Início » Gadgets » Ventilador com Bluetooth usa celular como controle remoto

Ventilador com Bluetooth usa celular como controle remoto

Modelos homologados pela Anatel são ventiladores de mesa com 6 pás e pertencem à linha Arno Ultra Silence Force Bluetooth

Ana MarquesPor

O calor desse verão dispensa comentários, mas a Arno pode estar prestes a facilitar a vida dos brasileiros que estão sofrendo com as altas temperaturas. A empresa acaba de receber da Anatel a homologação de um ventilador da linha Ultra Silence Force que suporta Bluetooth. Ele não é o primeiro a contar com o recurso no país, mas se destaca por possibilitar controle pelo celular, em vez de usar um controle remoto próprio.

Manual do Ventilador Arno Ultra Silence Force com Bluetooth (Imagem: Reprodução/Arno)

Manual do Ventilador Arno Ultra Silence Force com Bluetooth (Imagem: Reprodução/Arno)

De acordo com os documentos obtidos, tratam-se de dois modelos: VE3416B1, VE3416B2, ambos ventiladores de mesa com 6 pás. Visualmente, eles são bastante semelhantes aos demais ventiladores Arno Ultra Silence Force, com exceção da área de controle de velocidade do aparelho, que em vez de um tradicional botão giratório, traz um painel Bluetooth exclusivo, que também permite acionar as três velocidades com um toque.

Certificado do Ventilador Arno Ultra Silence Force com Bluetooth (Imagem: Reprodução/Anatel)

Certificado do Ventilador Arno Ultra Silence Force com Bluetooth (Imagem: Reprodução/Anatel)

O Tecnoblog também teve acesso ao manual de instruções do produto, que explica como ocorre o pareamento. De acordo com as informações contidas no guia, é necessário pressionar o botão “Power” por 5 segundos até que uma luz acenda, indicando que o dispositivo está pronto para ser pareado. No seu smartphone, será necessário baixar e instalar o aplicativo da Arno.

Neste momento de conexão, a Arno indica que o celular e o ventilador estejam em uma distância de até 1,5 metro. Após o pareamento, a marca afirma que é possível controlar o ventilador em um raio de 10 metros.

Com o app da Arno, o consumidor ainda poderá criar programações customizadas. O software é compatível com Android 5 ou superior e iOS 11 ou versões posteriores.

Ventilador Arno Ultra Silence Force com Bluetooth (Imagem: Reprodução/Anatel)

Ventilador Arno Ultra Silence Force com Bluetooth (Imagem: Reprodução/Anatel)

Apesar de ter recebido a permissão para ser comercializado do Brasil, ainda não há data de lançamento anunciada para o Arno Ultra Silence Force Bluetooth no mercado nacional.

Colaborou: Everton Favretto

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eu (@Keaton)

Esse ventilador ai lembra bastante aquele outro com controle remoto da Arno também… tanto que eu achei que era esse modelo. hahaha

pedroneto (@pedroneto)

Se tiver a mesma potência do outro modelo com controle remoto IR… O bicho é um monstro. Muito forte!

Obs: clonei o controle no broadlink rm pro, consigo ligar e mudar as velocidades com a Alexa

Eu (@Keaton)

Se não estou engando, o Ultra Silence Force (VU40) é mais forte que o com controle remoto.

Everton Favretto (@evefavretto)

Eu não ficaria nem um pouco surpreso se trocaram o módulo de IR por um Bluetooth e usaram o resto do ventilador as-is.

Sérgio (@trovalds)

Tenho inveja de lugares em que ventilador é suficiente pra espantar o calor. Aqui se não for AC, esquece.

Emanuel Schott (@Emanuel_Schott)

Aqui, dependendo da época do ano, ventilador só serve pra jogar ar quente pra cima da gente…kkkk

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Eu desisti do Silence Force Touch pq o controle remoto é IR, se fosse RF como o da Mallory teria vendido os dois modelos que tenho, já que estão novos ainda, e comprado ele.

Eu (@Keaton)

A Arno geralmente reutiliza mesmo. Por exemplo, eu tenho um VF40 e um VF55 e eles usam a mesma helice. Porém o motor é diferente.

Léx Ferracioli (@Lex_Ferracioli)

Tenho 2 desse Ultra Silence Force um de mesa e outro de coluna, aqui geralmente faz de 32° à 37°, é muito eficiente, às vezes da até frio, nunca liguei no máximo, é muito forte, não vai gelar igual AC mas são muito bons.

Eu (@Keaton)

Tipo. Não dá pra comparar ventilador barato (Mallory*, Philco, Britania) com o Silence Force. (*existe apenas um Mallory capaz de bater de frente em questão de vento, mas o motor é ruidoso pelo que lembro)

Sérgio (@trovalds)

Vou responder “por atacado”: aqui pras bandas onde moro as temperaturas são QUENTES. E o ar que circula pela casa fica quente, literalmente. Aqueles memes do ventilador cuspindo fogo, é basicamente aquilo em alguns dias. Não é ter um ventilador mais ou menos potente. Minha namorada tem um Arno, já ventila horrores no mínimo.

Leandro (@lth_leandro)

Tenho plena consciência de que estou me tornando um velho chato e ranzinza, mas ainda assim, acho que todas essas coisas bluetooth, automações, smart homes, trecos inteligentes diversos, servem para resolver uma imensa quantidade de problemas que nunca tivemos.

² (@centauro)

Mas preguiça sempre foi um problema que tivemos.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Dá pra dizer o mesmo de controle remoto de TVs e rádios.

Ou timer do micro-ondas, torradeira, fogão, forno elétrico…

Exibir mais comentários