Início » Aplicativos e Software » Chrome remove extensão The Great Suspender por conter malware

Chrome remove extensão The Great Suspender por conter malware

Extensão criada para reduzir consumo de RAM no Chrome foi removida após receber atualização com códigos maliciosos

Victor Hugo SilvaPor

O Google removeu a extensão The Great Suspender, desenvolvida para reduzir o consumo de RAM do Chrome. A empresa também forçou o encerramento da ferramenta onde ela já estava instalada. O navegador informou aos usuários da extensão que ela “foi desativada porque contém malware”.

Google Chrome (Imagem: Nathana Rebouças)

Google Chrome (Imagem: Nathana Rebouças)

Inicialmente, a The Great Suspender atuava como solução para desativar abas do Chrome que não estavam sendo usadas. A extensão permitia definir um tempo para manter páginas funcionando. Quando o período era esgotado, ela suspendia a aba para economizar RAM. A aba permanecia visível, mas a página só voltava a aparecer após ser recarregada.

A extensão operou dessa forma até junho de 2020, quando foi vendida para uma empresa pouco conhecida. A ferramenta recebeu atualizações que lhe permitiam se conectar com servidores de terceiros e executar códigos. Isso levava, entre outras coisas, à exibição de anúncios e ao bloqueio de certos sites sem a autorização dos usuários.

Aviso do Chrome sobre The Great Suspender (Imagem: Reprodução/The Verge)

Aviso do Chrome sobre The Great Suspender (Imagem: Reprodução/The Verge)

Uma saída para evitar o código malicioso era desativar o rastreamento no Chrome. Assim, a ferramenta não poderia rodar códigos de terceiros e exibir conteúdos indesejados. A opção, no entanto, não é conhecida por muitos usuários e permitiria que a The Great Suspender continuasse sua atividade normalmente com boa parte de seus 2 milhões de usuários.

Chrome tem alternativas à The Great Suspender

Com a remoção da The Great Suspender, várias extensões na Chrome Web Store buscam ocupar o espaço deixado pela ferramenta. Entre elas, estão a The Great Discarder e a Auto Tab Discard. Ambas servem para quem deseja economizar RAM fechando abas que estão há muito tempo sem uso no navegador.

Há ainda a Tabs Limiter with Queue, que permite definir o limite de abas para o navegador. Ao chegar no número definido, as abas excedentes são levadas para uma fila em segundo plano e só voltam a aparecer quando outras são fechadas. As extensões OneTab e Tabs Outliner, por sua vez, reúnem links para todas as abas em apenas uma página.

Para quem busca uma alternativa idêntica ao The Great Suspender, há uma versão não oficial e sem códigos maliciosos no GitHub. No entanto, não há informações sobre qual será o futuro da extensão alternativa com a remoção da ferramenta oficial.

Com informações: The Verge, Lifehacker.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando