Imagine o transtorno que uma empresa de pequeno ou médio porte vivencia ao ser processada por uma gigante como a Apple. Foi o que aconteceu com a Prepear em 2020, startup especializada em conteúdo para culinária: apesar de o logotipo da plataforma ser uma pera, a Apple abriu um processo alegando haver ali semelhanças com o seu símbolo de maçã. Felizmente, essa disputa chegou ao fim.
- 7 dicas para limpar o armazenamento do Mac
- Como pedir reembolso de um aplicativo comprado na App Store
Especialistas em identidade visual talvez até possam encontrar alguma semelhança entre os logotipos das duas empresas, mas, para o público em geral, é difícil associar um símbolo ao outro. No entanto, para a Apple, o uso de um contorno de fruta aliado ao ângulo dos traços que representam uma folha guarda alguma semelhança com o seu famoso logotipo de maçã.
O processo causou tanta indignação que a Super Healthy Kids, empresa responsável pela Prepear, criou até uma petição online para pressionar a Apple a desistir da ação. Já finalizado, o baixo-assinado contou com o apoio de quase 270 mil pessoas.
Apesar disso, em nenhum momento a companhia de Cupertino deu sinais de que desistiria do processo. A boa notícia é que, no final de 2020, Apple e Prepear iniciaram um acordo com o intuito de pôr fim à disputa.
Nesta semana, o acordo foi finalmente anunciado. A Apple concordou em encerrar o assunto após a Prepear aplicar uma modificação em seu logotipo: um dos traços curvados que formavam a folha do símbolo foi simplesmente substituído por uma linha reta. O formato de pera em si foi preservado. Para a Apple, essa mudança é suficiente.
O novo logotipo da Prepear (imagem: Facebook/Prepear)
“A Prepear tem o prazer de anunciar que o problema de marca registrada com a Apple foi resolvido amigavelmente”, disse Russ Monson, cofundador do serviço, ao The Verge.
No site da Prepear e nas redes sociais do serviço, o logotipo já foi trocado. Os aplicativos da plataforma serão atualizados em breve para incluir o novo símbolo.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Resolvido amigavelmente não né ? No final quem saiu por cima foi a Apple.
Isso só mostra o poder que as Big Techs têm, para pressionar outras empresas menores a fazer o que elas desejam. Apesar disso, mudar a logo da Prepear foi um preço baixo a se pagar, pra não ter que ficar com a Apple e seus advogados na cola.
Quanto à reclamação da Apple, isso pode ser sem sentido agora, as logos nem sequer se parecem muito. Mas vejo isso mais como uma ação de “resguardo” da Apple: pode ser que no futuro, a Apple tenha uma identidade visual mais clean ou minimalista, que lembre bastante a logo da Prepear. Pode até ser que algoritmos de IA associem uma marca à outra, vai saber. Então não vejo o processo como uma atitude infundada por parte da Apple.
ao meu ver esse processo foi extremamente predatório e a apple merecia ter recebido uma bela multa por trust.
Tinha que tomar um processo enorme
Fico imaginando o quanto essa outra empresa teve que gastar apenas para responder essa birra sem sentido da maçã.
A Apple chega a ser patética. O setor jurídico deles deviam estar com saudade das batalhas judiciais com a Samsung pra fazerem isso com uma empresa tão pequena
A gente espera que nesse acordo eles tenham pedido o reembolso desses gastos.
Mudo chato de se viver…
Empresa ridícula.
Infelizmente é como naquele ditado: Quem pode mais, chora menos.
Não foi só isso. A linha da direita que formava a outra metade da folha também foi alterada. Está muito mais arredondada. Mas enfim…
Se a Apple não pagou todo gasto para a empresa alterar o logo em todos os lugares isso foi uma injustiça absurda.
Depois dessa frase, voltei pra ver as logos e não consegui terminar de ler o texto de tanto que ri aqui.
Ficou parecendo que a Apple quis ter de qualquer maneira, uma palavra final deste processo.
Ficou feio demais!
Semelhanças? Sério mesmo que alguém achou esses logotipos semelhantes?
Queria ver a Apple fazer isso na Europa onde eles caem forte em cima de empresas gigantes assim.