Início » Finanças » O que é uma opção no mercado de ações? [Call e put option]

O que é uma opção no mercado de ações? [Call e put option]

Opção é menos custosa; saiba o que é uma opção no mercado de ações e como elas podem alavancar o lucro do investidor

Leandro KovacsPor

Investimento inicial, relativamente, mais humilde. Veja abaixo, o que é uma opção no mercado de ações, como elas podem ampliar os ganhos dos investidores sobre poucos recursos e o nível de risco envolvido nesse tipo de operação.

Opções no mercado de ações permitem um maior controle sobre perdas e ganhos máximos (Imagem: Chris Liverani/Unsplash)

Opções no mercado de ações permitem um maior controle sobre oscilação (Imagem: Chris Liverani/Unsplash)

O que é uma opção no mercado de ações

Os contratos de opções sobre ações são instrumentos derivativos criados para reduzir riscos de oscilação de preço, oferecendo um mecanismo de proteção ao mercado contra possíveis perdas.

Além disso, serve para criar estratégias especulativas em relação à trajetória de preço e a ampliação da exposição e do potencial de retorno de um investidor. O capital inicialmente investido para comprar uma opção é relativamente pequeno em relação a compra de ações.

Suas principais vantagens são:

  • Possibilidade de elaboração de estratégias, diversificação de investimentos e arbitragem para compra e venda;
  • Fazer proteção aos investimentos em ações;
  • Baixo custo de investimento inicial.

Qual a diferença do mercado de ações e opções?

O mercado de ações trata da negociação direta dos papéis, que representam uma cota de propriedade na empresa, ou seja, o investidor se torna dono de uma fração da empresa. Isto não garante voto como sócio, com alguns modelos e configurações diferentes, as ações tornam o investidor parte do quadro societário daquela companhia, mas podendo ou não ter direito ao voto.

O mercado de opções, diferentemente, negocia o direito da compra e venda das ações da empresa. Quem adquire uma opção, não está ainda investindo na empresa, mas garantindo que poderá fazê-lo no futuro, mas com o mesmo preço do dia. Resumindo, a compra de opções protege o investidor de ter de pagar no futuro um valor maior do que o que está sendo negociado hoje, como se congelasse o preço para compra futura.

O que é call no mercado de opções

Call option é a ação de colocar uma opção de compra disponível no mercado, por alguma ação. O vendedor é o lançador, quem oferta a ação no mercado, e possui a obrigação de vender o ativo-objeto (contrato) no preço predeterminado no vencimento acordado e recebe um prêmio por ter esta obrigação, honrar o acordo.

O comprador que é o titular e pagou o prêmio, adquire a opção de comprar por um preço combinado, que é o strike ou liquidação em um prazo combinado por ambos.

O que é put no mercado de opções

Put option é outra forma de agir com as opções, com suas singularidades. Nesse caso, o vendedor é o titular, já que pagou o prêmio para ter o direito, mas não a obrigação, de vender.

O comprador, que é o lançador, tem a obrigação de comprar por um preço combinado, que é o strike, em um prazo acertado por ambos. É a negociação das opções, mas com funções invertidas.

Quais são as vantagens do mercado de opções

Em relação aos outros tipos de investimentos, existe a possibilidade de investir em qualquer tendência de mercado, tanto na alta quanto na baixa, não limitando para tendências de crescimento visíveis.

Os custos de transação são menores e, com as opções, é possível fazer uma diversificação de estratégias de investimento diferentes das tradicionais, mas é necessário conhecimento prévio sobre o mercado.

O mercado de opções abre a possibilidade de utilização de um volume menor de capital do que os ativos-objeto. Facilitam a alavancagem com o mesmo volume de capital, mas assumindo um risco maior na operação.

Em momentos de crise, grande oscilação do mercado, as opções se tornam um pouco mais seguras que o mercado de ações normais.

Não que fique simples, mas as variáveis do mercado de opções são mais controláveis para quem tem conhecimento. Por exemplo, com as opções é possível delimitar posições: ganhando com queda do mercado, controlando os valores das oscilações tanto de perda quanto de ganho e combinações nas compras de opções.

Essas são as informações básicas e resumidas sobre o que é uma opção no mercado de ações. Lembrando, operações na bolsa envolvem riscos sempre, procure estudar e entender como funciona o mercado ou busque auxílio de alguma corretora para entrar no jogo. Boa sorte.

Com informações: B3 1, 2

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando