Início » Finanças » Nubank está testando Google Pay para pagar com o celular

Nubank está testando Google Pay para pagar com o celular

Nubank prepara Google Pay para pagamentos por aproximação com celulares Android; fintech pode adicionar suporte a Apple Pay

Felipe VenturaPor

O Nubank vem adicionando diversos recursos em seus sete anos de vida, mas vem resistindo em oferecer suporte a carteiras digitais. Isso deve mudar em 2021: a fintech passou a testar integração com o Google Pay no Android, e sugeriu que o pagamento por aproximação com celular também virá para iPhones no Apple Pay.

Nubank (Imagem: divulgação)

Nubank (Imagem: divulgação)

O jornalista Cadu Silva e a conta @PayNewsBR apontam no Twitter que é possível iniciar o cadastro de um cartão do Nubank no Google Pay: você vê os termos do emissor e insere o código de verificação. O processo não dá certo por enquanto, mas o recurso já está em testes.

O Tecnoblog experimentou fazer isso: abrimos o Google Pay e selecionamos o cartão do Nubank que já estava cadastrado. O app pede que você confirme o CVV, código verificador de três números, por questões de segurança.

Então, aparecem os termos do emissor: trata-se de um contrato do Nubank estipulando as regras para usar o cartão de crédito e a conta digital (antes chamada NuConta). Após concordar, surge o aviso “seu banco está verificando o cartão…”, seguido de “não é possível concluir a configuração para pagamento por aproximação”.

Nubank no Google Pay (Imagem: Reprodução)

Nubank no Google Pay (Imagem: Reprodução)

Além disso, o app do Nubank exibe a seguinte notificação: “pedido de cadastro no Google Pay NEGADO, pois este tipo de transação é inválida”.

Nubank nega tentativa de cadastro no Google Pay (Imagem: Reprodução)

Nubank nega tentativa de cadastro no Google Pay (Imagem: Reprodução)

Vale notar que, quando o cartão não é compatível com Google Pay, o processo é diferente. Eu fiz o teste com o PicPay Card: o aplicativo até pede o código de verificação, mas explica que “não é possível configurar este cartão para pagamento nas lojas” porque “ainda não foi autorizado pelo banco a usar este recurso”.

Nubank não tem previsão de lançamento para Google Pay

Em comunicado ao Tecnoblog, o Nubank afirma que o teste com Google Pay “não significa que haja qualquer previsão de lançamento”. Este é o posicionamento:

A integração realizada recentemente permite que pagamentos pelo Google Pay sejam oferecidos no futuro, mas não significa que haja qualquer previsão de lançamento no momento. Acompanhamos de perto e com muita atenção as solicitações dos usuários, e no momento estamos focados em desenvolver serviços e funcionalidades que resolvam problemas mais urgentes e que atinjam o maior número possível de pessoas.

Nubank pode adotar Apple Pay

Tudo isso indica que o Nubank está a meio caminho andado de se integrar a outras carteiras digitais. É que, para fazer isso, a fintech precisou adotar a tokenização: dessa forma, o número do seu cartão fica guardado em uma parte segura do celular, mas não é transmitido para a maquininha – em vez disso, ela recebe uma sequência de números que precisa ser validada para a transação ocorrer.

A tokenização é requisito básico para o suporte a Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay. Há algumas diferenças entre eles: a fabricante do iPhone, por exemplo, estaria cobrando 0,15% dos bancos por cada transação; enquanto o Google não teria uma taxa desse tipo. (Para os consumidores, não há qualquer cobrança adicional.)

No final do ano passado, o Nubank deu a entender que se tornaria compatível com Apple Pay em 2021. No entanto, a empresa declarou: “atualmente estamos focados em desenvolver serviços e funcionalidades que resolvam problemas urgentes e que atinjam o maior número possível de pessoas, e não há previsão de lançamento da integração com Apple Pay”.

O Tecnoblog tentou adicionar cartões do Nubank ao Apple Pay e Samsung Pay, mas isso leva apenas a uma mensagem de erro.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Almeida (@Joao_Almeida)

Mais que na hora

Everton Dreher (@Dreher)

Espero por esse recurso desde 2017, quando virei cliente deles. Já cobrei diversas vezes no Twitter mas sempre davam desculpas kkkkk

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Fiz o teste aqui e aconteceu exatamente a mesma coisa.

Screenshot_20210204-135416_Google Play services1080×2400 106 KB Screenshot_20210204-134821_Google Play services1080×2400 504 KB

Lembro q todos os outros bancos q foram sendo adicionados, começaram vazando os termos assim. Foi o Brasil e Bradesco no Apple Pay, o Inter no Google Pay e muitos outros.

Então que eles vão adicionar suporte esse ano é certeza. Espero q seja ainda no primeiro semestre ou q eles pelo menos liberem os testes pra um público pequeno (se n me engano, um banco fez isso no Apple Pay. Liberou pra os primeiros clientes e, depois, bloquearam novas adições até finalizar)

Gigo CAP (@GigoCAP)

Do Nubank, só acredito quando for lançado mesmo. Porque a Nubank já até esteve presente num evento do Samsung Pay e até hoje…

700×394 29.6 KB

Renan Rufino (@RufinoRJ)

Desde seila quando (acho que 2015 ou 2017) que eu tento fazer isso e nada. Já pedi mil vezes no twitter e nada. Hoje só o débito do Itaú que funciona por lá.

Com a pandemia ficou muito melhor usar isso porque agora as pessoas não ficam te olhando com cara de pasmo na hora de pagar e você com o celular na mão

LekyChan (@LekyChan)

quando tiver isso no nubank eu porto meu salario para lá

Vinicius (@Viniciusp)

Olha só que moderninho…
O Nubank é o velho banco novo.

Darllan Marinho (@Darllan_Marinho)

Eu sinceramente não entendo como o Nubank tem tanto cliente e destaque, pois, é um banco tímido demais, faltam produtos, não tem DDA, não tem débito automático, não tem pagamento por aproximação, não tem seguros, investimentos em ações, cashback em compras, etc. Coisas que outros bancos possuem. Nubank é pelado, é para quem quer um cartão de crédito, pagar boleto, fazer recarga de celular e receber transferência, só.

𝕮𝖆𝖗𝖑𝖔𝖘 ⚯͛ (@IanCarlos)

você fala dos cartões que você tem ? e pra Google Pay ou outro ? pq o Next, Digio e Inter dos que eu tenho funcionam no Google Pay.

Joleno Dos Bítus (@Joleno)

O Nubank é moderninho, mas nem tanto!

Darllan Marinho (@Darllan_Marinho)

Pois é, até fico surpreso do boom que fizeram com o Nubank, de moderno falta muito.