Início » Jogos » O GTA 5 tem crossplay?

O GTA 5 tem crossplay?

Pretende jogar GTA Online com seus amigos, mas eles têm o jogo em outra plataforma? Descubra se GTA 5 tem crossplay

Diego Melo Por

O GTA 5 foi lançado em 2013 para PS3 e Xbox 360, remasterizado para PS4 e Xbox One em 2014, chegou aos PCs em 2015, e já tem versões planejadas para PS5 e Xbox One Series S/X. Com tanto tempo de estrada e um modo online que continua sendo um sucesso, é normal os jogadores se perguntarem: o GTA 5 tem crossplay? Descubra a resposta neste artigo.

GTA 5 tem crossplay? / Divulgação / Rockstar Games

GTA Online (Imagem: Divulgação / Rockstar Games)

O que é crossplay?

Crossplay é a possibilidade de você e seus amigos jogarem o mesmo jogo online, mas em plataformas diferentes. Um bom exemplo de uso dessa tecnologia é o Rocket League, que permite que jogadores de PC e consoles (Xbox, PlayStation e Nintendo Switch) se enfrentem online nas partidas de futebol com carros.

Antigamente, esse assunto era quase um “tabu” entre as três grandes fabricantes de console (Nintendo, Microsoft e Sony). Hoje em dia, com empresas como Steam e Epic oferecendo a tecnologia e o serviço para desenvolvedores implementarem o crossplay em seus jogos, além da “guerra dos consoles” estar em um relativo período de paz, o crossplay tem se tornado quase um “requisito obrigatório” para jogos online.

No entanto, a implementação de um ambiente único para todos os jogadores exige planejamento e investimentos bem realizados, e nem todos os estúdios contam com estes recursos. Também há jogos em que, por mais que o crossplay “faça sentido” ou seja pedido pela comunidade, a chance dele ser implementado é quase mínima. Este é o caso do GTA 5.

Rockstar Games / Grand Theft Auto V / como ganhar dinheiro no gta 5

GTA 5 foi lançado em 2013 (Imagem: Divulgação/Rockstar Games)

O GTA 5 tem crossplay?

A resposta para essa questão é: não. O GTA 5 não tem crossplay, e pelo histórico da Rockstar Games nesse assunto, provavelmente não terá tão cedo.

A empresa nunca se pronunciou sobre o tema, mas é possível identificar alguns indícios e fazer algumas suposições sobre essa decisão. A primeira, é que provavelmente deve ser um trabalho, no mínimo, razoável implementar o crossplay em um jogo criado originalmente em 2013, e sem essa função pensada desde o início.

Promoção tem GTA 5 e mais jogos (Imagem: Rockstar/Divulgação)

GTA 5 (Imagem: Rockstar/Divulgação)

Segundo, é que, apesar do enorme sucesso e lucratividade, apenas a própria Rockstar sabe como funcionam os servidores do GTA Online. É provável que as versões de console e PC rodem em ambientes separados – tanto que existem algumas pequenas diferenças entre elas, como os carros destruídos na versão de PC não pagarem a taxa de seguro -, o que tornaria a tarefa de fazê-las “conversarem entre si” ainda mais complicada.

Por último, a Rockstar Games não parece muito interessada nessa ideia, pelo menos até a nova geração de consoles se estabelecer melhor. Até mesmo o Red Dead Online, o modo multiplayer de Red Dead Redemption 2 lançado para PlayStation 4, Xbox One e PC em 2019, não possui crossplay – e, assim como GTA V, nem cross save, que é a opção de carregar o progresso de uma plataforma em outra.

Portanto, se você pretende jogar GTA Online com seus amigos, seja na nova geração de consoles ou na anterior, a melhor maneira continua sendo convencê-los a aproveitar uma promoção e comprar o jogo na mesma plataforma que você.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando