Revendedores não-oficiais do PS5 reclamam de críticas

Revendedores do PS5, os chamados scalpers, continuam sua prática pelo mundo todo, mas não estão felizes com as críticas

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Como jogar games do PS4 no PlayStation 5 via USB
Revendedores do PS5 não estão felizes (Imagem: André Leonardo / Tecnoblog)

O PS5 continuam com problema de falta de estoque no mundo todo, mas revendedores não-oficiais seguem obtendo unidades, assim que chegam às lojas, e revendendo por preços mais elevados. E, ao que tudo indica, estes “scalpers”, como são chamados, não estão felizes com as críticas do público.

A Forbes preparou uma reportagem para contar um pouco desta realidade e explicar como funciona. Para isso, o jornalista Janhoi McGregor conversou com alguns scalpers, entre eles “Jordan”, co-fundador de um grupo que ensina a outras pessoas em como revender os consoles comprados.

“Tá tendo MUITA mídia negativa sobre esta indústria incrivelmente valiosa e eu não acho que isso seja justo. Tudo que fazemos é ser um tipo de intermediário para itens que estão em baixíssima quantidade”, comentou Jordan, à reportagem.

“Na realidade, todo negócio revende produtos. A Tesco, por exemplo, compra leite dos fabricantes por 26 centavos ao litro e revende por 70 centavos ao litro. Ninguém parece reclamar do que eles estão fazendo”, complementou. O revendedor conta ainda que chegou a receber ameaças de morte, que chegou a denunciar na polícia.

Ainda de acordo com o repórter, Jordan conseguiu comprar 25 unidades do PS5 em janeiro, na Europa, e revendeu cada um por £700 – o console custa £450 por lá, na versão com leitor de disco Blu-ray.

Como eles compram?

A Forbes exemplifica como o negócio é feito. A empresa The Lab, de Jordan, usa um bot chamado Velox, que é capaz de entrar nas lojas online, passa pelo captcha que evitaria robôs, e realiza a compra das unidades antes de qualquer pessoa real – tudo em cerca de 2,3 segundos. O bot passa também pela “proteção 3D” que transações com cartões de crédito possuem na Europa, por lei.

Por ora, este é um problema que deve continuar acontecendo, até que a Sony regularize o estoque do PS5 no mundo todo. Mesmo no Brasil não há unidades oferecidas em grandes lojas, enquanto o aparelho é encontrado em sites de revenda e leilões por preços que começam em R$ 7 mil.

Com informações: Forbes.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados