Na sexta-feira passada, cerca de 25 mil sites hospedados pela Locaweb — o número não é confirmado pela empresa, mas centenas de clientes reclamaram nas redes sociais — foram afetados por uma brecha de segurança. Naquele dia, um hacker supostamente turco modificou a página inicial de vários desses sites.

De acordo com a empresa de hospedagem, "os sites alterados foram alvo de uma vulnerabilidade do sistema operacional Red Hat Linux, para qual o fornecedor ainda não tem solução", jogando a culpa na falta de atualização do sistema operacional. Agora há pouco a Red Hat brasileira emitiu um comunicado no qual contesta a informação, afirmando que a Locaweb não é sua cliente.

"A Red Hat comenta que a Locaweb não consta de seu quadro de clientes - no Brasil ou no exterior - não possuindo, portanto, subscrições que permitam acesso a serviços de manutenção e suporte. Adicionalmente, a Red Hat declara que não pode ser responsabilizada por falhas no ambiente de segurança", informa o comunicado.

São três tipos de licença que a Red Hat oferece: de suporte, de gerenciamento e de software. A Locaweb não é cliente de nenhuma dessas modalidades.

A Red Hat brasileira esclareceu que a brecha no kernel do Linux que a Locaweb aponta como responsável pela falha de sexta-feira recebeu um patch — ou seja, foi corrigida — nos sistemas comercializados por ela faz mais de um mês. Segundo a empresa, não houve ocorrência da falha entre seus clientes.

Atualização às 19h43 | Entramos em contato com a equipe de vendas da Locaweb questionando sobre os serviços de hospedagem baseados em Linux. De acordo com um atendente, o Linux utilizado pela empresa é o Linux AS 5.0 Red Hat.

Atualização às 19h48 | A assessoria de imprensa da Red Hat disse desconhecer o sistema Linux AS 5.0 Red Hat, citado pela equipe de vendas da Locaweb.

Atualização em 22/set à 0h56 | Ao receber o comunicado da Red Hat, o TB tentou entrar em contato com a Locaweb para que a empresa de hospedagem se manifeste sobre o assunto. Aguardamos uma resposta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Silva
Na verdade a maioria das empresas de hospedagem estão utilizando o CentOs.
@ThiagoCapuano
Conversa, se fosse isso explica ai como que o print é da parte da configuração.
Alexandre
Correto. Isso acontece muito, principalmente quando o funcionário troca de setor, sai da empresa etc e não é possível alterar o login, email etc nos cadastros. Isso existe. Uma solução prática pra isso seria cadastrar o email do departamento ou grupo e não de funcionários. No caso da Locaweb eles podem ter trocado a descrição para ficar mais claro que se tratava da Locaweb. Se for mesmo confirmado que a Locaweb é cliente até 2011, vai ficar muito feio pra Red Hat... Caberia até um processo bacana pela declaração mentirosa.
Tiago César Oliveira
Touché
Tiago César Oliveira
E com motivo!
kylefurtado
Não esperava por essa.
Daniel Drumond
Olha... Se você oferece um serviço, você tem de cumprir a sua parte. Se for incapaz, nem o faça, se não COM CERTEZA iram malhar-te.
@ThiagoCapuano
Entendo. Se der treta em alguma questão fica a critério da comodidade de culpabilidade como ocorreu. Isso?
j2k
é só questao de comodidade, tem nada a ver com transferencia de responsabilidade.
@ThiagoCapuano
Heim? Quer dizer que eu sou o responsavel por um titulo e transmito a responsabilidade a outro? Não entendi.
j2k
SOBRE O CADASTRO DO CEO TER OUTRO EMAIL: acho que fizeram uma tempestade num copo d'agua quanto a questao do cadastro do CEO estar com email de outra pessoa. Acho isso a coisa mais comum do mundo na area de TI. Geralmente essas coisas ficam no nome do "chefe", mas quem cuida mesmo é o subordinado, entao já poe o email do cara pra receber os comunicados e tomar as atitudes necessárias. Não tem nada de falsidade ideologica, besteira total isso. Minha humilde opiniao...
JoseRenan
e o povo tá metendo pau na loKa web!! - e eu to curtindo!
Leandro Mugnol
E a mascara da Locaweb e seus atores globais começa a cair, apenas fazer propaganda e não investir em sistemas e pessoal qualificado, da nisso! http://www.google.com/support/forum/p/webmasters/thread?tid=0f8f2ff2db4e01d1&hl=pt-BR
Guilherme Mac
Pelo comentário vc realmente conhece software livre e nem mesmo quem é Red Hat.
@ThiagoCapuano
Alex se você não consegue ver, não sou eu que irei trocar seus oculos. É um sistema legado. Se não gostou não posso fazer nada, talvez você encontre outro para apresentar os "seus conhecimentos"
Exibir mais comentários