Locaweb: É errado dizer que a Red Hat tem responsabilidade

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias
Site hospedado pela Locaweb sofre deface | Clique para ampliar

Parece que finalmente a Locaweb e a Red Hat se acertaram no que diz respeito ao ataque promovido por um hacker supostamente turco na sexta-feira que passou (17/setembro). Em um comunicado à imprensa e aos clientes, a Locaweb ressaltou que a Red Hat não deve ser responsabilizada pela falha que ocasionou o ataque malicioso do hacker.

De acordo com a empresa de hospedagem, a licença que ela possui junto à Red Hat não inclui o suporte técnico a servidores. “Desta forma, como a Locaweb já havia, inclusive, afirmado, é errado interpretar que a Red Hat tenha qualquer responsabilidade neste caso”, afirma o comunicado.

Num primeiro momento, a Locaweb chegou a dizer que a falha foi ocasionada por uma vulnerabilidade presente no Linux oferecido pela Red Hat, que ela utiliza em seus servidores. Imediatamente a Red Hat veio a público para informar que tal brecha de segurança era comum ao kernel do Linux, mas que seus clientes já haviam recebido um patch com a correção fazia mais de um mês — o que não era o caso da Locaweb.

Em seu posicionamento mais recente, a Locaweb afirma que utiliza diversas distribuições Linux, “algumas inclusive derivadas da própria Red Hat, como CentOS e outras”, conforme explica o comunicado. A empresa ainda aproveitou para ressaltar que a menção à Red Hat “não foi feita com intenção de imputar culpa a esta”, mas apenas para fornecer esclarecimentos técnicos a seus clientes.

Até o momento a Locaweb não informou quantos websites foram efetivamente alvos do deface de sexta-feira.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados