Início » Negócios » Apple e empresa com logotipo de fruta enfim chegam a acordo

Apple e empresa com logotipo de fruta enfim chegam a acordo

Prepear fez pequena mudança em logotipo e, com isso, Apple concordou em deixar processo de lado

Emerson Alecrim Por

Imagine o transtorno que uma empresa de pequeno ou médio porte vivencia ao ser processada por uma gigante como a Apple. Foi o que aconteceu com a Prepear em 2020, startup especializada em conteúdo para culinária: apesar de o logotipo da plataforma ser uma pera, a Apple abriu um processo alegando haver ali semelhanças com o seu símbolo de maçã. Felizmente, essa disputa chegou ao fim.

Logotipos da Prepear e Apple (imagem: reprodução)

Logotipos da Prepear (antigo) e Apple (imagem: reprodução)

Especialistas em identidade visual talvez até possam encontrar alguma semelhança entre os logotipos das duas empresas, mas, para o público em geral, é difícil associar um símbolo ao outro. No entanto, para a Apple, o uso de um contorno de fruta aliado ao ângulo dos traços que representam uma folha guarda alguma semelhança com o seu famoso logotipo de maçã.

O processo causou tanta indignação que a Super Healthy Kids, empresa responsável pela Prepear, criou até uma petição online para pressionar a Apple a desistir da ação. Já finalizado, o baixo-assinado contou com o apoio de quase 270 mil pessoas.

Apesar disso, em nenhum momento a companhia de Cupertino deu sinais de que desistiria do processo. A boa notícia é que, no final de 2020, Apple e Prepear iniciaram um acordo com o intuito de pôr fim à disputa.

Nesta semana, o acordo foi finalmente anunciado. A Apple concordou em encerrar o assunto após a Prepear aplicar uma modificação em seu logotipo: um dos traços curvados que formavam a folha do símbolo foi simplesmente substituído por uma linha reta. O formato de pera em si foi preservado. Para a Apple, essa mudança é suficiente.

O novo logotipo da Prepear (imagem: Facebook/Prepear)

O novo logotipo da Prepear (imagem: Facebook/Prepear)

“A Prepear tem o prazer de anunciar que o problema de marca registrada com a Apple foi resolvido amigavelmente”, disse Russ Monson, cofundador do serviço, ao The Verge.

No site da Prepear e nas redes sociais do serviço, o logotipo já foi trocado. Os aplicativos da plataforma serão atualizados em breve para incluir o novo símbolo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
15 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Garcia (@Caio_Garcia)

Resolvido amigavelmente não né ? No final quem saiu por cima foi a Apple.

LekyChan (@LekyChan)

ao meu ver esse processo foi extremamente predatório e a apple merecia ter recebido uma bela multa por trust.

Desenvolvimentista (@mandatario)

Tinha que tomar um processo enorme

Josué Junior (@Josue.Jr)

A Apple chega a ser patética. O setor jurídico deles deviam estar com saudade das batalhas judiciais com a Samsung pra fazerem isso com uma empresa tão pequena