Prints do Android 12 vazam com novidades na interface e widgets

Android 12 deve trazer mudanças no visual, novos widgets e recurso de privacidade que indica se câmera do celular está em uso

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Celular Android
Celular com Android (Imagem: Lisa Fotios/Pexels)

A prévia do Android 12 ainda não chegou. Mas já é possível dar uma olhadinha em como pode ser a próxima atualização graças a um conjunto de capturas de tela que veio a público nesta segunda-feira (8). Entre as possíveis novidades apresentadas pelas imagens, estão alterações na interface, novos widgets e funções de privacidade.

Os detalhes sobre a próxima versão do sistema foram revelados por um rascunho de um documento vazado ao qual o XDA-Developers teve acesso. Mas o site observa que, embora exista evidências de que o documento é real, não é possível confirmar totalmente a autenticidade das capturas de tela ainda que venham do rascunho.

O conjunto demonstra diversas alterações que devem marcar presença na atualização. É o caso da central de notificações, que deixa de ser transparente para adotar um plano de fundo em cor sólida; os alertas, por sua vez, ficaram mais arredondados. Além disso, a quantidade de configurações exibidas no acesso rápido caiu de seis para quatro.

Android 12 pode trazer mudança no visual e novos recursos de privacidade (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Android 12 pode trazer mudança no visual e novos recursos de privacidade (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

O sistema ainda tende a trazer um indicador para dizer se a câmera e o microfone estão em uso, como no iOS 14, e que deve ser obrigatório no Android 12. O aviso, no entanto, não se limitará somente a uma bolinha colorida no canto superior direito, pois também irá apresentar ícones dos recursos que estão sendo utilizados.

Caso as alterações entrem em vigor, será possível visualizar quais aplicativos tiveram acesso aos recursos. Para isto, basta tocar sobre o indicador para abrir uma pequena janela flutuante. Dentro dela, há uma lista com os apps que estão usando naquele momento ou que utilizaram recentemente a câmera ou microfone.

O Google ainda deve implementar novos ajustes de privacidade para desativar a câmera, microfone e a localização. Um novo widget com o nome “Conversas” (tradução livre) também pode aparecer no sistema, onde o usuário consegue verificar se há mensagens não lidas, ligações perdidas e afins diretamente pela tela inicial.

Android 12 pode ganhar novos widgets (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Android 12 pode ganhar novos widgets (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Android 12: o que esperar?

O vazamento desta semana joga mais uma luz sobre o que deve chegar com o sucessor do Android 11. Além das novidades citadas anteriormente, a nova versão do sistema tende a trazer gestos de toque na traseira do celular e oferecer melhorias na multitarefa com App Pairs, que agrupa dois aplicativos para dividir a tela do telefone.

A hibernação de apps é outro recurso aguardado no update. A fim de melhorar o gerenciamento de armazenamento, a ferramenta deve ser capaz de identificar quando um app não está em um uso para liberar espaço. O compartilhamento de senhas Wi-Fi via Nearby Share também deve marcar presença na nova versão do Android.

Até o momento, não se sabe quando a versão final do Android 12 chegará.

Com informações: Android Authority, Gizmochina e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados