Início » Jogos » Como jogar Yakuza Kiwami [Guia para iniciantes]

Como jogar Yakuza Kiwami [Guia para iniciantes]

Confira nossas dicas de como jogar Yakuza Kiwami, o remake do primeiro título da franquia de ação, disponível no Xbox Game Pass

Ronaldo GogoniPor

Yakuza Kiwami é o remake do primeiro jogo da série Yakuza, que assim como as demais releituras da franquia, está disponível no Xbox Game Pass. O título mescla elementos de RPG, exploração de mundo aberto e combate livre para contar uma história sobre amizade, traição, ganância e violência. Confira nossas dicas e aprenda como jogar Yakuza Kiwami.

Yakuza Kiwami (Imagem: Divulgação/Ryu Ga Gotoku Studio/SEGA)

Yakuza Kiwami (Imagem: Divulgação/Ryu Ga Gotoku Studio/SEGA)

O que é Yakuza Kiwami?

Yakuza Kiwami é um jogo de ação e aventura e o remake de Yakuza, título originalmente lançado para o PlayStation 2 em 2006. Ele usa elementos de RPG e exploração de mundo aberto em um mapa urbano, além de combate em tempo real.

Na trama, o protagonista Kazuma Kiryu é um ex-membro da Yakuza (a máfia japonesa), que foi banido de seu clã pela suposta morte de seu superior. Após cumprir uma pena de 10 anos de prisão e ser solto, Kiryu se envolve em uma trama em que todos os clãs de Kamurochō (distrito inspirado no real Kabukichō) estão atrás de uma fortuna de dez bilhões de ienes que sumiu, e que está ligada de alguma forma a uma misteriosa garotinha chamada Haruka.

Em que plataformas está disponível?

Yakuza Kiwami está disponível no PS3, PS4, Xbox One e Windows, e pode ser acessado também no PS5 e Xbox Series X|S, via retrocompatibilidade.

Quais os requisitos para jogar no PC?

ComponenteConfigurações mínimas
ProcessadorProcessador de 64 bits
Memória RAM4 GB
Placa de vídeoNvidia GeForce GTX 560 ou AMD Radeon HD 6870
Espaço em discoNão especificado
Sistema operacionalWindows 7 de 64 bits

1. Sempre tenha vários itens de energia no inventário

Yakuza Kiwami (Imagem: Reprodução/Ryu Ga Gotoku Studio/SEGA)

Yakuza Kiwami (Imagem: Reprodução/Ryu Ga Gotoku Studio/SEGA)

Por mais forte e resistente que Kiryu venha a se tornar no decorrer do jogo, os combates serão constantes e muitos inimigos são bem fortes (em especial o persistente Goro Majima, de quem falaremos adiante). Por isso, é obrigatório sempre ter itens de recuperação de energia em seu inventório.

Os tônicos são os mais baratos, mas recuperam de pouca a muita energia, alguns recuperam a barra Heat (dos golpes especiais), e alguns, ambas as barras. Já os bentôs (marmitas), kits de sushi, onigiris e outros são mais custosos, mas recuperam mais energia.

Aproveite também para comer e beber em restaurantes, bares e outros estabelecimentos, e nunca fique com pouca energia por muito tempo.

2. Aprenda técnicas e aumente sua energia primeiro

Yakuza Kiwami (Imagem: Reprodução/Ryu Ga Gotoku Studio/SEGA)

Yakuza Kiwami (Imagem: Reprodução/Ryu Ga Gotoku Studio/SEGA)

O sistema de evolução de Yakuza Kiwami concede um ponto de habilidade a cada nível, que pode ser gasto nas rodas de evolução Technique, Soul e Mind (a quarta é restrita). O preço de uma habilidade varia conforme o nível, e será preciso enfrentar muitos inimigos para desbloquear tudo.

O recomendado a fazer é priorizar as habilidades que aumentam o tamanho das barras de energia e Heat de Kiryu, intercalando com o desbloqueio de novas técnicas de combate. Deixe as habilidades passivas por último, a menos que elas fiquem no caminho de um recurso mais útil.

3. Domine todos os estilos de luta de Kiryu

Yakuza Kiwami (Imagem: Reprodução/Ryu Ga Gotoku Studio/SEGA)

Yakuza Kiwami (Imagem: Reprodução/Ryu Ga Gotoku Studio/SEGA)

Kiryu é um exímio lutador e possui quatro estilos de combate diferentes, cada um identificado por uma cor:

  • Brawler (azul): Técnicas básicas de luta de rua;
  • Rush (púrpura): Golpes rápidos, similares a kung-fu;
  • Beast (amarelo): Estilo violento com golpes poderosos e agarões, mas de movimentação lenta;
  • Dragon (vermelho): Estilo original de Kiryu, que lhe rendeu o apelido de “Dragão de Dojima”.

Você pode trocar de estilo a qualquer momento, e muitas vezes isso será necessário. Quando um oponente fica tonto, ele irá brilhar em uma cor, e caso sua barra de Heat esteja cheia, troque para o estilo correspondente e aperte o botão de golpe especial. Isso fará com que Kiryu aplique uma finalização Kiwami especial, que causa uma grande quantidade de dano.

4. Goro Majima, seu melhor aliado (sério)

Majima está em todo lugar, Kiryu-chan! (Imagem: Reprodução/Ryu Ga Gotoku Studio/SEGA)

Majima está em todo lugar, Kiryu-chan! (Imagem: Reprodução/Ryu Ga Gotoku Studio/SEGA)

Goro Majima, o “cachorro louco de Shimano”, é o auto-declarado rival de Kiryu, e fará de tudo para ter uma luta decente com o protagonista. O sistema “Majima Everywhere”, introduzido em Yakuza Kiwami, consiste em disparar encontros aleatórios em qualquer lugar, em qualquer situação, o que inclui um duelo de boliche e um mini apocalipse zumbi, além de confrontos diretos.

A cada vitória, Kiryu recuperará uma habilidade da roda Dragon, incluindo técnicas que ele desaprendeu após 10 anos preso. Assim, Majima age como um treinador e permite que você recupere sua real força. Logo, enfrente-o sempre que puder e estude suas técnicas, visto que ele também possui mais de um estilo de luta.

5. Aproveite tudo o que o jogo tem a oferecer

Yakuza Kiwami (Imagem: Reprodução/Ryu Ga Gotoku Studio/SEGA)

Há muito o que fazer em Yakuza Kiwami, e não é muito inteligente se focar apenas na história principal. Existem dezenas de histórias paralelas que concedem pontos de experiência, itens e acesso a áreas secretas, jogos como as cabines de baseball, arcades, autoramas, jogos de cartas e muito mais. Logo, explore Kamurochō à vontade.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando