Speedtest mostra onde Claro, Vivo, TIM e Oi têm sinal 4G e 5G

Atualização do Speedtest para Android traz mapa para verificar cobertura de rede 2G, 3G, 4G e 5G da Claro, Vivo, TIM e Oi

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
SpeedTest para Android ganha mapa com cobertura de operadoras (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Speedtest para Android ganha mapa com cobertura de operadoras (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Usuários do Speedtest já podem verificar onde tem sinal 3G, 4G e 5G de cada operadora pelo celular. O aplicativo do serviço para Android ganhou um mapa que dá detalhes sobre a cobertura da Claro, Vivo, TIM, Oi e outras companhias de telefonia móvel em diversas regiões do Brasil e do mundo.

A novidade, conhecida como “Mapas de Cobertura”, chega junto à versão 4.5.30 do app para Android. Segundo as notas de atualização, a função permite que o usuário “explore mapas de cobertura de rede de celular com base em dados reais coletados pelo aplicativo” para visualizar a “disponibilidade de várias operadoras” pelo app.

Speedtest mostra onde tem sinal 2G, 3G, 4G e 5G

O uso da ferramenta do Speedtest é simples. Pela aba “Mapas”, o usuário é levado a um mapa de sua redondeza. Nele, há informações referentes à operadora selecionada (só é possível escolher uma de cada vez). Vale lembrar que a lista de prestadoras varia de acordo com a localização exibida na tela do smartphone.

As áreas são divididas em quadrados coloridos, que indicam a tecnologia disponível naquele lugar. Quando uma parte do mapa está em azul escuro, significa que aquela região pode ter rede 5G disponível, por exemplo. Mas quando está em amarelo, o usuário possivelmente irá navegar em 2G ou 3G.

Como em qualquer mapa, o gesto de pinça pode ser usado na ferramenta do app Speedtest, o que permite ampliar a visualização para ter mais precisão sobre a cobertura de um lugar. Também é possível se deslocar para outras localidades.

O recurso já pode ser utilizado por quem atualizou o aplicativo. Durante os testes realizados pelo Tecnoblog nesta quinta-feira (4), foi possível verificar a cobertura no Rio de Janeiro, em cidades do interior do estado, como Búzios, Saquarema e Volta Redonda, e até mesmo em Nova York, nos Estados Unidos.

A nova versão do Speedtest está disponível na Google Play Store (play.google.com).

Com informações: Android Police

Receba mais sobre Speedtest na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados