Início » Jogos » Como jogar Pokémon Sword & Shield [Guia para iniciantes]

Como jogar Pokémon Sword & Shield [Guia para iniciantes]

Temos que pegar! Confira algumas dicas de como jogar Pokémon Sword e Shield e tornar-se o maior campeão de Galar

Diego MeloPor

Pokémon Sword Shield são as edições mais recentes da franquia de “monstros de bolso” mais famosa do planeta. Lançados para Nintendo Switch em 2019, os jogos trazem a oitava geração de pokémons e uma nova região repleta de desafios, tanto para veteranos quanto para novos jogadores. Confira as principais novidades e dicas de como jogar Pokémon Sword Shield.

Como jogar Pokémon Sword e Shield / Divulgação / The Pokémon Company

Pokémon Sword e Shield (Imagem: Divulgação / The Pokémon Company)

Como jogar Pokémon Sword e Shield

1. Converse com todo mundo

Como um treinador novato, seu personagem irá viajar por vários lugares durante sua jornada, encontrando com os mais diversos tipos de treinadores e apaixonados por Pokémon.

Converse com cada um dos NPCs que encontrar, pois vários deles fazem trocas, dão itens ou até mesmo pokémons para o jogador. Boa parte do “charme” do jogo está nos diálogos, com histórias engraçadas ou misteriosas, além de dicas úteis para enfrentar os líderes de ginásio.

Como jogar Pokémon Sword e Shield / Reprodução / The Pokémon Company

Socialize no universo de Pokémon (Imagem: Divulgação / The Pokémon Company)

2. Aproveite para explorar a Wild Area

A Wild Area (Área Selvagem, em tradução livre) é um novo local do tipo mundo aberto adicionado em Pokémon Sword e Pokémon Shield. É um ótimo lugar para capturar pokémons, mas há alguns detalhes que devem ser levados em consideração. Algumas criaturas só aparecem em determinadas condições de clima, como neve, chuva ou sol, enquanto outras podem ser descritas como “strong-looking”, o que significa que elas são muito fortes para serem capturadas.

Na Wild Area também surgem os Pokémon Dens (Ninhos de Pokémon), que se parecem com círculos de pedra no chão. Alguns emitem um raio de luz e, ao serem investigados, podem render itens e Watts – uma nova moeda do jogo que pode ser trocada por itens mais úteis ou melhorias.

É também pelos Pokémon Dens que o jogador pode encarar as Max Raid Battles, que são batalhas contra pokémons gigantes e poderosos na forma Dynamax. Ao vencer a batalha, seja com a ajuda de outros jogadores ou com treinadores controlados pelo jogo, você terá a chance de capturar o pokémon derrotado, além de ganhar vários itens especiais, como doces Dynamax, berries e TRs (Technical Records), que ensinam novos ataques aos pokémons.

Como jogar Pokémon Sword e Shield / Reprodução / The Pokémon Company

Wild Area (Imagem: Divulgação / The Pokémon Company)

3. Acampe e brinque com seus pokémons

Não há muitos hotéis para se hospedar na região de Galar, então a melhor forma de descansar entre as viagens em Pokémon Sword e Shield é acampando. No acampamento, o jogador pode brincar com todos os pokémons do seu time. Essa interação rende bônus de pontos de experiência, que podem ser úteis para evoluir mais rápido criaturas de nível menor.

Ainda no acampamento, os jogadores também podem cozinhar “curry”, uma espécie de sopa feita com vários ingredientes coletados ou comprados no jogo. Dependendo da combinação de ingredientes e da qualidade da sopa, ela pode render vários benefícios ao pokémon, como bônus de força e até revivê-los após uma derrota. Você pode criar seus próprios pratos ou seguir as receitas da Currydex.

4. Coloque seus pokémons para trabalhar

Seu time de pokémons pode ter, no máximo, seis criaturas. Então, o que fazer com seus outros bichinhos? Coloque-os para trabalhar! Em Pokémon Sword e Shield existem os Poké Jobs, que são, literalmente, vagas de trabalho para pokémons.

Você pode mandar os pokémons que não são usados nas batalhas para trabalhar em construções ou restaurantes, recebendo itens como pagamento quando eles retornarem. Os pokémons também ganham pontos de experiência relativos ao período que ficaram trabalhando. As vagas são postadas nos Centros Pokémon, e postos melhores são liberados conforme você completa outros trabalhos e conquista novas insígnias de ginásios.

Como jogar Pokémon Sword e Shield / Reprodução / The Pokémon Company

Max Raid Battle (Imagem: Divulgação / The Pokémon Company)

5. Ajuste as configurações no menu de opções

Você pode ajustar várias configurações do Pokémon Sword ou Shield de acordo com suas preferências. Se você gosta de completar a Pokédex, pode ativar opções que tornam o processo mais ágil, como pular a notificação de dar um apelido para o pokémon e enviá-los automaticamente para o armazenamento.

Outras configurações úteis são desativar as animações de batalha, aumentar a velocidade de exibição dos textos e inverter os eixos do controle da câmera.

6. Acesse o armazenamento de pokémons de qualquer lugar

Em Pokémon Sword e Shield, você não precisa mais de um computador para acessar o armazenamento de pokémons. Agora suas “caixas” de criaturas podem ser abertas e organizadas de qualquer lugar pelo dispositivo do personagem.

Dessa forma, você pode ajustar a equipe de acordo com sua necessidade e com mais agilidade. O armazenamento só não pode ser aberto em algumas circunstâncias, como nos desafios de Ginásio.

Com informações: GamesRadar

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando