Chrome remove extensão The Great Suspender por conter malware

Extensão criada para reduzir consumo de RAM no Chrome foi removida após receber atualização com códigos maliciosos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome (Imagem: Nathana Rebouças/Unsplash)
Google Chrome (Imagem: Nathana Rebouças)

O Google removeu a extensão The Great Suspender, desenvolvida para reduzir o consumo de RAM do Chrome. A empresa também forçou o encerramento da ferramenta onde ela já estava instalada. O navegador informou aos usuários da extensão que ela “foi desativada porque contém malware”.

Inicialmente, a The Great Suspender atuava como solução para desativar abas do Chrome que não estavam sendo usadas. A extensão permitia definir um tempo para manter páginas funcionando. Quando o período era esgotado, ela suspendia a aba para economizar RAM. A aba permanecia visível, mas a página só voltava a aparecer após ser recarregada.

A extensão operou dessa forma até junho de 2020, quando foi vendida para uma empresa pouco conhecida. A ferramenta recebeu atualizações que lhe permitiam se conectar com servidores de terceiros e executar códigos. Isso levava, entre outras coisas, à exibição de anúncios e ao bloqueio de certos sites sem a autorização dos usuários.

Aviso do Chrome sobre The Great Suspender (Imagem: Reprodução/The Verge)

Aviso do Chrome sobre The Great Suspender (Imagem: Reprodução/The Verge)

Uma saída para evitar o código malicioso era desativar o rastreamento no Chrome. Assim, a ferramenta não poderia rodar códigos de terceiros e exibir conteúdos indesejados. A opção, no entanto, não é conhecida por muitos usuários e permitiria que a The Great Suspender continuasse sua atividade normalmente com boa parte de seus 2 milhões de usuários.

Chrome tem alternativas à The Great Suspender

Com a remoção da The Great Suspender, várias extensões na Chrome Web Store buscam ocupar o espaço deixado pela ferramenta. Entre elas, estão a The Great Discarder e a Auto Tab Discard. Ambas servem para quem deseja economizar RAM fechando abas que estão há muito tempo sem uso no navegador.

Há ainda a Tabs Limiter with Queue, que permite definir o limite de abas para o navegador. Ao chegar no número definido, as abas excedentes são levadas para uma fila em segundo plano e só voltam a aparecer quando outras são fechadas. As extensões OneTab e Tabs Outliner, por sua vez, reúnem links para todas as abas em apenas uma página.

Para quem busca uma alternativa idêntica ao The Great Suspender, há uma versão não oficial e sem códigos maliciosos no GitHub. No entanto, não há informações sobre qual será o futuro da extensão alternativa com a remoção da ferramenta oficial.

Com informações: The Verge, Lifehacker.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados