Parece que finalmente a Locaweb e a Red Hat se acertaram no que diz respeito ao ataque promovido por um hacker supostamente turco na sexta-feira que passou (17/setembro). Em um comunicado à imprensa e aos clientes, a Locaweb ressaltou que a Red Hat não deve ser responsabilizada pela falha que ocasionou o ataque malicioso do hacker.

Site hospedado pela Locaweb sofre deface | Clique para ampliar

De acordo com a empresa de hospedagem, a licença que ela possui junto à Red Hat não inclui o suporte técnico a servidores. “Desta forma, como a Locaweb já havia, inclusive, afirmado, é errado interpretar que a Red Hat tenha qualquer responsabilidade neste caso”, afirma o comunicado.

Num primeiro momento, a Locaweb chegou a dizer que a falha foi ocasionada por uma vulnerabilidade presente no Linux oferecido pela Red Hat, que ela utiliza em seus servidores. Imediatamente a Red Hat veio a público para informar que tal brecha de segurança era comum ao kernel do Linux, mas que seus clientes já haviam recebido um patch com a correção fazia mais de um mês — o que não era o caso da Locaweb.

Em seu posicionamento mais recente, a Locaweb afirma que utiliza diversas distribuições Linux, “algumas inclusive derivadas da própria Red Hat, como CentOS e outras”, conforme explica o comunicado. A empresa ainda aproveitou para ressaltar que a menção à Red Hat “não foi feita com intenção de imputar culpa a esta”, mas apenas para fornecer esclarecimentos técnicos a seus clientes.

Até o momento a Locaweb não informou quantos websites foram efetivamente alvos do deface de sexta-feira.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago César Oliveira
Nunca confiei na Locaweb. Está aí mais um motivo para manter minha posição.
Marcell Almeida
Ja sabem né? Se quiserem problemas e mentiras hospedem na Locaweb!
William Kennedy
"A empresa ainda aproveitou para ressaltar que a menção à Red Hat “não foi feita com intenção de imputar culpa a esta”, mas apenas para fornecer esclarecimentos técnicos a seus clientes." Ah sim, a culpa não foi da Red Hat, mas vamos falar isso para os nossos clientes não nos pressionarem demais. lol
Guilherme Mac
Claro, claro, falei só de gozação, pois a "novela" poderia terminar assim, jogando a culpa unicamente no hacker :)
Hernani
A Locaweb esta treinando a dar desculpas com o Jobs, uma hora alguma vai colar
kylefurtado
No final todo mundo é filho do Marcos.
kylefurtado
E não são? Hm... #sarcasmo
Rogerio
Que CIO mediocre!!! Primeiro deixa os servidores vulneraveis. Segundo culpa a RedHat. Depois mostra um "contrato" com nome pessoal e um e-mail que não é dele... (falsidade ideologica ?) Ainda fala que "não sabia" que o contrato pessoal não dava direito a suporte... 10 anos de mercado e não sabia ? O Lula tb não sabe de nada !!! Nova dupla sertaneja bem brasileira e bem curintia chegando: Glikas e Mautner !! E os brazucas é q sofre !!! O povo burro!!!
@luizzz
É aquela coisa: deve ter um cara lá que é responsável por trocentos servidores... daí chegou algum chefe burro pressionando o coitado para falar logo o que aconteceu. O técnico encurralado teve que inventar que foi a Red Hat, tentou mudar o nome da distribuição mas não adiantou.
leandroboka
hahahahaha
@eversonamancio
Falta de controle. Eles tem uma licença junto à Red Hat, e não sabem nem quais são os recursos disponibilizados por essa licença. Se for para utilizar um RHAS sem um contrato de suporte da Red Hat, melhor partir para o CentOS. Servidores rodando Linux mais vulneráveis que servidores rodando Windows, quem diria. É perfeitamente possível, se você não adotar as boas práticas.
Turdin
Ta parecendo novela da Globo, todo mundo já sabe o final assim que começa... Alguém ligou pro disk-pizza? =)
Daniel Drumond
Realmente... X_X.
Daniel Drumond
A culpa é da Locaweb que manteu a falha... Vou repetir, se ela é incapaz de oferecer um serviço, que não o faça.
ncgty
acabar assim seria muito sem graça. ):
Exibir mais comentários