Início » Jogos » Como jogar Dirt 5 [Guia para iniciantes]

Como jogar Dirt 5 [Guia para iniciantes]

Domine diferentes terrenos e veículos para vencer em Dirt 5. Confira algumas dicas iniciais de gameplay

Vivi Werneck Por

Dirt 5 é um jogo de corrida focado em off-road. No game, você terá à disposição diferentes veículos com estilos de gameplay únicos. Além disso, as corridas poderão ser disputadas em modos variados e em terrenos e condições climáticas que vão te desafiar a ficar atento a cada curva. Começou a jogar agora? Então veja algumas dicas iniciais de como jogar Dirt 5.

dirt-5

Como jogar Dirt 5 (Imagem: Divulgação/Codemasters)

Como jogar Dirt 5 (dicas básicas)

1. Quais tipos de carros escolher

Normalmente, quando se está jogando um game de corrida pela primeira vez é comum buscar por veículos mais balanceados. Não é bem o carro mais rápido, mas ele costuma mesclar bem a facilidade de controlá-lo em curvas à uma aceleração mediana e velocidade máxima. Em resumo: é a escolha segura.

Deixe esse conceito um pouco de lado em Dirt 5 e arrisque mais, especialmente se quiser ser o primeiro colocado no pódio. Antes de escolher um veículo, olhe bem o status dele. Dê preferência a quantidade de “horsepower”; a potência do carro.

Os circuitos do jogo geralmente são largos e, por isso, fazer curvas mais fechadas não deve ser um problema tão grande. Investir numa máquina de alto desempenho pode ser a diferença numa reta de chegada com um adversário na cola, por exemplo.

2. Entenda-se com o acelerador

A maioria das pessoas que cai num jogo de corrida, pela primeira vez, simplesmente desce o pé no acelerador e vai na sorte. Bom, essa “técnica” vai te atrapalhar bastante em Dirt 5. É importante no jogo que você saiba quando acelerar e também quando tirar o pé do pedal (no caso, do botão).

Acelere com tudo nas retas e solte um pouco o botão ao entrar nas curvas, para acelerar novamente assim que sair delas. Em princípio, pode levar um tempinho para coordenar tudo isso, mas pode valer a pena para alcançar a velocidade máxima do carro mais rapidamente.

3. Evite batidas o máximo que puder

Evitar colisões está diretamente relacionado a sua capacidade de administrar o acelerador. Ir a toda velocidade numa reta e tentar virar uma curva, com o carro quase voando, por exemplo, vai resultar em uma grande batida (frontal ou lateral) contra algum muro de contenção. Resultado: você vai perder momentum e provavelmente algumas preciosas posições.

Usar o carro do oponente como “apoio” para entrar ou sair de alguma curva até pode ser usado, com cautela, em alguma estratégia. Mas lembre-se que não estamos falando de Burnout Paradise ou Need For Speed. Você não vai vencer corridas destruindo os seus oponentes. Batidas em excesso apenas vão te atrasar.

dirt-5

Como jogar Dirt 5 (Imagem: Divulgação/Codemasters)

4. Adapte-se aos terrenos e condições climáticas

Como já era esperado, cada terreno do jogo afetará seu carro e, consequentemente, sua forma de dirigir. É possível jogar sobre o asfalto, terra, lama, neve e até gelo. Se dar bem nessas pistas vai muito de conhecimento geral mesmo: você sabe que pistas com gelo são escorregadias, assim como um terreno com lama vai pedir mais potência do seu veículo. Tenha isso em mente para escolher seu carro também.

Vale ressaltar que as condições climáticas, e até as diferenças entre correr de dia ou à noite, podem impor um desafio menor ou maior. É importante praticar bastante em diferentes terrenos e condições de clima para entender a mecânica de cada carro. Aqui não tem fórmula mágica. É treino mesmo.

5. Escolha corridas que você manda bem

Um dos aspectos mais interessantes do modo carreira de Dirt 5 é que você não é obrigado a seguir um roteiro fechado e definido para progredir. Na maioria das vezes, o jogador tem de três a quatro opções de corridas para escolher.

Além de dar a oportunidade de experimentar diferentes combinações de terrenos e climas, você também pode evitar corridas que não se dá tão bem. Essa talvez seja uma maneira de prender o jogador no gameplay e, de repente, não frustrá-lo por não conseguir progredir num tipo de disputa.

De qualquer maneira, é sempre bom encarar desafios maiores. Pode ser difícil no início, mas aí é que vem a prática. Escolha diferentes modos, diferentes terrenos, climas e carros diversos. Veja que tipo de veículo se adapta melhor e pisa fundo!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando