Google Fit mede frequência cardíaca e respiração com câmera do celular

Novos recursos de monitoramento cardíaco e respiratório não exigem o uso de gadgets adicionais para realizar a leitura

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Fit mede frequência cardíaca
Google Fit mede frequência cardíaca e respiratória (Imagem: Divulgação/Google)

O aplicativo Google Fit receberá, a partir de março, um recurso capaz de medir a sua frequência cardíaca e monitorar a sua respiração. A função não exigirá nenhum gadget além do smartphone, e é feita com auxílio da câmera do celular. Inicialmente, a novidade desembarca nos telefones Pixel, mas há planos para que o Google expanda a funcionalidade para outros smartphones Android no futuro.

Para monitorar a sua frequência respiratória, é necessário enquadrar o rosto e a parte superior do corpo na câmera frontal do aparelho, seguindo as orientações fornecidas pelo app. O procedimento permite que o software determine a velocidade da sua respiração com base no movimento de inspirar/expirar do seu tórax.

Já o rastreamento de frequência cardíaca a câmera para identificar mudanças praticamente imperceptíveis na cor dos seus dedos. O monitoramento dessas pequenas alterações é chamado no campo da saúde/pesquisa científica de fotopletismografia (PPG) – e os sinais, geralmente, não conseguem ser registrados a olho nu.

O monitoramento cardíaco com o celular é eficaz?

Como forma de acompanhamento, no dia a dia, a tecnologia promete ser eficaz. No entanto, ela não deve ser utilizada como forma de diagnóstico. O Google explica:

Embora essas medições não sejam destinadas a diagnósticos médicos ou para avaliar condições médicas, esperamos que possam ser úteis para quem usa o aplicativo Google Fit para monitorar e melhorar o bem-estar no dia a dia. (…) Desenvolvemos ambos os recursos – e concluímos os estudos clínicos iniciais para validá-los – para que funcionem em uma variedade de condições do mundo real e para o maior número possível de pessoas.

A empresa afirma ainda que o algoritmo de frequência cardíaca é capaz de considerar fatores cruciais como iluminação, tom de pele e idade para funcionar corretamente. Após a medição, o usuário ainda pode guardar o registro no aplicativo para manter um histórico de saúde e identificar tendências com o tempo.

Com informações: Google e Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados