imagem: Divulgação/Capcom)

O que é Resident Evil Remake?

Resident Evil Remake é a versão refeita e expandida de Resident Evil, o primeiro jogo da franquia de Survival Horror da Capcom, lançado originalmente em 1996. A história é basicamente a mesma: os policiais Chris Redfield e Jill Valentine têm que lidar com uma mansão infestada de zumbis e outras criaturas bizarras, enquanto investigam quem está por trás dos experimentos realizados ali.

Resident Evil Remake trouxe gráficos melhores e uma história expandida em relação ao jogo original, além de novas armas, novos recursos de jogabilidade, trilha sonora retrabalhada e novos inimigos, sendo um jogo totalmente novo e diferente.

Em quais plataformas está disponível?

A versão original de Resident Evil Remake foi lançada para o Nintendo GameCube em abril de 2002, e portada para o Nintendo Wii em junho de 2009. A mais recente, conhecida como Resident Evil HD Remaster, foi lançada em janeiro de 2015 para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e Windows, e em maio de 2019 para o Nintendo Switch.

As versões de PS4, Xbox 360 e Xbox One estão respectivamente disponíveis para PS5 e Xbox Series X|S, via retrocompatibilidade. Resident Evil HD Remaster traz gráficos refeitos e recursos ausentes no jogo de 2002, como suporte a telas 16:9 e som 5.1.

Quais os requisitos para jogar no PC?

Componente Configurações mínimas Configurações recomendadas
Processador Intel Core 2 Duo de 2,4 GHz ou AMD Athlon X2 de 2,8 GHz Intel Core 2 Quad de 2,7 GHz, AMD Phenom II X4 de 3 GHz ou superior
Memória RAM 2 GB 4 GB ou mais
Placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 260 ou ATI Radeon HD 6790 Nvidia GeForce GTX 560, ATI Radeon HD 6950 ou superior
Espaço em disco 20 GB 20 GB
Sistema operacional Windows 7 SP1 ou 8.1 Windows 7 SP1, 8.1 ou superior

1. Jill e Chris possuem gameplays diferentes

Resident Evil Remake (Imagem: Reprodução/Capcom)

Resident Evil Remake (Imagem: Reprodução/Capcom)

Os protagonistas de Resident Evil Remake não são apenas skins diferentes de um mesmo personagem, e possuem diferenças fundamentais. Jill conta com mais espaço em seu inventário para carregar itens, além de ser a “Master of Unlocking”, podendo usar a gazua (lockpick), um item permanente para abrir fechaduras simples. Além disso, Jill pode contar com a ajuda de Barry em momentos-chave.

Ao jogar com Chris, é preciso carregar chaves simples e administrar melhor o espaço de itens, mas por outro lado, ele resiste mais a danos, corre mais rápido e mira melhor. Rebecca é a NPC que o ajuda, mas de formas diferentes de Barry no gameplay de Jill.

2. Faça bom uso da faca

Resident Evil Remake (Imagem: Reprodução/Capcom)

Resident Evil Remake (Imagem: Reprodução/Capcom)

Gastar munição de forma indiscriminada não é uma boa ideia. Nem todos os inimigos serão agressivos e avançarão contra você, se souber evitá-los. Já outros muitas vezes não serão derrotados de forma definitiva após caírem, e poderão voltar a atacá-lo novamente.

Ao derrubar um zumbi, a melhor opção é selecionar a faca e desferir alguns golpes nele enquanto estiver no chão, para que ele ou se levante de novo, ou seja vencido de uma vez. Colete também adagas espalhadas pela mansão, que poderão livrar a sua barra ao ser agarrado.

3. Economize munição

Barry é um NPC e não tem problemas com munição, mas convenhamos, ele sempre foi o personagem mais legal do jogo (Imagem: Divulgação/Capcom)

Barry é um NPC e não tem problemas com munição, mas convenhamos, ele sempre foi o personagem mais legal do jogo (Imagem: Divulgação/Capcom)

Ainda dentro das estratégias de combate, é interessante pensar bem antes de atirar, e como atirar. Em Resident Evil Remake, você pode controlar a mira para cima ou para baixo, e dependendo do inimigo e da arma, um disparo certeiro pode ser o suficiente para liquidá-lo.

A munição encontrada na mansão é escassa, dessa forma, prefira poupá-la e use mais a faca para inimigos simples, se você tiver espaço para se movimentar e desviar das investidas de zumbis e outras criaturas.

4. Preste atenção ao seu redor

Resident Evil Remake (Imagem: Reprodução/Capcom)

Resident Evil Remake (Imagem: Reprodução/Capcom)

O cenário da mansão foi desenvolvido de forma não apenas para assustar o jogador, mas também para dificultar as coisas. Os cortes de cena e ângulos específicos de enquadramento dificultam a visualização de onde um zumbi pode estar escondido, e ele poderá te pegar de surpresa.

É essencial prestar atenção no cenário, principalmente nas luzes e sombras, mas também ficar atento aos sons, para deduzir se há inimigos por perto. Ao mesmo tempo, fique de olho em itens e documentos espalhados, pois nem todos brilharão, para que o jogador os encontre.

5. Evite o Crimson Head a todo custo

Resident Evil Remake (Imagem: Divulgação/Capcom)

O Crimson Head é um dos inimigos comuns mais difíceis, porém evitáveis, de Resident Evil Remake. Caso você elimine um zumbi sem arrancar ou explodir sua cabeça, ou queimá-lo, ele reviverá em uma versão mais forte e mais rápida, com garras afiadas e um temperamento bem instável.

Para evitar que isso aconteça, queime o zumbi com uma combinação do isqueiro e o cantil de combustível. Dê preferência a queimar os zumbis em locais que você terá que passar mais de uma vez, e evite desperdiçar itens onde você não irá retornar.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando