Início » Finanças » Como saber se meu voo foi cancelado?

Como saber se meu voo foi cancelado?

Evite o deslocamento desnecessário; como saber se meu voo foi cancelado e quais ferramentas estão disponíveis para isso

Leandro Kovacs Por

Para não começar as férias ou o dia de trabalho com o pé esquerdo. Veja abaixo, como saber se meu voo foi cancelado, quais as ferramentas estão disponíveis para os voos nacionais e internacionais e seus direitos no caso de cancelamento.

Como saber se meu voo foi cancelado? (Imagem: Anete Lusina/Unsplash)

Como saber se meu voo foi cancelado? (Imagem: Anete Lusina/Unsplash)

Como saber se meu voo foi cancelado?

Uma informação sempre importante para evitar transtornos dentro do aeroporto, no Brasil e pelo mundo. Existem duas fontes para encontrar informação de todos os voos dos aeroportos, o da INFRAERO (para voos nacionais) e o Kayak (voos internacionais).

Normalmente, as empresas têm seus próprios trackers, que também servem para buscar informações do seu voo. Dê preferência a ferramentas da própria companhia. No caso de ausência, pode-se utilizar um dos indicados abaixo.

INFRAERO

Caso vá fazer uma viagem a trabalho ou passeio doméstico, o site de voos da INFRAERO atende, razoavelmente, as necessidades de informações sobre as viagens do dia.

  1. Acesse o site;
  2. Selecione o aeroporto de saída do voo;
  3. Caso abra opções de companhias aéreas, selecione na linha inferior;
  4. Adicione o número do voo.

    Painel do tracker da INFRAERO (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

    Painel do tracker da INFRAERO (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Buscas globais, sem especificação de companhias aéreas ou número do voo, também funcionam. As buscas genéricas sobre um aeroporto vão liberar um quadro de partidas, igual o encontrado no aeroporto.

Kayak

Entrando no endereço do tracker da Kayak, o usuário poderá buscar informações dos voos de diversos aeroportos internacionais.

  1. Na primeira aba, pode-se inserir número do voo e o nome da companhia aérea;
  2. Na segunda aba, pode-se buscar a lista de voos de um determinado aeroporto;
  3. Especifique a data do voo;
  4. Escolha a faixa de horário que o voo estava programado.

    Janela do tracker da Kayak para voo específico (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

    Janela do tracker da Kayak para voo específico (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Ao fazer a busca por lista de aeroportos, pode-se clicar sobre o voo escolhido e obter informações específicas sobre ele em uma tela exclusiva.

Quais meus direitos se o voo for cancelado

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) determina uma série de direitos dos passageiros nesses casos, o cumprimento é obrigatório por parte das companhias aéreas.

Nos casos de atraso e cancelamento de voo, o passageiro que comparecer para o embarque tem direito à assistência material, que envolve comunicação, alimentação e hospedagem.

Essas medidas têm como objetivo minimizar o desconforto dos passageiros enquanto aguardam o voo, atendendo às suas necessidades imediatas. Mas, a assistência não será obrigatória por parte da empresa aérea se a alteração no voo for decorrente do fechamento de fronteiras ou de aeroportos por determinação das autoridades.

A assistência é oferecida gratuitamente pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera, contado a partir do momento em que houve o atraso ou o cancelamento.

  • A partir de 1 hora: Facilidades de comunicação (internet, telefonemas etc.).
  • A partir de 2 horas: Alimentação (voucher, refeição, lanche, bebidas etc.).
  • A partir de 4 horas: Hospedagem (obrigatório em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta. Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.

O Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) e seus acompanhantes sempre terão direito à hospedagem, independentemente da exigência de pernoite no aeroporto.

Se o atraso for superior a 4 horas (ou a empresa tenha estimado esse período) ou se houver cancelamento de voo, será obrigada a oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reembolso integral ou de reacomodação em outro voo disponível.

Acomodação em outro voo

Caso o passageiro escolha ser reacomodado em voo da mesma empresa em outra data e horário de sua conveniência, encerra-se a obrigação de oferecer assistência material. O objetivo da assistência material é atender aos passageiros que estejam aguardando no terminal do aeroporto ou na aeronave com portas abertas.

Se perder a conexão com outro voo

O passageiro que perder a conexão definida pela empresa aérea em razão de atraso da própria empresa tem direito à reacomodação ou ao reembolso integral. A reacomodação vai ocorrer em outro voo disponível. Somado a isso, a empresa deverá oferecer a assistência material, conforme o tempo de espera.

Quando a conexão é formada pelo próprio passageiro, a empresa aérea não se responsabiliza pelos problemas advindos desse planejamento. Antes de montar a conexão, sugere-se que o usuário fique atento ao horário de embarque de cada voo, seja nacional ou internacional, buscando evitar possíveis transtornos, inclusive quando houver troca de aeroportos, o deslocamento também é uma responsabilidade do passageiro.

Agora, já tendo conhecimento para saber do cancelamento do voo e seus direitos, diminuirá a tensão e nervosismo quando ocorrer o fato. Bons voos!

Com informação: INFRAERO 1, 2, Kayak

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando