Início » Aplicativos e Software » 7 dicas para limpar o armazenamento do Mac

7 dicas para limpar o armazenamento do Mac

Evitar lentidão; veja 7 dicas para limpar o armazenamento do Mac e liberar espaço físico para otimizar o dispositivo

Por

Muitas vezes, nosso sistema fica operando com a capacidade de memória muito cheia. Veja abaixo, 7 dicas para limpar o armazenamento do Mac, com essas ações simples já é possível otimizar o funcionamento da máquina, evitando travamentos e lentidão.

7 dicas para limpar o armazenamento no Mac (Imagem: Patrick Ward/Unsplash)

7 dicas para limpar o armazenamento no Mac (Imagem: Patrick Ward/Unsplash)

1. Compactar arquivos no Mac

Parece óbvio, mas deletar arquivos redundantes e apps não utilizados ainda é a forma mais simples de controlar a utilização do espaço em seu Mac.

Quando os arquivos são de extrema importância e não podem ser deletados, uma solução é compactar arquivos juntos como um .zip ou .rar, arquivos de trabalhos antigos podem ser compactados juntos como uma espécie de “arquivo morto” e reduzem a utilização do espaço, sem deletar os arquivos.

2. Monitore seu armazenamento no Mac

Entender quais são os tipos de arquivos mais ocupam espaço no seu sistema será útil para definir aqueles que podem ser retirados. Para saber como está seu armazenamento no Mac:

  1. Selecione o menu Apple → “Sobre Este Mac”;
  2. Clique em “Armazenamento”;
  3. Cada segmento da barra é uma estimativa do espaço de armazenamento usado por uma categoria de arquivos;
  4. Mova o cursor do mouse sobre cada segmento para obter mais detalhes.

3. Configure armazenamento no iCloud do Mac

A partir da tela com as estimativas de espaço utilizado no Mac, existe um botão “Gerenciar” que pode ser clicado para entrar no modo de configuração de armazenamento. O primeiro a aparecer será “Armazenar no iCloud”. Clique no botão “Armazenar no iCloud” e selecione uma destas opções:

  • Mesa e Documentos: armazene todos os arquivos desses dois locais no iCloud Drive. Quando for necessário utilizar espaço de armazenamento, somente os arquivos abertos recentemente serão mantidos no Mac para que você possa trabalhar offline com facilidade. Clique duas vezes no ícone para baixar o arquivo original;
  • Fotos: armazene todas as fotos e os vídeos originais e em resolução máxima no Fotos do iCloud. Quando for necessário utilizar espaço de armazenamento, apenas as versões das fotos que economizam espaço (otimizadas) serão mantidas no Mac. Para fazer download da foto ou do vídeo original, basta abri-los;
  • Mensagens: armazene todas as mensagens e os anexos no iCloud. Quando for necessário utilizar espaço de armazenamento, somente as mensagens e os anexos abertos recentemente serão mantidos no Mac.

Detalhe: guardar arquivos no iCloud consome espaço do plano de armazenamento do iCloud. Se você atingir ou exceder o limite de armazenamento do iCloud, poderá adquirir mais pelo site da Apple.

4. Otimizar armazenamento no Mac

Outra ferramenta disponível para auxiliar a otimizar o espaço no disco é o “Otimizar Armazenamento”. Clique no botão Otimizar para economizar espaço removendo automaticamente os filmes e programas de TV assistidos.

Quando for necessário utilizar espaço de armazenamento, os filmes ou programas de TV comprados na Apple e já assistidos serão removidos do Mac. Clique no ícone de download ao lado de um filme ou programa de TV para baixar novamente.

O Mac também economiza espaço mantendo localmente apenas os anexos de e-mail recentes quando for necessário liberar o espaço de armazenamento. É possível fazer download manual de anexos a qualquer momento. Basta abrir o anexo ou o e-mail ou salvar o item no Mac.

Detalhe: Não é necessário ter espaço de armazenamento do iCloud para otimizar o armazenamento de filmes, programas de TV e anexos de e-mail.

5. Esvaziar lixo automaticamente no Mac

Essa opção configura seu Mac para apagar definitivamente os arquivos que estão no Lixo há mais de 30 dias. Dentro desse prazo, todos os arquivos da lixeira ainda poderão ser recuperados, após 30 dias o seu Mac faz o serviço de limpeza.

6. Reduzir acúmulo no Mac

A opção “Reduzir Acúmulo” ajuda a identificar arquivos grandes ou que não são mais necessários. Clique no botão “Revisar Arquivos” e selecione qualquer categoria de arquivo na barra lateral, como Aplicativos, Documentos, Criação de Música ou Lixo.

Ainda poderá apagar os arquivos em algumas categorias diretamente dessa janela. Outras categorias exibem o espaço de armazenamento total usado pelos arquivos em cada app. Você pode abrir o app e decidir se deseja apagar os arquivos contidos nele.

7. Maneiras automáticas de otimização de espaço

Para economizar espaço de armazenamento, o Mac executando o macOS Sierra ou posterior realiza automaticamente estas outras etapas:

  • Apaga os downloads duplicados do Safari, mantendo apenas a versão mais recente do download;
  • Lembra você de apagar os instaladores de apps usados;
  • Remove as fontes, idiomas e dicionários antigos que não são mais usados;
  • Limpa caches, registros e outros dados desnecessários quando é necessário utilizar espaço de armazenamento.

Com essas dicas simples, já terá um grande resultado na otimização de espaço e funcionalidade do seu Mac. 7 dicas para limpar o armazenamento do Mac serão a sua ferramenta para melhorar a produtividade. Boa sorte!

Com Informações: Apple