Como fazer um mosaico no Instagram [Grid & Montagem]

Conheça os melhores aplicativos de mosaico para organizar o feed do seu Instagram dividindo uma foto em vários posts

Ana Marques
Por
• Atualizado há 11 meses
Como fazer mosaico no Instagram
Como fazer mosaico no Instagram (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

Quer saber como fazer um mosaico no Instagram? Muitas pessoas acham que esse tipo de organização é feito com ajuda do recurso “Layout” da rede social, mas não é assim que funciona. No geral, o mosaico é feito com o auxílio de aplicativos de terceiros que permitem visualizar como uma foto ficará ao ser recortada em quadrados iguais para preencher o seu perfil. Essas ferramentas também facilitam a publicação dos recortes.

Apps para fazer mosaico no Instagram

Grid para Instagram

Disponível para iPhone (iOS), o Grid para Instagram é um aplicativo gratuito que permite cortar suas fotos para montar um mosaico no feed da rede social. Você pode escolher imagens da galeria do seu celular ou pegar uma foto no banco gratuito Unsplash diretamente pelo aplicativo.

Ao escolher uma foto, você poderá navegar entre as opções de mosaico antes de decidir em quantos quadrados (isto é, em quantos posts) a sua imagem será dividida. Quanto mais quadrados, maior será a área do feed dominada pela foto em questão.

Como fazer mosaico no Instagram
Grid para Instagram (Imagem: Reprodução)

Ao escolher um mosaico de apenas uma linha (ou seja, três quadrados na horizontal), o Grid para Instagram também permite inserir filtros de cor nas imagens. Por fim, você pode usar stickers e inserir texto para personalizar ainda mais.

Quando terminar, o aplicativo conta com uma opção para exportar as fotos diretamente para o Instagram. Basta tocar sobre cada um dos quadrados seguindo a ordem numérica. Ao publicar um, volte ao Grid para Instagram e repita o procedimento até terminar o mosaico.

Grades para Instagram – 9square

O 9square é uma boa opção para quem tem Android. O aplicativo permite arrastar a área de seleção sobre a foto para delimitar qual será a região incluída no mosaico. A partir daí, você define quantos quadrados (ou seja, quantos posts) irão compor o seu mosaico.

No Grades para Instagram – 9square, você pode escolher imagens da galeria do smartphone ou tirar uma foto diretamente com a câmera do celular. O aplicativo está disponível apenas em inglês, entretanto, ele conta com uma interface bastante intuitiva e simples de usar.

9square app
9square (Imagem: Reprodução)

Grid-it for Instagram

Disponível para Android e iOS, o Grid-it For Instagram conta com um perfil na própria rede social de fotos para mostrar inspirações de mosaicos. Além de cortar fotos para organizar o feed, como os aplicativos acima, ele conta com uma opção para criar montagens dentro do carrossel – isto é, cortando fotos para fornecer um efeito de continuidade ao publicar um carrossel.

A versão gratuita conta com anúncios, o que pode ser um pouco irritante para quem precisa de agilidade na hora de montar o mosaico. Mas você pode removê-los por R$ 8,49.

Grid-it for Instagram
Grid-it for Instagram (Imagem: Reprodução)

Montando mosaicos no desktop/PC

Se você preferir montar um mosaico diferente, cheio de outros elementos e molduras, talvez seja uma boa pedida fazer isso pelo desktop, para ter mais controle sobre a montagem.

Basta dividir uma foto em quadrados iguais para posteriormente enviá-los ao celular e publicar na rede social. O Canva tem uma opção que pode ser útil, chamada de “Mosaico”. Com ela, você pode arrastar e soltar fotos para compor a sua colagem.

Certifique-se de usar a proporção correta para preencher a área desejada do feed. Depois, é só salvar a imagem (em alta resolução) no seu celular e utilizar um dos apps acima para publicar os recortes facilmente.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados