Início » Celular » Prints do Android 12 vazam com novidades na interface e widgets

Prints do Android 12 vazam com novidades na interface e widgets

Android 12 deve trazer mudanças no visual, novos widgets e recurso de privacidade que indica se câmera do celular está em uso

Bruno Gall De BlasiPor

A prévia do Android 12 ainda não chegou. Mas já é possível dar uma olhadinha em como pode ser a próxima atualização graças a um conjunto de capturas de tela que veio a público nesta segunda-feira (8). Entre as possíveis novidades apresentadas pelas imagens, estão alterações na interface, novos widgets e funções de privacidade.

Celular com Android (Imagem: Lisa Fotios/Pexels)

Celular com Android (Imagem: Lisa Fotios/Pexels)

Os detalhes sobre a próxima versão do sistema foram revelados por um rascunho de um documento vazado ao qual o XDA-Developers teve acesso. Mas o site observa que, embora exista evidências de que o documento é real, não é possível confirmar totalmente a autenticidade das capturas de tela ainda que venham do rascunho.

O conjunto demonstra diversas alterações que devem marcar presença na atualização. É o caso da central de notificações, que deixa de ser transparente para adotar um plano de fundo em cor sólida; os alertas, por sua vez, ficaram mais arredondados. Além disso, a quantidade de configurações exibidas no acesso rápido caiu de seis para quatro.

Android 12 pode trazer mudança no visual e novos recursos de privacidade (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Android 12 pode trazer mudança no visual e novos recursos de privacidade (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

O sistema ainda tende a trazer um indicador para dizer se a câmera e o microfone estão em uso, como no iOS 14, e que deve ser obrigatório no Android 12. O aviso, no entanto, não se limitará somente a uma bolinha colorida no canto superior direito, pois também irá apresentar ícones dos recursos que estão sendo utilizados.

Caso as alterações entrem em vigor, será possível visualizar quais aplicativos tiveram acesso aos recursos. Para isto, basta tocar sobre o indicador para abrir uma pequena janela flutuante. Dentro dela, há uma lista com os apps que estão usando naquele momento ou que utilizaram recentemente a câmera ou microfone.

O Google ainda deve implementar novos ajustes de privacidade para desativar a câmera, microfone e a localização. Um novo widget com o nome “Conversas” (tradução livre) também pode aparecer no sistema, onde o usuário consegue verificar se há mensagens não lidas, ligações perdidas e afins diretamente pela tela inicial.

Android 12 pode ganhar novos widgets (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Android 12 pode ganhar novos widgets (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Android 12: o que esperar?

O vazamento desta semana joga mais uma luz sobre o que deve chegar com o sucessor do Android 11. Além das novidades citadas anteriormente, a nova versão do sistema tende a trazer gestos de toque na traseira do celular e oferecer melhorias na multitarefa com App Pairs, que agrupa dois aplicativos para dividir a tela do telefone.

A hibernação de apps é outro recurso aguardado no update. A fim de melhorar o gerenciamento de armazenamento, a ferramenta deve ser capaz de identificar quando um app não está em um uso para liberar espaço. O compartilhamento de senhas Wi-Fi via Nearby Share também deve marcar presença na nova versão do Android.

Até o momento, não se sabe quando a versão final do Android 12 chegará.

Com informações: Android Authority, Gizmochina e XDA-Developers

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

brad (@brad)

Pela primeira na vez na vida achei o Android Puro bonito. Parece que contrataram um designer competente que deve ter trabalhado na Apple.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Também achei bem agradável. Mas tem cara de ser conceito. Foge muito da linguagem de design do Google para o Android.

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Que coisa feia! 4 atalhos ao invés de 6?? Esses caras enlouqueceram de vez mesmo.

Ramon (@rmnarrudas)

Horrível, layout gigante com pouca informação, na MIUI já tenho que subir a DPI para 490 para ficar aceitável, imagina nisso ai.

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

Enquanto isso, meu celular está rodando na versão 7. Kkk

gabrielcarlos (@gabrielcarlos)

Fico impressionado com essas pessoas com olhos biônicos kkkkk

Douglas Charles Cunha (@Genumano)

Se copiasse a MIUI aí sim ficaria bonito. Isso não tem nada de MIUI, está mais para OneUI.

@Rogerio.Neves

Não gostei das notificações e atalhos, mas achei agradável a aparência nas outras telas. Vai entender.

Ramon (@rmnarrudas)

kkkkkk, doi meu coração ao ver os celulares do pessoal com o Instagram aberto e as bolinhas do stories ocupando 1/3 da tela do celular.

gabrielcarlos (@gabrielcarlos)

kkkkkk Por que?

Meu celular tem tela gigante, o que me permite usar um dpi baixo sem que fique tudo espremido e cortado. Eu uso com dpi 360 porque acho mais confortável de ler textos onde não há possibilidade de aumentar o tamanho da fonte sem mexer no sistema inteiro. Ou seja, praticamente qualquer aplicativo, pois o Android não permite controlar a densidade e o tamanho da fonte individualmente para cada app, e são pouquíssimos apps que implementam essa configuração, como o Twitter Lite (que nem é um app, é um PWA).

Fábio Valentim (@maitabom)

Fizeram Android com cara de iOS