Início » Computador » Bateria do Mac não carrega, o que fazer?

Bateria do Mac não carrega, o que fazer?

Sem carregamento; saiba o que fazer se a Bateria do Mac não carrega, possíveis motivos e formas de resolver o problema

Leandro Kovacs Por

Nada mais irritante do que sua bateria estar no fim e ao plugar o carregador receber a mensagem “Sem carregamento”. Veja abaixo, o que fazer quando a bateria do Mac não carrega. Entenda os possíveis motivos do problema e formas para solucioná-lo.

Bateria do Mac não carrega, manutenção preventiva é a opção (Imagem: Kari Shea/Unsplash)

Bateria do Mac não carrega, manutenção preventiva é a opção (Imagem: Kari Shea/Unsplash)

Verificar as condições da bateria do Mac

O primeiro passo que deve ser feito é verificar a condição da bateria do seu Mac. O usuário pode encontrar informações sobre o estado de conservação no próprio sistema.

Para visualizar as condições da bateria

  1. Escolha o menu Apple → “Preferências do Sistema”;
  2. Depois clique em “Bateria” e novamente em “Bateria”;
  3. No canto inferior direito, clique em “Saúde da Bateria”.

As seguintes condições podem aparecer para verificação:

  • Normal: a bateria está funcionando normalmente;
  • Manutenção recomendada: a bateria está com desempenho normal, mas sua capacidade de conter carga é menor do que quando era nova. Pode ser desejável substituir a bateria.

Detalhe: a bateria também pode não estar funcionando normalmente e o usuário pode notar, ou não, uma mudança no seu comportamento, ou na quantidade de carga que ela segura. A manutenção preventiva é indicada, assim poderá continuar usando a bateria antes do problema surgir, sem danificar o seu computador.

Status da bateria “Sem Carregamento”

Após a verificação normal, surgiu essa mensagem na área de bateria, e agora? O Mac pode dizer “Sem Carregamento”, mesmo se ele estiver conectado a uma fonte de alimentação. Então a bateria do Mac não carrega e isso pode acontecer por alguns motivos:

  • O computador parou temporariamente o carregamento para prolongar a vida útil da bateria. A bateria pode descarregar 90% ou mais antes de começar a carregar novamente. Para continuar carregando a bateria imediatamente, é necessário desativar o gerenciamento da saúde da bateria nas preferências do “Economizador de Energia”;
  • O computador está conectado à uma fonte de alimentação que fornece energia suficiente para funcionar, mas não para carregar a bateria. Por exemplo, o Mac pode não carregar quando estiver conectado a um adaptador de alimentação de baixa voltagem. É possível usar o Mac sem esgotar a bateria, porém a bateria não será carregada, mesmo que o usuário desligue ou coloque-o no modo de repouso;
  • O computador está funcionando com um nível muito alto de desempenho, usando mais energia do que a fornecida pela fonte de alimentação. Por exemplo, alguns apps, como softwares de edição de vídeo e videogames, podem precisar de mais energia e descarregar a bateria mais rapidamente.

Soluções possíveis para resolver problema de carregamento

Algumas soluções possíveis para resolver o problema de carregamento da bateria do Mac:

  1. Reinicialize o SMC: redefina o SMC (System Management Controller, Controlador de gestão do sistema), que controla a forma que o seu Mac controla a energia;
  2. Repare o seu Mac: se mesmo assim a bateria não carregar, você precisará levar seu Mac para manutenção. De preferência, em lojas especializadas ou autorizadas pela Apple, Mac são sensíveis;
  3. Inspecione o hardware: verifique o básico, como o funcionamento correto das tomadas de energia.
  4. Certifique-se de que não haja rupturas no cabo ou manchas escuras em sua superfície. Se o cabo estiver danificado, é provável que seja a causa do problema.
  5. Verifique as portas e plugs para qualquer objeto estranho ou poeira que possa ter se acumulado. A sujeira que está bloqueando a conexão pode ser removida com um palito;
  6. Verifique a conexão do adaptador de alimentação Mac. O adaptador Apple vem em duas partes – uma peça quase quadrada e um plugue removível (diferente dependendo da tomada) que se conecta à parede. Se você descobrir que a bateria do Mac não está carregando, tente remover as duas peças e juntá-las novamente;
  7. Resfrie seu laptop: se o seu computador estiver superaquecendo, isso pode afetar a vida útil da bateria do seu Mac. Assim que os sensores térmicos do seu laptop detectarem um aumento repentino na temperatura, eles vão bloquear o acesso à fonte de alimentação. Desligue-o um pouco ou use um ventilador externo para ajudar a resfriá-lo.

Como aumentar a vida útil da bateria do seu Mac

Se sua carga parece estar acabando muito rapidamente ou a bateria do Mac não carrega, o usuário deve verificar se suas configurações não estão consumindo energia.

  1. Em Preferências do sistema, selecione Economizador de energia;
  2. Defina os controles deslizantes “Desligar a tela após” nas guias Bateria e Adaptador de energia para a configuração confortável mais baixa;
  3. Marque a caixa “Colocar discos rígidos para hibernar sempre que possível”;
  4. Selecione a caixa para “Escurecer levemente a tela com a energia da bateria”.

Os menus iStat são a melhor maneira de verificar o status do seu Mac regularmente. Este utilitário não obstrutivo o ajudará a controlar o que exatamente está consumindo sua bateria.

Essencialmente, iStat Menus são um monitor de sistema avançado para a barra de menus do Mac que fornece informações vitais sobre indicadores-chave como carga da CPU, uso do disco, temperatura, bem como ciclos e vida útil da bateria.

Com essas informações, você pode identificar rapidamente o problema e chegar a uma solução para melhor desempenho.

Endurance é outro utilitário essencial para ajudá-lo a estender a vida útil da bateria do seu Mac. Ele foi projetado para espremer automaticamente a energia prolongada, escurecendo gradualmente a tela, alterando sua velocidade de processamento, suspendendo aplicativos inativos e minimizando a energia sendo drenada pelo Flash.

Essas são as principais dicas para saber o que fazer caso a bateria do Mac não esteja carregando. A manutenção preventiva é importante para contornar esses problemas de desgaste. Fique atento e boa sorte!

Com informações: Apple 1, 2 ,3.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando