O que é HTML? [Guia para iniciantes]

Saiba o que é HTML, o que são tags, quando a linguagem foi criada e sua importância para a web moderna

Diego Melo
Por
• Atualizado há 11 meses
Como usar o GitHub / Christopher Gower / Unsplash
HTML é o "esqueleto" da web (Imagem: Cristopher Gower / Unsplash)

HTML é uma linguagem de marcação de hipertexto utilizada na criação de documentos e páginas da web. Os marcadores, chamados de “tags”, servem para indicar a função de cada elemento na página, como textos, imagens e vídeos, além de suas conexões com outros elementos (links) e como eles serão interpretados pelo navegador. Saiba mais sobre o que é HTML, quando foi criado e sua importância para a internet moderna.

O que é HTML?

HTML é a sigla para HyperText Markup Language (Linguagem de Marcação de Hipertexto, em inglês). Foi criado na década de 1990 pelo físico britânico Tim Berners-Lee, considerado o “pai da web”, para auxiliar na formatação dos documentos de pesquisas compartilhados entre ele e seus colegas.

Com o desenvolvimento dos navegadores e a popularização da internet, o HTML passou a ser utilizado na criação de sites, tornando-se um dos pilares da “World Wide Web”. Atualmente, a tecnologia evoluiu e é utilizada em conjunto com outras ferramentas, como o CSS e o JavaScript, no desenvolvimento de sites e aplicativos web dinâmicos.

O que é HTML?/ Pixabay / Pexels
Exemplo de código HTML (Imagem: Pixabay / Pexels)

Como funciona?

O HTML é uma linguagem de marcação com a qual os elementos de uma página são identificados e definidos, geralmente, por um par de marcadores conhecidos como tags. Esses elementos podem ser desde textos e suas formatações, como parágrafos, sublinhados e links, até conteúdos multimídia, como imagens e vídeos.

As tags descrevem a estrutura semântica de uma página, ou seja, a organização de suas informações, que então é recebida, interpretada e renderizada pelo navegador.

Abaixo, um exemplo de uma página HTML que exibe a mensagem “Olá, mundo!” em um parágrafo.

<!doctype html>

  <html lang="pt-br">
  <head>
    <meta charset="utf-8">

    <title>Exemplo HTML</title>
    <meta name="description" content="Exemplo HTML">
    <meta name="author" content="Tecnoblog">

  </head>

  <body>
   <p>Olá, mundo!</p>
  </body>
</html>

Alguns tipos de tags introduzem o elemento diretamente na página, como <input />, para caixa de texto, enquanto outras envolvem o conteúdo e podem conter outras tags, como o <li> e </li>, para listas. A utilização correta dos marcadores em uma página HTML é importante para o conteúdo ser identificado corretamente por mecanismos de buscas, como o Google.

Os documentos HTML são arquivos de texto simples, com a extensão .html, e podem ser escritos na maioria dos editores de texto comuns, como o Bloco de Notas, do Windows. Em aplicações mais avançadas, recomenda-se a utilização de ambientes de desenvolvimento integrado, como o Visual Studio Code, que oferecem recursos que facilitam a escrita do código.

As especificações do HTML são mantidas pela organização World Wide Web Consorcium (W3C) em parceria com a WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working Group). A linguagem também é atualizada e publicada em versões. A atual, divulgada em 2014, é o HTML 5.2, que incluiu tags com funcionamento integrado ao JavaScript e ao CSS, além da padronização de seções comuns, como cabeçalho, rodapé, etc.

Com informações: MDN Web Docs

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre HTML na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados