Como usar o Telegram [Guia para Iniciantes]

Veja como usar o Telegram e aprenda a utilizar as principais funções do aplicativo de comunicação que é uma opção ao WhatsApp

André Leonardo
Por
• Atualizado há 11 meses
Aplicativo do Telegram (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)
Aplicativo do Telegram (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

O Telegram é um dos grandes rivais do WhatsApp, quando falamos de aplicativos de comunicação. Depois das mudanças na política de compartilhamento de dados do WhatsApp, muitas pessoas migraram para o Telegram ou ao menos resolveram tê-lo como uma segunda opção. Se você pensa em utilizar o aplicativo, acompanhe este guia de como usar o Telegram para conhecer melhor os recursos do programa.

1. Configure sua conta

Após baixar e instalar. Basta abrir o aplicativo, que o processo de configurar sua conta é bem simples, basta cadastrar seu número de celular com DDD.

Confirme o código que vai receber por mensagem e pronto, você estará cadastrado no app.

A maior parte das configurações e ajustes que você pode fazer no seu perfil, se encontram no ícone dos 3 traços no canto superior esquerdo da tela.

Para alterar sua foto e informações do perfil, basta clicar no ícone da sua foto.

Como usar o Telegram
Tela de menu do Telegram (Imagem: Reprodução/ Telegram)

No mesmo menu, você pode criar um nome de usuário para o Telegram, o que pode facilitar para que você seja encontrado nas buscas. Seja cuidadoso, pois ao criar um nome de usuário, pessoas que não estão na sua lista de contatos podem te encontrar nas buscas e enviar mensagens. Pense bem se esse recurso é importante para você.

Neste menu é possível alterar configurações de privacidade e segurança como: usuários bloqueados, quem pode ver suas informações de foto, quem pode enviar links em mensagens diretas entre tantas outras configurações.

Através desse menu você também pode acessar a nuvem do Telegram com seus conteúdos salvos, ao acessar o campo “Mensagens Salvas”. Para informações mais detalhadas sobre a nuvem do Telegram, vale conferir o artigo Como acessar a nuvem do Telegram [O que tem lá?].

2. Ative a verificação em duas etapas

Atualmente os aplicativos de comunicação estão entre os mais utilizados pelas pessoas, mas em contrapartida também estão entre os mais visados por golpistas, por isso cuidar da segurança é essencial. Outra dica de como usar o Telegram é aumentar a camada de proteção na sua conta ao utilizar a verificação em duas etapas.

Basta fazer o seguinte:

  1. Abra o menu do usuário;
  2. Vá em privacidade e segurança;
  3. Na tela seguinte selecione “Verificação em Duas Etapas”;
  4. Configure uma senha;
  5. Coloque um endereço de email para desbloqueio;
  6. Insira o código enviado ao email cadastrado no aplicativo e pronto.
Como usar o Telegram
Como usar a verificação em duas etapas no Telegram

Além da verificação em duas etapas, o Telegram tem a opção de cadastrar uma senha de bloqueio de acesso ao app. Contudo é importante lembrar que caso você esqueça a senha, será necessário deletar o app e instalar novamente, perdendo o conteúdo dos seus chats secretos.

3. Crie um grupo no Telegram

Para criar um grupo, basta ir em “Novo Grupo” e selecionar os usuários que pretende conversar. Os grupos do Telegram podem ter até 200 mil membros. Sim. É muita gente mesmo.

4. Convide pessoas

  1. Abra o grupo;
  2. Clique no menu superior com o nome do grupo;
  3. Clique em editar (O ícone de um lápis);
  4. Vá em “Membros”;
  5. Depois Adicionar Membro;
  6. Você pode buscar a pessoa na sua lista de contatos e adicionar.

O processo é similar ao anterior, a diferença é apenas no final. Ao utilizar esse método, você pode atingir um número bem maior de pessoas com link do seu grupo, ao invés de selecionar manualmente cada pessoa.

  1. Abra o grupo;
  2. Clique no menu superior com o nome do grupo;
  3. Clique em editar (O ícone de um lápis);
  4. Vá em “Membros”;
  5. Depois Adicionar Membro;
  6. Marque “Convidar para o grupo via link”;
  7. Basta copiar ou compartilhar o link gerado pelo aplicativo.

6. Defina administradores em um grupo

Administrar grupos que acabam ficando muito grandes pode ser uma tarefa complicada para uma pessoa, por isso é bom contar com ajuda e promover gente de confiança para o papel de administradores. Para colocar alguém como administrador de um grupo, faça o seguinte:

  1. Abra o grupo;
  2. Clique no menu superior com o nome do grupo;
  3. Clique em editar (O ícone de um lápis);
  4. Vá em “Administradores”;
  5. Depois “Adicionar Admin”;
  6. Selecione a pessoa do grupo que pretende colocar como administrador;
  7. Selecione as permissões de administrador que as pessoas terão acesso e confirme.
Como usar o Telegram
Como colocar administradores nos grupos do Telegram (Imagem: Reprodução/ Telegram)

7. Encontre amigos

Claro que ao entrar em um aplicativo de conversas é necessário ter os seus contatos para conversar. Quando você cria sua conta do Telegram, o app busca automaticamente em sua agenda de contatos aquelas pessoas que já utilizam o Telegram.

Para adicionar alguém que não apareça na sua lista faça o seguinte:

  1. Entre no campo “Contatos” e depois convidar amigos;
  2. Digite o nome de algum de seus contatos que não esteja no Telegram;
  3. Selecione o campo “Convidar para o Telegram” o aplicativo vai enviar uma mensagem sms para o contato com um link para o Telegram.

Você também pode convidar amigos para o Telegram através de um link por outras plataformas, como o próprio WhatsApp, email e outras.

  1. Entre no campo “Contatos” e depois convidar amigos;
  2. Digite o nome de algum de seus contatos que não esteja no Telegram;
  3. Selecione o campo “Compartilhar o Telegram”, em seguida será aberto um menu com opções de serviços e aplicativos para que o link seja enviado.

Você também pode adicionar pessoas ou grupos que estejam próximos de você:

  1. Selecione a opção “Encontrar Pessoas Próximas”;
  2. O aplicativo vai solicitar, usar a localização do seu telefone. Após autorizar, os resultados da busca serão exibidos.

8. Apague sua conta

Entre as dicas de como usar o Telegram, não poderia faltar uma dica de como excluir sua conta no aplicativo. Afinal, qualquer pessoa pode decidir abandonar o aplicativo por alguma razão. Para apagar a conta do Telegram, o procedimento deve ser feito através da página de desativação do aplicativo.

É necessário colocar o número do telefone em formato internacional, então o preenchimento fica dessa forma:

  • 55 (Código internacional do Brasil) — DDD — Número do telefone

Você vai receber uma mensagem com um código no Telegram para confirmar a ação.

Site do App
Tela do site em que é possível apagar sua conta (Imagem: Reprodução / Telegram)

Lembrando: Ao apagar sua conta, todas as suas mensagens e contatos são apagados da plataforma, contudo os grupos e canais criados por você, continuarão funcionando e os administradores continuarão com seus privilégios.

Caso decida voltar para o Telegram depois da exclusão, fique ciente que sua conta será nova e não será possível reaver qualquer conteúdo relacionado à sua conta antiga.

Com informações: Telegram

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados